Autarca que governava pelo WhatsApp fugiu depois de desviar milhões

Lidiane Leite / Facebook

Lidiane Leite, autarca de Bom Jardim, Maranhão, procurada por corrupção.

Lidiane Leite tornou-se autarca com apenas 22 anos. Três anos depois, é agora procurada pela Justiça brasileira e pela Interpol, tornando-se famosa em todo o mundo pela forma peculiar como governava, através do WhatsApp, e por ter desviado dinheiro que se destinava à Educação.

A jovem autarca do Bom Jardim, no Maranhão – que é considerado um dos Estados mais pobres do Brasil -, é procurada desde 20 de Agosto pela Polícia Federal Brasileira e pela Interpol, depois de denúncias de que desviou dinheiro público para as suas contas pessoais.

Lidiane Leite é conhecida desde que foi eleita como “a prefeita ostentação” ou ainda “a prefeita das festas e das plásticas“, alcunhas que ganhou devido à vida de luxo que levava e dos sinais que dela dava nas redes sociais.

Enquanto isso, os residentes de Bom Jardim iam enfrentando dificuldades financeiras, nomeadamente no sector da Educação, com os professores sem receberem salários e as escolas sem condições mínimas e sem direito a merendas para os alunos.

O caso só chegou ao conhecimento das autoridades depois de várias reportagens televisivas sobre a sua vida de luxo numa cidade que vive quase na miséria.

Lidiane Leite, que chegou a vender leite na rua com a mãe e teve um filho aos 14 anos,chegou ao cargo de autarca quase por acaso, depois de o seu namorado, o milionário Beto Rocha, um criador de gado da região com uma fortuna de cerca de quatro milhões de euros, ter desistido da corrida eleitoral por envolvimento em casos de justiça.

Ela concorreu à última hora no seu lugar e quando foi eleita a sua primeira medida como autarca foi colocar Beto Rocha na liderança dos Assuntos Políticos.

Depois, governava através da aplicação WhatsApp enquanto fazia compras, nomeadamente de carros de luxo, saídas nocturnas nas discotecas da moda e operações plásticas.

“Eu compro sim é o que eu quiser, gasto sim com o que eu quero, tô nem aí para o que achem, beijinho no ombro para os recalcados”, chegou a escrever Lidiane Leite nas redes sociais.

A Polícia Federal despoletou então a “Operação Eden” que detectou desvios da ordem dos 23 milhões de reais (quase seis milhões de euros) em verbas do município que seriam destinadas à Educação.

Entretanto, Lidiane Leite fugiu, o namorado milionário terminou a relação e até o advogado que a família contratou para a defender já deixou o seu caso. A jovem continua em paradeiro incerto.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Combate à corrupção e ao branqueamento recebe apenas "migalha" da bazuca

Dos 266,9 milhões de euros do PRR que serão investidos pelo Governo na área da Justiça, apenas 0,37% é destinado à PGR e ao DCIAP. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de …

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …