Autarca que governava pelo WhatsApp fugiu depois de desviar milhões

Lidiane Leite / Facebook

Lidiane Leite, autarca de Bom Jardim, Maranhão, procurada por corrupção.

Lidiane Leite tornou-se autarca com apenas 22 anos. Três anos depois, é agora procurada pela Justiça brasileira e pela Interpol, tornando-se famosa em todo o mundo pela forma peculiar como governava, através do WhatsApp, e por ter desviado dinheiro que se destinava à Educação.

A jovem autarca do Bom Jardim, no Maranhão – que é considerado um dos Estados mais pobres do Brasil -, é procurada desde 20 de Agosto pela Polícia Federal Brasileira e pela Interpol, depois de denúncias de que desviou dinheiro público para as suas contas pessoais.

Lidiane Leite é conhecida desde que foi eleita como “a prefeita ostentação” ou ainda “a prefeita das festas e das plásticas“, alcunhas que ganhou devido à vida de luxo que levava e dos sinais que dela dava nas redes sociais.

Enquanto isso, os residentes de Bom Jardim iam enfrentando dificuldades financeiras, nomeadamente no sector da Educação, com os professores sem receberem salários e as escolas sem condições mínimas e sem direito a merendas para os alunos.

O caso só chegou ao conhecimento das autoridades depois de várias reportagens televisivas sobre a sua vida de luxo numa cidade que vive quase na miséria.

Lidiane Leite, que chegou a vender leite na rua com a mãe e teve um filho aos 14 anos,chegou ao cargo de autarca quase por acaso, depois de o seu namorado, o milionário Beto Rocha, um criador de gado da região com uma fortuna de cerca de quatro milhões de euros, ter desistido da corrida eleitoral por envolvimento em casos de justiça.

Ela concorreu à última hora no seu lugar e quando foi eleita a sua primeira medida como autarca foi colocar Beto Rocha na liderança dos Assuntos Políticos.

Depois, governava através da aplicação WhatsApp enquanto fazia compras, nomeadamente de carros de luxo, saídas nocturnas nas discotecas da moda e operações plásticas.

“Eu compro sim é o que eu quiser, gasto sim com o que eu quero, tô nem aí para o que achem, beijinho no ombro para os recalcados”, chegou a escrever Lidiane Leite nas redes sociais.

A Polícia Federal despoletou então a “Operação Eden” que detectou desvios da ordem dos 23 milhões de reais (quase seis milhões de euros) em verbas do município que seriam destinadas à Educação.

Entretanto, Lidiane Leite fugiu, o namorado milionário terminou a relação e até o advogado que a família contratou para a defender já deixou o seu caso. A jovem continua em paradeiro incerto.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …