/

Áustria rejeita entregar obra-prima de Klimt roubada pelos nazis

Wikimedia

O Friso de Beethoven, Gustav Klimt, 1902

O Friso de Beethoven, Gustav Klimt, 1902

Uma das mais preciosas obras de arte da Áustria, o Friso de Beethoven, ficará por agora no país, depois de especialistas terem esta sexta-feira rejeitado o pedido de restituição dos descendentes dos ex-proprietários, judeus a quem os nazis a roubaram.

O Conselho Consultivo para a Restituição de Arte “recomendou por unanimidade a não-devolução do ‘Friso de Beethoven’, de Gustav Klimt, aos herdeiros de Erich Lederer“, disse o presidente daquele organismo, Clemens Jabloner, à imprensa em Viena.

O fresco, com 34 metros de comprimento, dois metros de altura e pesando várias toneladas, é considerado uma das principais obras-primas da ‘art nouveau’ vienense do início do século XX.

O painel de especialistas rejeitou os argumentos de que uma proibição de exportação tinha obrigado Lederer a vender a obra ao Estado austríaco em 1972, ao preço de 691.000 euros, classificado pelos seus herdeiros como ‘de saldo’.

Mas Marc Weber, advogado do escritório suíço de advogados Lanter Rechtsanwaelte, que representa alguns dos herdeiros, disse à agência de notícias francesa, AFP, que o painel de especialistas tinha “misturado os factos”.

“Estamos agora a considerar a hipótese de levar o caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e/ou para o dos Estados Unidos”, disse Weber.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.