Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, apercebeu-se de que tinha um sotaque irlandês.

Angie Mcyen estava a cantar no chuveiro quando se apercebeu da mudança. Segundo o IFL Science, a australiana nunca esteve na Irlanda, mas diz que perdeu progressivamente o seu sotaque e que o irlandês se tem tornado cada vez mais forte.

“De repente, eu estava a falar com um sotaque irlandês”, contou a jovem, num vídeo que publicou no TikTok.

Mcyen reuniu-se com especialistas que lhe disseram que tinha Síndrome de Sotaque Estrangeiro, uma condição extremamente rara.

Depois de ter recebido várias criticas dos seguidores na rede social, a jovem aproveitou a plataforma para “aumentar a consciencialização sobre a síndrome e as suas sérias implicações neurológicas que podem mudar a vida de uma pessoa”.

@angie.mcyen

Day 1: I woke up with an Irish accent 😱 #sendhelp

♬ original sound – angie.mcyen

A Síndrome do Sotaque Estrangeiro é extremamente rara: só cerca de 100 pessoas no mundo foram diagnosticadas com a doença.

A maioria dos casos ocorreu após lesão traumática na cabeça ou acidente vascular cerebral (AVC), resultando em danos nas áreas do cérebro responsáveis ​​pela fala. A condição não é permanente. Normalmente, desaparece quando o paciente recupera de um derrame.

Apesar de ter um nome sugestivo, esta condição não altera o sotaque de uma pessoa. A mudança nos sons produzidos é, provavelmente, causada por movimentos alterados da mandíbula e da língua.

O sotaque estrangeiro só existe na mente das pessoas que o ouvem, uma forma de pareidolia. “A noção de que os doentes falam numa língua estrangeira é algo que está no ouvido do ouvinte, e não na boca do falante”, disse o cientista da linguagem Nick Miller, ao Independent. “O ritmo e a pronúncia da fala alteram.”

A jovem vai consultar um neurologista para investigar a causa da sua mudança de voz e está a considerar também a terapia da fala.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …