Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, apercebeu-se de que tinha um sotaque irlandês.

Angie Mcyen estava a cantar no chuveiro quando se apercebeu da mudança. Segundo o IFL Science, a australiana nunca esteve na Irlanda, mas diz que perdeu progressivamente o seu sotaque e que o irlandês se tem tornado cada vez mais forte.

“De repente, eu estava a falar com um sotaque irlandês”, contou a jovem, num vídeo que publicou no TikTok.

Mcyen reuniu-se com especialistas que lhe disseram que tinha Síndrome de Sotaque Estrangeiro, uma condição extremamente rara.

Depois de ter recebido várias criticas dos seguidores na rede social, a jovem aproveitou a plataforma para “aumentar a consciencialização sobre a síndrome e as suas sérias implicações neurológicas que podem mudar a vida de uma pessoa”.

https://www.tiktok.com/@angie.mcyen/video/6956809640009108737

A Síndrome do Sotaque Estrangeiro é extremamente rara: só cerca de 100 pessoas no mundo foram diagnosticadas com a doença.

A maioria dos casos ocorreu após lesão traumática na cabeça ou acidente vascular cerebral (AVC), resultando em danos nas áreas do cérebro responsáveis ​​pela fala. A condição não é permanente. Normalmente, desaparece quando o paciente recupera de um derrame.

Apesar de ter um nome sugestivo, esta condição não altera o sotaque de uma pessoa. A mudança nos sons produzidos é, provavelmente, causada por movimentos alterados da mandíbula e da língua.

O sotaque estrangeiro só existe na mente das pessoas que o ouvem, uma forma de pareidolia. “A noção de que os doentes falam numa língua estrangeira é algo que está no ouvido do ouvinte, e não na boca do falante”, disse o cientista da linguagem Nick Miller, ao Independent. “O ritmo e a pronúncia da fala alteram.”

A jovem vai consultar um neurologista para investigar a causa da sua mudança de voz e está a considerar também a terapia da fala.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …

O ministro das Finanças, João Leão

"Contas certas" de dentro para fora. Promessa feita a Bruxelas, no esboço orçamental para 2022

O Governo enviou um rascunho do Orçamento do Estado à Comissão Europeia, no qual sublinha a importância das "contas certas". O discurso das "contas certas" repete-se dentro e fora. Esta segunda-feira, o Executivo entregou em Bruxelas …

Ricardo Salgado já admite ser condenado - mas pede pena suspensa

A defesa de Salgado requereu a suspensão do julgamento que decorre no âmbito da Operação Marquês, argumentando que o antigo banqueiro é inimputável por sofrer de Alzheimer. Se o pedido não for atendido, a …

O esqui recentemente encontrado na Noruega

Foi encontrado o "par de esquis mais bem preservado da pré-história"

Dois esquis da Idade do Ferro puderam finalmente "reencontrar-se", depois de 1300 anos separados, após a descoberta do segundo par numa montanha na Noruega. Tudo começou em 2014, quando o grupo de arqueologia glaciar Secrets of …

Sismo de grande dimensão atinge costa da Grécia

Um sismo atingiu a costa do Mediterrâneo esta manhã. Acredita-se que o epicentro esteja próximo da ilha grega de Rodes. Segundo o Expresso, o terramoto atingiu a ilha grega de Karpathos esta terça-feira, mas os tremores …

E depois do adeus? Medina vai voltar ao trabalho como economista, mas sempre atento

Carlos Moedas tomou posse esta segunda-feira e Fernando Medina despediu-se da liderança do município com "tristeza pessoal", mas com "sentimento de missão cumprida". O futuro traça-se no exercício da sua profissão de formação. Esta segunda-feira, Fernando …

Sentido de voto do PAN "está em aberto" e depende do Governo

O sentido de voto do PAN na proposta Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) está em aberto. Tudo depende do Governo. A porta-voz do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real disse esta segunda-feira “estar …