Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia.

Veronica Hilda Theriault foi condenada a 25 meses de prisão, 12 dos quais de pena efetiva, por desonestidade e abuso de cargo público. Em tribunal, declarou-se culpada, tendo o seu advogado afirmado que a cliente estava “profundamente envergonhada”.

O caso remonta a 2017, quando Theriault falseou o seu currículo para garantir uma no gabinete do primeiro-ministro da Austrália do Sul, cuja remuneração anual era de 270.000 dólares australianos, cerca de 168 mil euros.

A mulher ainda trabalhou durante um mês, mas acabou por atrair as atenções da administração devido à rápida deterioração da sua saúde mental. Michael Boylan, o juiz responsável pelo caso, teve em conta a sua condição de saúde, que inclui transtorno bipolar, mas considerou que o crime foi sofisticado e exigiu planeamento.

Boylan frisou que a australiana forneceu falsas recomendações do último emprego, fazendo-se passar por outra pessoa e avaliando a sua sua performance como “brilhante”.

A acusada entregou também uma carta de um médico que a própria tinha escrito, bem como um recibo de vencimento falsificado para demonstrar que tinha conseguido um salário mais alto no setor privando, conseguindo assim negociar uma remuneração no Governo local mais elevada.

A SIC Notícias escreve ainda que a mulher, já no Governo australiano, contratou o seu irmão, apesar de este não reunir as condições necessárias para desempenhar a função.

O tribunal foi ainda informado de que Theriault já tinha falsificado currículos para conseguir emprego em duas empresas em 2012 e 2014.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se a moda pegar por cá, ficamos com o Parlamento e o Conselho de Ministros desertos… Uma bênção para os cofres públicos, diria…

  2. É urgente “importar” esta lei para cá, exactamente como está em vigor na Austrália – basta traduzir e siga!
    E não pode passar por advogados para “verificação”, senão sai de lá logo “minada”!…

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …