Austrália quer ser um dos principais exportadores de armas do mundo

Nina Delise / Flickr

A nova estratégia de Defesa da Austrália, anunciada esta segunda-feira pelo Governo, inclui incentivos aos fabricantes da indústria militar para o colocar entre os dez principais exportadores de armas no mundo.

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, revelou esta segunda-feira uma nova “estratégia de exportação de defesa” para transformar a Austrália num dos dez principais exportadores de armas do mundo, na próxima década.

O plano do Governo da Austrália inclui um fundo de mais de 3.079 milhões de dólares, 2.479 milhões de euros, para ajudar os fabricantes a expandir os seus negócios. Além disso, entre as decisões do plano encontra-se a da criação de um Gabinete de Exportações de Defesa, entre outras medidas.

“Trata-se de assegurarmos a maximização das oportunidades a favor de empregos australianos, de tecnologia australiana e da inovação australiana”, Malcolm Turnbull ladeado pelos responsáveis da Defesa, Marise Payne, e de Material de Defesa, Christopher Pyne.

O objetivo do Governo australiano é aumentar as receitas geradas pelas exportações da indústria de Defesa, dos atuais 1.215 milhões de dólares (978 milhões de euros) para 2.025 milhões de dólares (1.631 milhões de euros) anuais, como parte das suas aspirações para a próxima década.

Segundo o Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo, o país encontra-se atualmente entre os 20 principais exportadores militares. Entre os “mercados prioritários” encontram-se o Médio Oriente, Europa, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia.

“É um ambicioso e positivo plano para impulsionar a indústria australiana, aumentar o investimento e criar mais postos de trabalho para os negócios australianos”, disse o primeiro-ministro. Este plano para incrementar a venda de armamento não foi, porém, recebido de braços abertos por toda a sociedade australiana.

Marc Purcell, representante do Conselho Australiano para o Desenvolvimento Internacional, criticou este anúncio, considerando que “no contexto de incerteza internacional, onde o conflito é o mais provável”, os esforços internacionais deveriam ser canalizados para a construção da paz.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …