/

Austrália será o primeiro país a eliminar completamente o cancro cervical

3

A Austrália pode se tornar o primeiro país do mundo a eliminar completamente o cancro cervical. Os esforços do governo para distribuir gratuitamente a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) em escolas mostrou-se um enorme sucesso.

A infeção sexualmente transmissível causa 99,9% dos casos de cancro cervical. Em 2007, o governo federal australiano começou a oferecer a vacina a meninas de 12 a 13 anos. Em 2013, foi também disponibilizada aos rapazes.

Todos os jovens com menos de 19 anos também têm direito a duas doses gratuitas da vacina. O resultado da campanha foi incrível: entre 2005 e 2015, a percentagem de mulheres australianas entre 18 e 24 anos com HPV caiu de 22,7% para apenas 1,1%.

Em 2016, 78,6% das raparigas australianas de 15 anos e 72,9% dos rapazes australianos de 15 anos foram vacinados.

Nos Estados Unidos, a vacina não é gratuita. De acordo com a Associação de Profissionais de Saúde Reprodutiva, apesar de a ajuda financeira estar várias vezes disponível, o regime completo de vacinas pode custar 450 dólares – mais de 360 euros.

Assim, apenas 50% das americanas entre 13 e 17 anos e 38% dos americanos da mesma faixa etária receberam a vacinação, conforme os dados publicados pela Henry J. Kaiser Family Foundation.

A situação é muito pior em vários países em desenvolvimento, onde a taxa de incidência de HPV permanece alta.

“Dois terços da população feminina no mundo inteiro não tem acesso às mesmas condições das mulheres australianas. A menos que se faça alguma coisa, este será um dos cancros mais mortais nos países em desenvolvimento”, de acordo com Joe Tooma, presidente-executivo da Australian Cervical Cancer Foundation.

A administração da vacina nas escolas também se provou eficaz no Butão. Oferecer este tipo de acesso gratuito pode parecer uma medida cara, mas, como mostra o exemplo australiano, pode ser compensada pela erradicação do cancro cervical.

ZAP //

3 Comments

  1. Se não fosse tão triste a ignorância isto até dava vontade de rir.
    Nem para copiar servem…
    Esta notícia é sobre CANCRO DO COLO DO ÚTERO, CAUSADO PELO HPV.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.