Austrália será o primeiro país a eliminar completamente o cancro cervical

A Austrália pode se tornar o primeiro país do mundo a eliminar completamente o cancro cervical. Os esforços do governo para distribuir gratuitamente a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) em escolas mostrou-se um enorme sucesso.

A infeção sexualmente transmissível causa 99,9% dos casos de cancro cervical. Em 2007, o governo federal australiano começou a oferecer a vacina a meninas de 12 a 13 anos. Em 2013, foi também disponibilizada aos rapazes.

Todos os jovens com menos de 19 anos também têm direito a duas doses gratuitas da vacina. O resultado da campanha foi incrível: entre 2005 e 2015, a percentagem de mulheres australianas entre 18 e 24 anos com HPV caiu de 22,7% para apenas 1,1%.

Em 2016, 78,6% das raparigas australianas de 15 anos e 72,9% dos rapazes australianos de 15 anos foram vacinados.

Nos Estados Unidos, a vacina não é gratuita. De acordo com a Associação de Profissionais de Saúde Reprodutiva, apesar de a ajuda financeira estar várias vezes disponível, o regime completo de vacinas pode custar 450 dólares – mais de 360 euros.

Assim, apenas 50% das americanas entre 13 e 17 anos e 38% dos americanos da mesma faixa etária receberam a vacinação, conforme os dados publicados pela Henry J. Kaiser Family Foundation.

A situação é muito pior em vários países em desenvolvimento, onde a taxa de incidência de HPV permanece alta.

“Dois terços da população feminina no mundo inteiro não tem acesso às mesmas condições das mulheres australianas. A menos que se faça alguma coisa, este será um dos cancros mais mortais nos países em desenvolvimento”, de acordo com Joe Tooma, presidente-executivo da Australian Cervical Cancer Foundation.

A administração da vacina nas escolas também se provou eficaz no Butão. Oferecer este tipo de acesso gratuito pode parecer uma medida cara, mas, como mostra o exemplo australiano, pode ser compensada pela erradicação do cancro cervical.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se não fosse tão triste a ignorância isto até dava vontade de rir.
    Nem para copiar servem…
    Esta notícia é sobre CANCRO DO COLO DO ÚTERO, CAUSADO PELO HPV.

RESPONDER

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …