Austrália será o primeiro país a eliminar completamente o cancro cervical

A Austrália pode se tornar o primeiro país do mundo a eliminar completamente o cancro cervical. Os esforços do governo para distribuir gratuitamente a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) em escolas mostrou-se um enorme sucesso.

A infeção sexualmente transmissível causa 99,9% dos casos de cancro cervical. Em 2007, o governo federal australiano começou a oferecer a vacina a meninas de 12 a 13 anos. Em 2013, foi também disponibilizada aos rapazes.

Todos os jovens com menos de 19 anos também têm direito a duas doses gratuitas da vacina. O resultado da campanha foi incrível: entre 2005 e 2015, a percentagem de mulheres australianas entre 18 e 24 anos com HPV caiu de 22,7% para apenas 1,1%.

Em 2016, 78,6% das raparigas australianas de 15 anos e 72,9% dos rapazes australianos de 15 anos foram vacinados.

Nos Estados Unidos, a vacina não é gratuita. De acordo com a Associação de Profissionais de Saúde Reprodutiva, apesar de a ajuda financeira estar várias vezes disponível, o regime completo de vacinas pode custar 450 dólares – mais de 360 euros.

Assim, apenas 50% das americanas entre 13 e 17 anos e 38% dos americanos da mesma faixa etária receberam a vacinação, conforme os dados publicados pela Henry J. Kaiser Family Foundation.

A situação é muito pior em vários países em desenvolvimento, onde a taxa de incidência de HPV permanece alta.

“Dois terços da população feminina no mundo inteiro não tem acesso às mesmas condições das mulheres australianas. A menos que se faça alguma coisa, este será um dos cancros mais mortais nos países em desenvolvimento”, de acordo com Joe Tooma, presidente-executivo da Australian Cervical Cancer Foundation.

A administração da vacina nas escolas também se provou eficaz no Butão. Oferecer este tipo de acesso gratuito pode parecer uma medida cara, mas, como mostra o exemplo australiano, pode ser compensada pela erradicação do cancro cervical.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se não fosse tão triste a ignorância isto até dava vontade de rir.
    Nem para copiar servem…
    Esta notícia é sobre CANCRO DO COLO DO ÚTERO, CAUSADO PELO HPV.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …