/

Austrália está a matar ou oferecer ovelhas. Porquê?

1

A Austrália está a braços com uma crise de ovelhas, uma vez que os agricultores se veem confrontados com um excedente esmagador destes animais, o que os leva a tomar medidas drásticas, como oferecê-los ou até mesmo o seu abate.

O mercado da carne de carneiro no país registou um colapso espantoso, com os preços a caírem 70% em apenas um ano, situando-se agora em apenas 1,23 dólares por quilograma.

O principal responsável por este excedente é o clima húmido sem precedentes que a Austrália tem registado nos últimos três anos. Este clima levou a um aumento do crescimento da erva e a uma reprodução prolífica das ovelhas, resultando num rebanho de ovelhas impressionante de 78,75 milhões de cabeças, o maior desde 2007.

Enquanto a chuva era abundante e os preços do carneiro permaneciam elevados, os agricultores estavam inclinados a reter mais ovelhas nas suas explorações em vez de as enviarem para os matadouros e mercados.

No entanto, isto mudou drasticamente em 2023 com condições de seca e calor, esgotando a oferta de ração. O período de seca aumentou a oferta de ovelhas e borregos, que já enfrentavam a escassez de mão de obra e com uma acumulação de animais não transformados.

De acordo com a Interesting Engineering, alguns agricultores estão a enfrentar uma perda de rentabilidade por não terem mercado para as suas ovelhas. Para atenuar a crise, alguns recorreram à doação gratuita dos seus animais, enquanto outros se viram obrigados a matá-los.

Embora tenha sido exportada uma quantidade recorde de carne de ovino em outubro, continua a haver um atraso significativo a recuperar. Prevê-se que os preços da carne de carneiro continuarão a baixar, tanto a nível nacional como internacional.

A crise dos ovinos afetou também a moral dos agricultores. Um inquérito da National Farmers Federation revelou que mais de 60% dos agricultores australianos inquiridos não se sentiam mais positivos em relação ao futuro da agricultura do que há um ano.

A criação de ovelhas é um sector crucial na Austrália, contribuindo significativamente para o emprego, o rendimento e as receitas de exportação das comunidades rurais. Avaliada em cerca de 2,2 mil milhões de dólares em 2019, a indústria engloba a produção de lã e carne de alta qualidade, ambas com procura a nível mundial. Como o maior exportador de ovinos do mundo, a Austrália exporta 57% de sua produção de cordeiro e 92% de sua produção de carneiro.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.