Auschwitz apela aos produtores do Pokémon GO para ser retirado da área de jogo

Os visitantes do antigo campo de concentração estão a encontrar vários Pokémon no local, algo que os responsáveis do memorial consideram “desrespeitoso” e ” inapropriado”.

A febre do Pokémon Go está a tomar conta dos jogadores espalhados por todo o mundo, mesmo nos países onde o jogo ainda não está oficialmente disponível, como é o caso de Portugal.

Para já, o jogo só existe nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália e chegou mais recentemente à Europa, mas só na Alemanha.

No entanto, as pessoas que ainda não podem aceder ao jogo estão a conseguir fazê-lo, registando-se através desses mesmos países.

Por se tratar de um jogo que desafia os jogadores a caminhar pelas ruas em busca das criaturas, nos últimos dias têm surgido vários episódios insólitos.

Apesar de só estar presente em solo alemão, o jogo já está a “fazer estragos” noutras zonas, nomeadamente no antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

O campo foi um dos principais palcos do Holocausto, onde morreram milhares de vítimas do regime nazi, à custa do trabalho forçado e da morte em câmaras de gás.

Mas, pelos vistos, isso não impede os visitantes de se divertirem com o jogo enquanto visitam o local, que agora é um museu dedicado a esse tempo negro da história da Humanidade.

Os responsáveis pelo local consideram que é “desrespeitoso” e ” inapropriado” esse tipo de comportamento.

“Foi aqui que milhares de pessoas sofreram, desde judeus, polacos, ciganos, russos e pessoas de outras nacionalidades”, afirmou o porta-voz do museu, Pawel Sawicki.

Por isso, o museu solicitou aos criadores do Pokémon Go que retirem a área do memorial da geolocalização do jogo.

“Queremos sensibilizar, de maneira geral, todos os produtores de jogos sobre o respeito à memória das vítimas do maior campo de concentração nazi da II Guerra Mundial”, acrescentou.

Segundo a New York Magazine, citada pelo Mashable, um jogador chegou mesmo a reportar a presença de um “quadrado azul” na área, indicando a possibilidade de uma PokéStop.

O museu de Auschwitz não é o primeiro lugar a solicitar que a geolocalização seja retirada do seu espaço. Na terça-feira passada, o mesmo aconteceu com o museu do Holocausto, em Washington, nos Estados Unidos.

Em comunicado, o diretor de comunicação do museu, Andy Hollinger, informou que também entrou em contacto com a produtora Niantic para a remoção dos Pokémon do espaço.

“A tecnologia pode ser uma importante ferramenta de aprendizagem mas, neste caso, o jogo em nada corresponde à nossa missão educacional”, afirmou.

Num dos casos em que um jogador encontrou um Pokémon no museu, foi precisamente uma criatura chamada “Koffing” que, no jogo, é conhecida por utilizar gás para derrotar os seus adversários.

Várias pessoas consideraram ser uma situação perturbadora, uma vez que pode ser diretamente relacionada com o uso de gás durante o Holocausto para aniquilar milhões de judeus.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os Judeus reclamam de tudo. Se as pessoas querem jogar no museu dos mortos, que joguem à vontade. Ao menos levam alguma alegria a essas zonas sombrias. Porque é que não pedem também às operadores de telemóvel para bloquearem a rede nesses sítios para que as pessoas não fiquem a conversar no telefone dentro dos museus dos mortos? Judeus do diabo!!!

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …