/

Associação de Pensionistas: Aumentos para 2020 são “indignos”

istevenxue / Flickr

A associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) quer aumentos nas pensões nos mesmos padrões a aplicar aos trabalhadores no ativo em 2020.

A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) considera “indigno” aumentos de pensões “de dois ou três euros mensais” e exige que a atualização das pensões em 2020 seja feita pelos mesmos padrões a aplicar aos trabalhadores.

Numa reação ao valor provisório da taxa de inflação em novembro, conhecido na passada sexta-feira, a Apre! refere que os indicadores “apontam para aumentos irrisórios das reformas até aos €877”, em 2020.

“Em Portugal, onde mais de um milhão de pensionistas recebem uma pensão abaixo do limiar da pobreza, é indigno que se proceda a aumentos de dois ou três euros mensais”, referiu a associação, em comunicado. Para a Apre!, é “indigno e atentatório dos direitos humanos” que se aceitem “aumentos tão insignificantes para as pessoas de tão baixos recursos”.

De acordo com o Expresso, a associação afirma que “pugnará por aumentos significativos para os aposentados, pensionistas e reformados, pelo menos, segundo os mesmos padrões a aplicar para os trabalhadores no ativo para 2020”.

A maioria das pensões vai aumentar 0,7% em janeiro de 2020, menos de metade da subida deste ano, segundo cálculos com base na estimativa rápida dos valores da inflação de novembro publicados na sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.