Aumento do empréstimo obrigacionista “poderá servir para pagar os valores absurdos de Jorge Jesus”

Antonio Lacerda / EPA

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência benfiquista, diz que o aumento do empréstimo obrigacionista poderá servir para pagar o salário de Jorge Jesus e trazer reforços.

A SAD benfiquista lançou inicialmente uma oferta de subscrição no valor de 35 milhões de euros, tendo aumentado o montante em 15 milhões de euros apenas uma semana depois. Assim, os 50 milhões encaixados vão dar “capacidade acrescida de tesouraria” ao SL Benfica para “reforçar os investimentos” na equipa, salienta Domingos Soares de Oliveira.

“Este montante dar-nos-á uma capacidade acrescida de tesouraria, para reforçar os investimentos adicionais que possamos querer fazer. Fomos prudentes no valor que definimos inicialmente, porque não sabíamos como o mercado iria reagir. Este reforço adicional dá-nos disponibilidade de tesouraria. Dá-nos uma folga adicional relativamente à próxima época desportiva”, disse o administrador executivo da SAD benfiquista, citado pela Lusa.

Por outro lado, o candidato à presidência das ‘águias’ Rui Gomes da Silva acredita que o aumento do empréstimo obrigacionista deverá servir para, além de contratar novos jogadores, pagar o ordenado de Jorge Jesus.

“Não compreendo para que será. Domingos Soares de Oliveira dizia no final de Abril que mesmo após o reembolso do empréstimo obrigacionista 2017-2020, o Benfica continuaria ‘com uma posição de caixa extremamente favorável e positiva’. A pandemia não explica nada, até porque o Benfica nem sequer sentiu necessidade de reduzir temporariamente vencimentos no futebol”, começou por dizer em entrevista ao Jornal Económico.

“Provavelmente parte deste montante servirá para pagar os valores absurdos que Jorge Jesus pede para voltar, e mais um ou outro jogador”, acrescentou.

Rui Gomes da Silva questionou ainda o projeto desportivo do Benfica: “Que projeto? A marca de água na governação de Luís Filipe Vieira neste último mandato foi o depauperar da qualidade do plantel em nome do ‘Benfica negócio’. É o único ‘projeto’ que conheço neste Benfica 2016-2020”.

Domingos Soares de Oliveira recusou que esta operação signifique uma mudança de paradigma no futebol do Benfica, nomeadamente numa maior aposta em jogadores ‘feitos’ e cujas transferências possam envolver verbas significativas, em detrimento da aposta em jogadores da formação.

“Não há nenhuma mudança de paradigma. Existe pouca consciência do que tem sido a política de investimentos do Benfica no seu plantel. Desde 2010/11, temos feito investimentos anuais que ultrapassam os 55 milhões de euros. Nos últimos anos, fizemos investimentos que rondaram os 84 milhões. Esta época, o investimento foi superior a 60 milhões. O Benfica nunca deixou de investir. Não há nem haverá uma mudança de paradigma”, vincou o dirigente.

Soares de Oliveira assegurou ainda que “o custo do [próximo] treinador não vai estar dependente do sucesso ou insucesso do empréstimo obrigacionista”, antes de abordar uma eventual contratação de Jorge Jesus.

“Não confirmo qualquer contacto direto com o treinador Jorge Jesus. Já tive ocasião de explicar que o nosso presidente tem uma relação pessoal com Jorge Jesus, é normal que converse com o treinador, mas não há qualquer situação oficial entre o Benfica e o treinador Jorge Jesus”, observou.

Quanto ao ‘mercado’ de transferências, mais concretamente no que diz respeito a eventuais saídas do plantel, Soares de Oliveira reforçou que o Benfica não está disponível para “qualquer processo de vendas em saldos”.

“Não temos nenhum valor em mente para vendas de jogadores e não vamos entrar em nenhum processo de vendas em saldos. Não temos essa necessidade. Tivemos dúvidas de como o mercado se iria comportar neste período de transferências [devido à pandemia de covid-19]. Entretanto, já começámos a ver as primeiras transferências com números robustos. É expectável que o mercado se anime nos próximos meses”, completou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Rui Gomes da Silva só sabe falar contra, o típico parasita que só aparece quando algo corre mal, e sempre depois dos factos.
    Não me recordo deste gajo alguma vez vir com uma proposta concreta, parece os comentadores que depois de um jogo vem com todas as estratégias vencedoras mas que nunca treinaram uma equipa de futebol porque são demasiado burros para fazer o curso de treinador.

    Aja paciencia

  2. Luís Filipe Vieira…RUA! Demitiu-se da ganhar o penta e este ano ofereceu de bandeja o campeonato. Está na altura de ir para casa ou para a gaiola.

RESPONDER

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …