Auditoria a empresa municipal de Vila Real revela prejuízo de 14,5 milhões

Andrevruas / Wikimedia

-

A Câmara de Vila Real divulgou esta segunda-feira as conclusões da auditoria à Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAR) que revelam um cenário “demolidor” e “caótico” e um prejuízo que pode ascender os 14,5 milhões de euros.

“O nosso pior cenário foi largamente ultrapassado. Nós nunca imaginamos, mesmo tendo uma noção que pensávamos real da empresa, que a situação fosse tão caótica na EMAR”, afirmou o presidente do município, o socialista Rui Santos, em conferência de imprensa.

Pouco tempo depois de tomar posse, o novo executivo da Câmara de Vila Real revelou estar muito preocupado com a situação financeira da empresa municipal e anunciou a realização de uma auditoria externa, cujos resultados foram hoje divulgados.

Segundo Rui Santos, as “conclusões são demolidoras” e apontam para um prejuízo que pode ascender aos 14,5 milhões de euros.

Em 2013, ao passivo de cerca de 8,1 milhões de euros, a empresa juntou um resultado liquido negativo de 347 mil euros e acumulou mais 4,5 milhões de euros de resultados transitados negativos, o que indica um deficit de exploração acumulado.

A estes valores podem acrescentar-se mais 1,5 milhões de euros relativos a um processo contencioso com a empresa intermunicipal Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro.

E, por tudo isto, o autarca mostrou-se “surpreendido pela negativa” com os resultados da auditora, que apontaram ainda falhas a nível da gestão e organização da empresa.

A investigação revelou ainda que existem 1,1 milhões de euros que não foram cobrados de água consumida.

Por todo o concelho existem 2.555 contadores a zero, ou seja, que, pelas mais variadas razões, não estão a contabilizar a água consumida.

O vereador responsável pela empresa, Carlos Silva, salientou que a EMAR, que nasceu dos antigos serviços municipalizados, “não se empresarializou” e revela uma “disfunção” e um “desajuste” do ponto de vista organizacional.

Neste momento, a empresa possui dois cargos de chefia de direção para 103 colaboradores, enquanto a câmara possui também dois diretores de serviços mas para 400 funcionários.

A auditoria revelou ainda que “não estão claramente definidas as atribuições de funções e responsabilidades a cada colaborador, que o subsídio pago em dinheiro é superior ao limite que determina o pagamento de IRS e Segurança Social desse valor ou que o subsídio de refeição não tem um valor uniforme para todos os colaboradores.

“Agora é preciso gerir com parcimónia, é preciso agir na área das perdas na rede, alterando contadores, fazendo com que todos paguem para que todos possamos pagar menos. Há uma série de áreas onde temos e devemos agir no sentido de dar músculo a esta empresa”, afirmou o presidente.

O vereador acrescentou que vai ser agora necessário reajustar a orgânica da EMAR, reduzir, por exemplos, nos subsídios de disponibilidade bem como potenciar os ativos da organização, como a Barragem do Alvão.

Apesar das dificuldades, Rui Santos garantiu que vai cumprir a promessa eleitoral de baixar a fatura da água no início do próximo ano.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …