Áudios polémicos. Florentino faz denúncias contra Pinto da Costa e Jorge Mendes (e critica Casillas, Ronaldo e Mourinho)

diariveu / Flickr

Florentino Pérez, presidente do Real Madrid

Um jornal espanhol divulgou vários áudios com declarações de Florentino Pérez, notando que mostram a “autêntica cara” do presidente do Real Madrid. São opiniões polémicas, com críticas que vão de Cristiano Ronaldo a Mourinho, passando por Casillas, e com insinuações de desvio de dinheiro contra Pinto da Costa e Jorge Mendes.

“Florentino Pérez como nunca o tinha escutado”. É assim que o jornal El Confidencial revela áudios de conversas do presidente do Real Madrid, salientando que os divulga pelo seu “indubitável interesse informativo”.

Entre esses áudios, é possível escutar uma conversa de 29 de Agosto de 2007, onde Florentino Pérez fala de um alegado esquema para desvio de dinheiro de transferências, envolvendo os nomes de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e de Jorge Mendes, empresário de Cristiano Ronaldo, entre outros craques.

A propósito da transferência do defesa-central Pepe dos dragões para o Real Madrid, em 2007, Florentino começa por notar que conhece o presidente do Porto. “Os 30 quilos saíram daqui e foram para ali, é certo, e agora há que ver onde está a saída do banco”, diz ainda.

“Faz isso com Jorge Mendes, ou seja, o representante do presidente que é quem engana todos. Com ele era tudo estranho. E aparecia o Mendes e o Mendes tal, e, logo, ele cobra do Mendes, claro. Ele pagaria ao Mendes que é a ele, porque, digamos, que o álibi do presidente do Porto é o Mendes, não?”, aponta também Florentino na mesma conversa.

O Mendes e o presidente do Porto sacaram o dinheiro ao russo [Abrahmovich], com o Mourinho, com o [Ricardo] Carvalho, com o [Paulo] Ferreira, sacam-lhes o dinheiro e esse dinheiro, o que se passa, é que o levam para a Suíça”, salienta ainda a propósito dos vários negócios do FC Porto com o Chelsea, em 2004.

“Se é preciso irritar alguém dos que estão na pomada, alguém tem que nos dar a pista dessa conta na Suíça“, conclui Florentino.

Mourinho e Ronaldo são “malcriados” e têm “ego terrível”

Noutro áudio de 15 de Outubro de 2012, Florentino critica Ronaldo e Mourinho.

“Este tipo é um doente”, “não é normal”, aponta sobre o actual jogador da Juventus, referindo “todas as tonterias que faz”.

“O Mendes não manda nada nele, tal como o Mendes não manda nada no Mourinho, nada de nada”, destaca. “São tipos com um ego terrível, malcriados os dois, o treinador e ele e, então, não veem a realidade como tu porque podem ganhar muito mais dinheiro”, critica.

“São dois anormais porque estamos a falar de muito dinheiro, o tema dos direitos de imagem”, aponta também.

“Além disso, com essa cara que têm, com essa maneira tão desafiante que cai mal a toda a gente”, acrescenta.

Cristiano Ronaldo deixou o Real Madrid a 10 de Julho de 2018 depois de especulações que davam conta do mal-estar na sua relação com Florentino Pérez.

Mourinho abandonou o comando do clube madrileno em 2013, após ter chegado a acordo para a rescisão. O seu contrato tinha duração até 2016.

Nessa altura, Florentino assumiu publicamente que Mourinho tinha “uma exigência muito grande” com os jogadores e que, “em algumas ocasiões, passou dos limites“.

Fábio Coentrão “é um idiota”

O El Confidencial revela ainda um áudio de 15 de Outubro de 2012, onde Florentino Pérez fala de Fábio Coentrão, salientando que “não tem cabeça” e que é “um idiota”.

“Agora mesmo está cagado por jogar no Madrid“, nota, realçando que foi afectado pela pressão e que “é um pouquito anormal porque conduz sem carta”.

Coentrão esteve sete anos ligado ao Real Madrid, de 2011 a 2018. Contudo, de 2015 a 2016 foi emprestado ao Mónaco e de 2017 a 2018 jogou no Sporting, também por empréstimo.

Casillas é como um “cachorrinho”

Num áudio de 2 de Abril de 2008, o alvo é Iker Casillas com Florentino a notar que “é muito curto” e que se nota que fica “ausente” quando tem algum problema com a companheira. “É como um menino pequeno”, um “cachorrinho”, uma “boneca de trapos”.

O presidente do Real Madrid considera ainda que se se empenhasse mais, o então guarda-redes do Real Madrid seria “o número um” porque tem “condições espectaculares”, apesar de lhe “faltarem alguns centímetros“.

Noutro áudio de 11 de Setembro de 2006, Florentino chega a lamentar que é “uma coisa apavorante” o facto de todos gostarem de Casillas.

Mas, no âmbito do futebol, “Casillas não tem nem estatura, nem vê bem”, salienta, frisando que tinha de “ir ao oculista” e criticando o seu desempenho nos cantos e nos remates de longa distância.

Iker Casillas deixou o Real Madrid em 2015, assinando pelo FC Porto, depois de ter feito toda a carreira no clube espanhol. Em 2020, o guarda-redes voltou ao Santiago Bernabéu para ser assessor de Florentino Pérez após se ter retirado dos relvados depois de ter sofrido um enfarte do miocárdio, em 2019, no Porto.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. hshheheheheh. Vai tudo a eito! Desabafos à grande e à francesa!
    Vamos ver senão se vira o feitiço contra o feiticeiro!

  2. E agora o que vai fazer o Ministério Público de Portugal? Será que vai algum inquérito dessas alegadas confissões? Passaram anos e agora vem tudo a baila e a jogadas dos avisados. A ver vamos e aguardamos o desenrolar das declarações e denúncias das autoridades portuguesas.

    • O ministério público não pode dar ouvidos a um tonto, falido e péssimo gestor como esta criatura. É alguém sem qualquer idoneidade. Um crápula. Deviam era investigar o que resta das suas empresas, o que aconteceu e como aconteceu a falência das restantes e os contratos que estas tinham e com quem.

  3. Pelo que li, no topo dos topos está o São Florentino Peres; santo dos incorruptos, dos impolutos e acusador-mor dos que o mandam à fava. Lá em baixo, muito em baixo, estão os funcionários, os jogadores, os treinadores e todos os que lhe deram muito dinheiro a ganhar. E no meio, algures por aí, deve andar Deus.
    Vou continuar a ler para ver se é desta que consigo prender o Pinto da Costa. Vindo de São Florentino Peres (Amen) tudo pode ser possível.
    Vou já de seguida enviar isto para o Ministério Público, para os Bombeiros de Sabrosa e para a equipa de desratização de São Paio de Oleiros, não esquecendo o Instituto de Socorros a Náufragos.

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …