/

Quase 100 anos depois, novos elétricos da Audi na China deixam cair os famosos quatro anéis

Audi

Nova série “Purple” concebida especificamente para o mercado chinês não terá os anéis na dianteira dos carros — alegadamente, por “considerações de imagem de marca”.

A Audi vai lançar uma nova série de automóveis elétricos na China que não terá o seu icónico logótipo de quatro anéis, revelam em anonimato fontes familiarizadas com os planos à agência Reuters.

A mudança é atribuída a “considerações de imagem de marca” e reflete a colaboração com o parceiro chinês SAIC e a integração de fornecedores e tecnologias locais.

A nova série, com o nome de código interno “Purple“, foi concebida especificamente para o mercado chinês. Está prevista a apresentação de um concept car para esta série em novembro, onde a Audi também apresentará a “história da marca” da série.

Até 2030, espera-se que a série inclua nove modelos. A Audi recusou-se a comentar e classificou a informação como especulação, enquanto a SAIC garantiu que os VEs incorporariam “a verdadeira Audi com o autêntico ADN da Audi”.

O mercado automóvel chinês, o maior a nível mundial, tem assistido a uma concorrência cada vez maior por parte dos fabricantes nacionais de veículos elétricos, um aumento que se refletiu nas vendas dos fabricantes de automóveis estrangeiros, que tradicionalmente dependem dos motores a gasolina.

Assim, parcerias como a que existe entre a Audi e a SAIC estão a tornar-se mais comuns. Em maio, a Audi e a SAIC anunciaram uma plataforma de desenvolvimento conjunto para os veículos elétricos destinados ao mercado chinês.

No primeiro semestre de 2024, a Audi vendeu menos de 10.000 VEs na China, ficando significativamente atrás das marcas locais de VEs premium Nio e Zeekr, cada uma das quais vendeu aproximadamente 80.000 unidades.

A nova série de veículos eléctricos da Audi utilizará uma bateria CATL e um sistema avançado de assistência à condução (ADAS) da empresa chinesa de tecnologia Momenta. A série também incorporará a arquitetura elétrica da marca de veículos eléctricos IM Motors da SAIC.

Apesar destes novos desenvolvimentos, os atuais modelos de veículos eléctricos da Audi na China, incluindo o Q4 e-tron, o Q5 e-tron SUV e o próximo Q6 e-tron, continuarão a apresentar o tradicional logótipo de quatro anéis. O Q6 e-tron, que será lançado no final deste ano, é o primeiro veículo da Audi construído sobre a avançada plataforma premium eléctrica (PPE) da Volkswagen e incluirá um ADAS fornecido pela Huawei.

Quatro anéis caem, 100 anos depois

Facilmente identificável desde 1932 pelo seu logótipo de quatro anéis entrelaçados, a Audi assinalou com esse símbolo emblemático a união de quatro fabricantes de automóveis alemães independentes: Audi, DKW, Horch e Wanderer. Todas se juntaram sob o guarda-chuva da Auto Union em 1932 — uma jogada fundamental para a sobrevivência de todas durante as dificuldades económicas da época.

Volkswagen quer fatia

A Volkswagen, a empresa-mãe da Audi, procurou igualmente tirar partido da experiência chinesa em matéria de veículos elétricos. A alemã estabeleceu uma parceria com a Xpeng para co-desenvolver a arquitetura de todos os veículos eléctricos da marca VW produzidos localmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.