Atrocidades contra minoria rohingya confirmadas por desertores do exército de Myanmar

Dois militares que desertaram do exército de Myanmar (antiga Birmânia) confirmaram a prática de atrocidades sobre a minoria rohingya, anunciou esta terça-feira um grupo de defesa de direitos humanos.

Segundo noticiou o Expresso, ambos afirmaram, em relatos gravados em vídeo, ter recebido dos seus superiores ordens para “atirar a tudo o que vissem e ouvissem” em aldeias habitadas pela minoria muçulmana. Os vídeos foram filmados em julho, quando os soldados estavam sob custódia do Exército Arakan.

De acordo com a ONG Fortify Rights, esses relatos podem ser usados como provas na investigação sobre a violência contra os rohingya, conduzida pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). Win Tun, 33 anos, e Zaw Naing Tun, 30, fugiram no mês passado e estão atualmente sob custódia do tribunal, na Holanda.

Desde 2017, mais de 700 mil rohingya fugiram de Myanmar para o vizinho Bangladesh. Apesar das denúncias sobre violações, assassinatos e outros crimes, o país tem negado sempre as acusações.

Depois de identificar o seu nome, número de série e unidade militar, Myo Win Tun afirmou ter participado numa operação em que morreram 30 pessoas. Disse ainda que o comandante da sua unidade ordenou o extermínio de “todos os Kalar” – nome depreciativo para os rohingya –, atirando os seus corpos para um buraco. Os militares violaram as mulheres antes de as matar, inclusive o soldado.

Zaw Naing Tun, por sua vez, contou que a sua unidade dizimou 20 aldeias rohingya e cerca de 80 pessoas foram mortas, incluindo crianças, adultos e idosos, atos autorizados pelo comandante do seu batalhão, que identifica como o tenente-coronel Myo Myint Aung.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …