Atraso nas pensões obriga a reforço de 200 trabalhadores

Mário Cruz / Lusa

O número de trabalhadores da Segurança Social vai aumentar. Nos últimos anos, o Centro Nacional de Pensões perdeu quase um quarto dos trabalhadores.

Após a apresentação do novo simulador de pensões, na terça-feira, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, anunciou um concurso para a contratação de 200 trabalhadores.

O concurso, já autorizado, ainda não tem data de lançamento mas sabe-se que é dirigido a pessoas que não integram a função pública. Segundo o Diário de Notícias, a maioria dos novos trabalhadores irá integrar o Centro Nacional de Pensões, um dos serviços que mais perderam efetivos nos últimos anos, havendo atrasos nas respostas aos pedidos de pensões de sete meses, em certos casos.

Há cerca de um mês, o gabinete de Vieira da Silva assumiu que o tempo médio entre a entrada do requerimento da pensão e a sua atribuição é “excessivo” e que demora “alguns meses”.

A redução do número de funcionários do Centro Nacional de Pensões promove este atraso. Este serviço viu o quadro de pessoal diminuir 24% entre 2011 e 2015. Embora o Governo tenha lançado procedimentos concursais internos, o grande reforço será concretizado com o concurso para a admissão de 200 pessoas fora dos quadros da função pública.

“Temos feito concursos internos que têm permitido reforçar os serviços, mas sem este impulso externo não seria possível dar resposta às necessidades, em particular no sistema de pensões”, disse Vieira da Silva.

A este reforço dos quadros soma-se ainda o processo de integração de trabalhadores precários. O primeiro-ministro sublinhou que a necessidade de reforço de algumas áreas da administração pública obriga a gerir “de forma inteligente” a folga orçamental que existe e que está no Programa de Estabilidade.

Em suma, António Costa frisou que esta margem “não pode ser integralmente consumida com a evolução dos vencimentos de quem já está na administração pública”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont entregou-se às autoridades belgas

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha, disseram à EFE fontes ligadas ao político catalão. Na passada segunda-feira segunda-feira, o …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …