Atraso nas pensões obriga a reforço de 200 trabalhadores

Mário Cruz / Lusa

O número de trabalhadores da Segurança Social vai aumentar. Nos últimos anos, o Centro Nacional de Pensões perdeu quase um quarto dos trabalhadores.

Após a apresentação do novo simulador de pensões, na terça-feira, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, anunciou um concurso para a contratação de 200 trabalhadores.

O concurso, já autorizado, ainda não tem data de lançamento mas sabe-se que é dirigido a pessoas que não integram a função pública. Segundo o Diário de Notícias, a maioria dos novos trabalhadores irá integrar o Centro Nacional de Pensões, um dos serviços que mais perderam efetivos nos últimos anos, havendo atrasos nas respostas aos pedidos de pensões de sete meses, em certos casos.

Há cerca de um mês, o gabinete de Vieira da Silva assumiu que o tempo médio entre a entrada do requerimento da pensão e a sua atribuição é “excessivo” e que demora “alguns meses”.

A redução do número de funcionários do Centro Nacional de Pensões promove este atraso. Este serviço viu o quadro de pessoal diminuir 24% entre 2011 e 2015. Embora o Governo tenha lançado procedimentos concursais internos, o grande reforço será concretizado com o concurso para a admissão de 200 pessoas fora dos quadros da função pública.

“Temos feito concursos internos que têm permitido reforçar os serviços, mas sem este impulso externo não seria possível dar resposta às necessidades, em particular no sistema de pensões”, disse Vieira da Silva.

A este reforço dos quadros soma-se ainda o processo de integração de trabalhadores precários. O primeiro-ministro sublinhou que a necessidade de reforço de algumas áreas da administração pública obriga a gerir “de forma inteligente” a folga orçamental que existe e que está no Programa de Estabilidade.

Em suma, António Costa frisou que esta margem “não pode ser integralmente consumida com a evolução dos vencimentos de quem já está na administração pública”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …