Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

University of Otago

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores “mantiveram” átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas.

Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram “segurar” átomos individuais num local fixo e, assim, observaram interações atómicas que anteriormente eram invisíveis. Até então, só era possível compreender processos quânticos através de experiências que envolviam grandes números de átomos.

Para isso, vários equipamentos como lasers, câmara a vácuo e microscópios foram montados no departamento de Física da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Um estudo foi publicado, esta semana, na revista científica Physical Review Letters.

“O nosso método envolve a captura individual e o resfriamento de três átomos a uma temperatura de cerca de um milionésimo de um Kelvin, usando raios laser hiperfocados numa câmara a vácuo, do tamanho de uma torradeira”, descreve o investigador Mikkel Andersen. “Nós combinamos lentamente as armadilhas com os átomos para produzir interações controladas que medimos”.

Uma câmara microscópica permitiu que o processo fosse magnificado e visto. Eles conseguiram ver o resultado exato de processos individuais, e observaram um novo processo em que dois dos átomos se unem.

“Ao trabalhar a este nível molecular, agora sabemos mais sobre como os átomos colidem e reagem uns com os outros. Com mais desenvolvimento, esta técnica pode oferecer uma forma de construir e controlar moléculas individuais de substâncias particulares”, diz o cientista Marvin Weyland.

Andersen acredita que esta linha de estudo pode ser aplicada em tecnologias quânticas futuras que podem tem um impacto em sociedades da mesma forma que tecnologias quânticas permitiram a existência de computadores modernos e da Internet.

PARTILHAR

RESPONDER

Igreja Católica suspende missas a partir deste sábado

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou, esta quinta-feira, a suspensão das missas em todas as igrejas a partir de sábado. Em comunicado, citado pelo jornal online Observador, a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração …

Cordeiro e Cravinho juntam-se a Ana Gomes. Candidata diz que voto em Marcelo "não é digno do PS de Mário Soares"

Esta quarta-feira, Duarte Cordeiro manifestou o seu apoio a Ana Gomes, que lembra ser a única candidata do seu partido. Da mesma forma, João Cravinho saudou a "nossa candidata à Presidência". "A Ana é do meu …

PSP suspende gozo de férias. Agentes pré-reforma podem ser mobilizados para fiscalizar confinamento

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) suspendeu o gozo de férias na instituição, num momento em que Portugal cumpre um novo confinamento geral para travar a subida de casos, internamentos e mortes …

Manuel Alegre diz que "Geringonça" ficou aquém das expectativas e critica "meias medidas" no combate à pandemia

O dirigente histórico do PS Manuel Alegre considera que a solução política de esquerda, a Geringonça, ficou aquém das expectativas, resumindo-se a uma mercearia à volta do OE, e critica as "meias medidas" no combate …

FIFA "veta" Superliga europeia e ameaça excluir clubes e jogadores de torneios

Em comunicado, a FIFA avisou que na eventualidade da criação de uma Superliga europeia, o organismo que tutela o futebol a nível mundial não reconheceria a competição. Além disso, haverá represálias para os clubes que …

TAP inicia processo para reduzir custos com pessoal. Parlamento chumbou auditoria à gestão privada

A administração da TAP deu início, na quarta-feira, ao processo de alterações aos acordos de empresa (AE) em vigor, com o objetivo de reduzir os custos com pessoal. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da …

Há profissionais do SNS a ter que devolver o prémio de desempenho da covid-19

Há profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que estão a ser obrigados a devolver o prémio de desempenho atribuído pelos serviços prestados durante o primeiro estado de emergência. A situação é reconhecida, por exemplo, pelo …

É preciso "fechar tudo". Casos da variante inglesa aumentam e INSA apela ao "cumprimento rigoroso" do confinamento

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) apelou ao “cumprimento escrupuloso” das medidas de confinamento dado que se observa um aumento da prevalência da variante inglesa em Portugal, estimada em cerca de 13%. O INSA, …

Real Madrid eliminado da Taça por equipa do terceiro escalão. Zidane estará de saída

Zidane estará de saída do Real Madrid no final da temporada. A eliminação da Taça do Rei por uma equipa do terceiro escalão terá sido a última gota de água. O Real Madrid foi, esta quarta-feira, …

"Se fue Donald Trump", festejou Maduro. As reações dos líderes mundiais à posse de Biden

No dia em que Joe Biden tomou posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, foram várias as reações dos restantes líderes mundiais, da Venezuela a Taiwan. Na Venezuela, o Presidente Nicolás Maduro não escondeu a sua …