A atmosfera deste exoplaneta “infernal” está cheia de metal

Hubble / ESA

O WASP-121b está tão perto da sua estrela que a atração da maré estica o exoplaneta em forma de ovo

Uma equipa de astrónomos observou um dos exoplanetas mais quentes já encontrados e conseguiu identificar, pelo menos, sete metais a flutuar na sua atmosfera.

O WASP-121b, localizado a 850 anos-luz da Terra, orbita a sua estrela em menos de dois dias. Esta proximidade é o principal motivo da sua temperatura extremamente alta – de cerca de 2.500 a 3.000 graus Celsius – que torna este exoplaneta “infernal” um objeto de estudo ideal para aprender mais sobre mundos superaquecidos.

Uma equipa liderada por Jens Hoeijmakers, investigador das Universidade de Berna e Genebra, na Suíça, examinou dados recolhidos pelo espectrógrafo Harps de alta resolução e conseguiu mostrar que um total de, pelo menos, sete metais gasosos aparecem na atmosfera do WASP-121b. Os resultados foram publicados recentemente na Astronomy & Astrophysics.

Anteriormente, os astrónomos presumiram que planetas ultraquentes têm atmosferas muito simples, porque são raros os compostos químicos complexos que se conseguem formar num ambiente tão quente. De acordo com a nova investigação, WASP-121b é uma exceção.

Segundo o Science Alert, estudos anteriores sugeriam que as moléculas que continham vanádio, um metal relativamente raro, eram a principal causa da complexa atmosfera deste exoplaneta. No entanto, tal só faria sentido se um metal mais comum, como o titânio, estivesse em falta na atmosfera.

A equipa de Hoeijmakers decidiu então encontrar outra explicação, até ter percebido que as investigações anteriores estavam corretas. “Para minha surpresa, encontramos fortes assinaturas de vanádio nas observações e, ao mesmo tempo, confirmamos a falta titânio”, avançou o astrónomo.

Além do vanádio, os cientistas descobriram seis outros metais na atmosfera do exoplaneta: ferro, crómio, cálcio, sódio, magnésio e níquel. “Todos os metais evaporaram como resultado das altas temperaturas prevalecentes no WASP-121b, garantindo assim que o ar no exoplaneta consiste em metais evaporados“, explicou Hoeijmakers.

Estes resultados permitem aos cientistas tirar conclusões sobre os processos químicos que ocorrem em planetas deste tipo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A NASSA já está a caminho com a sua geringonça Apollunar. Cientistas estadudinenses prevêem que ainda antes de Trampa sair da Casa Amarela consigam chegar ao planeta ovo de galo. Os atornautas desta vez não irão jogar golfe nem tão pouco fazer saltos de canguru, pois o planeta ovo de galo poderá se desintegrar e espalhar toda a caca pelo universo.

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …