Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera, mas tem três adversários muito perto.

Em Portugal, no espaço de menos de uma semana, o Sporting acumulou apenas dois pontos na classificação, em vez dos possíveis seis. O líder ainda é líder mas, em seis dias, passou de 10 para seis pontos de vantagem em relação ao FC Porto; e agora vê o Benfica a nove pontos de distância.

Em Espanha, o espaço de tempo em causa é bem maior, mas a perda de pontos do líder também o é: o Atlético de Madrid, que de “quase campeão” passou a ter três adversários bem perto, e os dois maiores rivais estão “colados” ao primeiro lugar.

Primeiro dia de fevereiro: a 21.ª jornada da liga espanhola encerrava com o Atlético de Madrid, no primeiro lugar, a somar 54 pontos. O Real Madrid e o Barcelona também ocupavam o pódio provisório e tinham 43 pontos cada; o Sevilha, quarto classificado, acumulava 42 pontos. Ou seja, eram 11 pontos a mais do que os dois grandes rivais e 12 pontos de diferença em relação ao Sevilha.

Dia 11 de abril: o Atlético empata contra o Bétis (1-1) e, no final da 30.ª jornada, acumula 67 pontos. O problema é que o Real tem 66, o Barcelona 65 e o Sevilha 61 pontos. Ou seja, o Real Madrid estava a 11 pontos da liderança e agora está a um ponto de distância; o Barcelona a dois pontos e o Sevilha também não está longe, com menos seis pontos do que o líder.

Contas, lesões, nível e defesa

Desde o dia 8 de fevereiro até ao dia 11 de abril, o Atlético jogou 11 vezes no campeonato; só perdeu dois desses duelos mas apenas ganhou quatro, tendo empatado nos outros cinco jogos. Em 33 pontos possíveis, ganhou 17.

O número de lesões é rapidamente apontado como um dos factores decisivos para esta quebra nos resultados da equipa de Diego Simeone. As baixas no ataque são importantes: dos quatro avançados supostamente titulares como ponta-de-lança, apenas um está disponível. Correa está pronto, mas João Félix e Luis Suárez lesionaram-se recentemente, enquanto o reforço Moussa Dembelé, que chegou a Madrid em janeiro, só jogou quatro vezes até agora.

Mas, mesmo os que continuam a jogar, têm baixado o seu nível em campo. Este é o factor mais visível: a qualidade no relvado de vários futebolistas do Atlético era alta até há uns meses e, agora, é média ou mesmo baixa.

O próprio Suárez, antes de se lesionar, baixou a sua eficácia. João Félix passou a ter um papel secundário, enquanto Koke e Marcos Llorente também não estão a jogar como na primeira volta (na qual o Atlético de Madrid conquistou 50 pontos em 57 possíveis).

Lá atrás, tem valido Jan Oblak, guarda-redes com passagem pelo campeonato português, que já evitou golos quase certos em três jogos recentes: Alavés, Sevilha e Bétis.

No entanto, se Oblak tem aparecido mais, é porque a defesa do Atlético está mais insegura. A equipa de Simeone é conhecida por sofrer poucos golos e, na primeira volta, voltou a demonstrar essa faceta, quando ficou com a baliza a zero durante quatro jornadas consecutivas (que incluíram um duelo com o Barcelona).

Depois seguiu-se uma fase mais “tremida” na defesa, sobretudo entre o final de janeiro e o final de fevereiro: oito golos sofridos em cinco jogos, nesse período.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois é… Lembro-me de uma altura (nem assim há muito tempo) que o Benfica tinha 7 pontos de avanço e perdeu-os em três jogos, perdendo o campeonato para o “segundo”. Hmmmmm…..

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …