Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente ‘leonino’, Frederico Varandas.

O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento clínico do Sporting CP são da Comcorpus, a clínica inaugurada em 2015 pelo atual presidente do clube, Frederico Varandas. Ao todo são cinco clínicos e dois fisioterapeutas desta empresa que prestam serviços no clube.

Nuno Loureiro, coordenador clínico do Sporting desde junho de 2019; Pedro Pessoa, responsável da cirurgia ortopédica do departamento de futebol profissional; Nuno Oliveira, ortopedista; Filipe Bettencourt, fisiatra; e Manuel Resende Sousa, ortopedista e médico das modalidades e da equipa olímpica são os médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus.

Há ainda o caso de Virgílio Abreu, que dirigiu interinamente o departamento médico do emblema de Alvalade, mas que acabou por abandonar funções. Por sua vez, o fisioterapeuta Gonçalo Álvaro, que está no clube desde 2004, terminou funções com a Comcorpus há um ano e meio.

Também os fisioterapeutas Vasco Cabral e Patrice Sacramento estão na mesma situação que os clínicos descritos.

Em declarações ao Público, Frederico Varandas, considera normal os médicos partilharem este tipo de funções. “Todos estes médicos trabalham em vários sítios. Não têm exclusividade”, explicou.

O presidente sportinguista explica ainda que há casos de profissionais que já estavam no clube e na sua empresa ainda antes da sua chegada ao cargo.

Foram encontradas ainda discrepâncias nos currículos de Nuno Loureiro, que para além de estar na Comcorpus e no Sporting, coordena o departamento médico desportivo da Clínica do Dragão, no Porto. No caso do currículo apresentado na clínica portuense, faltam as referências à Comcorpus e às funções que exerce no Sporting. Por outro lado, no currículo da clínica de Varandas, Nuno Loureiro não refere o seu cargo na Clínica do Dragão.

“Não faço ideia por que é que ele não colocou no currículo da Comcorpus as suas funções na Clínica do Dragão. É uma pena porque até seria uma mais-valia. Só posso dizer que ele é um ótimo fisiatra. Mas não sei quantas vezes é que ele vai ao Porto”, disse Varandas.

Em sua defesa, o médico explica que não é ele que controla aquilo que é publicado nos currículos e que não tem exclusividade com nenhuma das clínicas.

A Comcorpus e o Sporting não têm qualquer tipo de protocolo, mas Varandas argumenta que a sua clínica nunca cobrou nada ao clube ou à SAD. “Quando eu era diretor clínico do Sporting, Bruno de Carvalho sugeriu e insistiu que se fizesse um protocolo com a minha clínica, mas eu rejeitei a ideia. Não achava correto”, adiantou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …