Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente ‘leonino’, Frederico Varandas.

O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento clínico do Sporting CP são da Comcorpus, a clínica inaugurada em 2015 pelo atual presidente do clube, Frederico Varandas. Ao todo são cinco clínicos e dois fisioterapeutas desta empresa que prestam serviços no clube.

Nuno Loureiro, coordenador clínico do Sporting desde junho de 2019; Pedro Pessoa, responsável da cirurgia ortopédica do departamento de futebol profissional; Nuno Oliveira, ortopedista; Filipe Bettencourt, fisiatra; e Manuel Resende Sousa, ortopedista e médico das modalidades e da equipa olímpica são os médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus.

Há ainda o caso de Virgílio Abreu, que dirigiu interinamente o departamento médico do emblema de Alvalade, mas que acabou por abandonar funções. Por sua vez, o fisioterapeuta Gonçalo Álvaro, que está no clube desde 2004, terminou funções com a Comcorpus há um ano e meio.

Também os fisioterapeutas Vasco Cabral e Patrice Sacramento estão na mesma situação que os clínicos descritos.

Em declarações ao Público, Frederico Varandas, considera normal os médicos partilharem este tipo de funções. “Todos estes médicos trabalham em vários sítios. Não têm exclusividade”, explicou.

O presidente sportinguista explica ainda que há casos de profissionais que já estavam no clube e na sua empresa ainda antes da sua chegada ao cargo.

Foram encontradas ainda discrepâncias nos currículos de Nuno Loureiro, que para além de estar na Comcorpus e no Sporting, coordena o departamento médico desportivo da Clínica do Dragão, no Porto. No caso do currículo apresentado na clínica portuense, faltam as referências à Comcorpus e às funções que exerce no Sporting. Por outro lado, no currículo da clínica de Varandas, Nuno Loureiro não refere o seu cargo na Clínica do Dragão.

“Não faço ideia por que é que ele não colocou no currículo da Comcorpus as suas funções na Clínica do Dragão. É uma pena porque até seria uma mais-valia. Só posso dizer que ele é um ótimo fisiatra. Mas não sei quantas vezes é que ele vai ao Porto”, disse Varandas.

Em sua defesa, o médico explica que não é ele que controla aquilo que é publicado nos currículos e que não tem exclusividade com nenhuma das clínicas.

A Comcorpus e o Sporting não têm qualquer tipo de protocolo, mas Varandas argumenta que a sua clínica nunca cobrou nada ao clube ou à SAD. “Quando eu era diretor clínico do Sporting, Bruno de Carvalho sugeriu e insistiu que se fizesse um protocolo com a minha clínica, mas eu rejeitei a ideia. Não achava correto”, adiantou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …

Centeno mantém "mistério" sobre BdP. "Não costumo sofrer com ansiedade"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, não fecha a porta à liderança do Banco de Portugal (BdP), dizendo que a eventual decisão, quando vier a ser tomada, será devidamente explicada pelo Governo. Mário Centeno, que …