Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente ‘leonino’, Frederico Varandas.

O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento clínico do Sporting CP são da Comcorpus, a clínica inaugurada em 2015 pelo atual presidente do clube, Frederico Varandas. Ao todo são cinco clínicos e dois fisioterapeutas desta empresa que prestam serviços no clube.

Nuno Loureiro, coordenador clínico do Sporting desde junho de 2019; Pedro Pessoa, responsável da cirurgia ortopédica do departamento de futebol profissional; Nuno Oliveira, ortopedista; Filipe Bettencourt, fisiatra; e Manuel Resende Sousa, ortopedista e médico das modalidades e da equipa olímpica são os médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus.

Há ainda o caso de Virgílio Abreu, que dirigiu interinamente o departamento médico do emblema de Alvalade, mas que acabou por abandonar funções. Por sua vez, o fisioterapeuta Gonçalo Álvaro, que está no clube desde 2004, terminou funções com a Comcorpus há um ano e meio.

Também os fisioterapeutas Vasco Cabral e Patrice Sacramento estão na mesma situação que os clínicos descritos.

Em declarações ao Público, Frederico Varandas, considera normal os médicos partilharem este tipo de funções. “Todos estes médicos trabalham em vários sítios. Não têm exclusividade”, explicou.

O presidente sportinguista explica ainda que há casos de profissionais que já estavam no clube e na sua empresa ainda antes da sua chegada ao cargo.

Foram encontradas ainda discrepâncias nos currículos de Nuno Loureiro, que para além de estar na Comcorpus e no Sporting, coordena o departamento médico desportivo da Clínica do Dragão, no Porto. No caso do currículo apresentado na clínica portuense, faltam as referências à Comcorpus e às funções que exerce no Sporting. Por outro lado, no currículo da clínica de Varandas, Nuno Loureiro não refere o seu cargo na Clínica do Dragão.

“Não faço ideia por que é que ele não colocou no currículo da Comcorpus as suas funções na Clínica do Dragão. É uma pena porque até seria uma mais-valia. Só posso dizer que ele é um ótimo fisiatra. Mas não sei quantas vezes é que ele vai ao Porto”, disse Varandas.

Em sua defesa, o médico explica que não é ele que controla aquilo que é publicado nos currículos e que não tem exclusividade com nenhuma das clínicas.

A Comcorpus e o Sporting não têm qualquer tipo de protocolo, mas Varandas argumenta que a sua clínica nunca cobrou nada ao clube ou à SAD. “Quando eu era diretor clínico do Sporting, Bruno de Carvalho sugeriu e insistiu que se fizesse um protocolo com a minha clínica, mas eu rejeitei a ideia. Não achava correto”, adiantou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …

Em disputa com os EUA, China avança com a construção de 700 laboratórios

A China está a acelerar a construção de 700 novos laboratórios perante um cenário de corrida tecnológica contra os Estados Unidos. O objetivo é aumentar a competitividade do país. A tensão entre Pequim e Washington tem …

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …