Ativistas salvam mais de mil animais da morte em festival chinês

-

Na China, anualmente são mortos mais de 20 milhões de cães e de quatro milhões de gatos para consumo humano. Esta terça-feira, um grupo de ativistas salvou mais de mil animais de serem mortos no festival de carne de cão.

Na véspera do festival de carne de cão que se realiza anualmente na China, um grupo de ativistas tomou de assalto um camião que seguia em direção a um matadouro e que transportava mais de mil cães e gatos.

A organização de ativistas espera que o resgate dos animais seja visto como um “lembrete” de que o consumo humano de carne animal não acontece só durante o festival – já que o camião não se dirigia para Yulin, local onde se realiza o evento -, mas é um problema que dura todo o ano e acontece em todo o país.

Peter Li, um dos organizadores do grupo de ativistas, diz que este foi um dos maiores resgates até então: “Foi um audacioso resgate, o maior que vimos até agora na China. Aplaudimos o trabalho dos homens e mulheres que salvaram a vida destes animais que iam em direção a uma matança brutal”.

Do grupo de 100 ativistas, uns negociaram com o condutor do camião e com a polícia para poder resgatar os animais, enquanto outros providenciavam suporte de vida e cuidados básicos aos cães e gatos, que estavam desidratados e exaustos.

Já foram realizadas várias petições para que o festival não acontecesse, que chegaram até a juntar mais de 11 milhões de assinaturas – ou seja, mais do que toda a população portuguesa. No entanto, ainda que o número seja elevado, foi insuficiente para impedir o evento de acontecer.

Sobre o assunto, a revista Sábado avança que o jornal chinês Global Times garante um festival “mais moderado” este ano, de forma a evitar controvérsia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está uma noticia que vai chocar os Europeus, é errado comer Cães e Gato, mas é certo comer Porco, Vaca, Galinha, como se distingue qual serve de animal de estimação e qual serve de alimento? Comendo nós Vaca somos uns animais aos olhos dos Indianos? E os coelhos? antes eram para consumo, agora viraram animais de estimação, quem comer é um desses nojentos que comem “cães e gatos”? ou ainda é considerado comida?

    A menos que a noticia seja pela libertação dos 1000 animais não vejo razão de ser quando aqui e em todo o mundo milhões de animais estão a ser mortos para consumo, mas esperem, esses não contam?!?

    E sim, não como carne, peixe, leite e ainda estou vivo e de saúde

RESPONDER

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …