Ativistas salvam mais de mil animais da morte em festival chinês

-

Na China, anualmente são mortos mais de 20 milhões de cães e de quatro milhões de gatos para consumo humano. Esta terça-feira, um grupo de ativistas salvou mais de mil animais de serem mortos no festival de carne de cão.

Na véspera do festival de carne de cão que se realiza anualmente na China, um grupo de ativistas tomou de assalto um camião que seguia em direção a um matadouro e que transportava mais de mil cães e gatos.

A organização de ativistas espera que o resgate dos animais seja visto como um “lembrete” de que o consumo humano de carne animal não acontece só durante o festival – já que o camião não se dirigia para Yulin, local onde se realiza o evento -, mas é um problema que dura todo o ano e acontece em todo o país.

Peter Li, um dos organizadores do grupo de ativistas, diz que este foi um dos maiores resgates até então: “Foi um audacioso resgate, o maior que vimos até agora na China. Aplaudimos o trabalho dos homens e mulheres que salvaram a vida destes animais que iam em direção a uma matança brutal”.

Do grupo de 100 ativistas, uns negociaram com o condutor do camião e com a polícia para poder resgatar os animais, enquanto outros providenciavam suporte de vida e cuidados básicos aos cães e gatos, que estavam desidratados e exaustos.

Já foram realizadas várias petições para que o festival não acontecesse, que chegaram até a juntar mais de 11 milhões de assinaturas – ou seja, mais do que toda a população portuguesa. No entanto, ainda que o número seja elevado, foi insuficiente para impedir o evento de acontecer.

Sobre o assunto, a revista Sábado avança que o jornal chinês Global Times garante um festival “mais moderado” este ano, de forma a evitar controvérsia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está uma noticia que vai chocar os Europeus, é errado comer Cães e Gato, mas é certo comer Porco, Vaca, Galinha, como se distingue qual serve de animal de estimação e qual serve de alimento? Comendo nós Vaca somos uns animais aos olhos dos Indianos? E os coelhos? antes eram para consumo, agora viraram animais de estimação, quem comer é um desses nojentos que comem “cães e gatos”? ou ainda é considerado comida?

    A menos que a noticia seja pela libertação dos 1000 animais não vejo razão de ser quando aqui e em todo o mundo milhões de animais estão a ser mortos para consumo, mas esperem, esses não contam?!?

    E sim, não como carne, peixe, leite e ainda estou vivo e de saúde

RESPONDER

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …

Bloqueios na capital da Bolívia levam à escassez de alimentos e de combustíveis

Os bloqueios nas estradas de acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem aos bolivianos a falta de produtos básicos cujos preços …