/

Ativistas resgatam os 15 animais sobreviventes do “pior zoo do mundo”

1

Four Paws

Um cervo do Zoo de Khan Younis, "o pior zoológico do mundo", a ser examinado pelos veterinários da organização Four Paws

Um cervo do Zoo de Khan Younis, “o pior zoológico do mundo”, a ser examinado pelos veterinários da organização Four Paws

Ativistas de proteção dos animais resgataram, esta terça-feira, os últimos 15 sobreviventes do Khan Younis Zoo, em Gaza – “o pior zoológico do mundo” -, onde dezenas de animais morreram de fome nos últimos anos.

A organização internacional de proteção dos animais Four Paws (“Quatro Patas”) relata que os animais resgatados foram encontrados sem comida, sem medicamentos e em jaulas apertadas, com animais empalhados ao lado dos espécimes vivos.

Um tigre-de-bengala, uma ema, um pelicano, duas tartarugas gigantes, dois pássaros, um cervo, cinco macacos e dois porcos-espinhos foram retirados do local e já estão a receber os cuidados necessários. Um cervo bebé morreu pouco antes da chegada dos veterinários ativistas.

A maior parte dos animais está a ser transportada para uma reserva de vida selvagem na Jordânia. No entanto, o tigre Laziz – o último tigre-de-bengala em território palestiniano – deverá ter outro destino: o santuário para grandes felinos Lionsrock, na África do Sul.

O espaço, aberto há nove anos, abrigava animais contrabandeados do Egito através de túneis escavados pelo Hamas usados para transportar armas, comida e medicamentos durante a guerra, segundo o jornal Times of Israel.

Agora, graças à atuação da Four Paws, o zoológico de Khan Younis está finalmente fechado e o proprietário do investimento teria concordado em não voltar a trabalhar com animais.

A organização já tinha visitado o zoológico duas vezes no último ano para ajudar a cuidar dos animais, que estavam a ser negligenciados e chegaram a ser abandonados durante três semanas durante os ataques aéreos a Gaza.

“Tudo era escasso e eles estavam a pagar por isso com as vidas deles”, disse Amir Khalil, veterinário da Four Paws, à agência Reuters.

ZAP / Hypeness

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.