/

Ativistas Femen perturbam conferência de estudos islâmicos

(cv) RT

Ativistas Femen perturbam conferência de académico de estudos islâmicos

Ativistas Femen perturbam conferência de académico de estudos islâmicos

Ativistas da organização feminista Femen perturbaram hoje, de seios nus, uma conferência do académico de estudos islâmicos Tariq Ramadan no âmbito do encontro anual dos muçulmanos em França, informaram ativistas e a organização.

Num vídeo enviado à agência France Presse pela Femen, vê-se uma mulher com uma ‘abaya’ (longa túnica usada pelas mulheres muçulmanas) aproximar-se de Tariq Ramadan, cuja conferência tinha como tema “O Islão político existe?”.

A alguns metros do académico, a jovem tira a túnica, mostrando o peito nu, e a ela juntam-se três outras ativistas, igualmente de tronco nu, que gritam “Alá não é um político”, antes de os seguranças do encontro as conduzirem à saída.

Num comunicado, a organização feminista, que realiza habitualmente este tipo de ações, explica ter protestado “contra a vinda de pregadores fundamentalistas a uma concentração visando politizar os muçulmanos de França sob a égide da Irmandade Muçulmana”.

“O nosso objetivo é opormo-nos às ambições políticas do Islão”, explicou à AFP Inna Shevchenko, porta-voz da Femen em Paris.

Este é um não incidente“, comentou, por seu turno, Tariq Ramadan em declarações à AFP.

Professor de Estudos Islâmicos Contemporâneos na Universidade de Oxford, Ramadan é neto do fundador da Irmandade Muçulmana, o egípcio Hassan El-Banna.

Acusado pelos seus detratores de ter um discurso duplo e de promover em segredo um Islão político, o intelectual, de nacionalidade suíça e que deseja obter a nacionalidade francesa, afirma respeitar os “valores da República”.

Organizado anualmente pela União das Organizações Islâmicas de França, o encontro em Le Bourget, nos arredores de Paris, é a maior concentração anual muçulmana da Europa, com cerca de 50.000 participantes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.