Ativistas Femen perturbam conferência de estudos islâmicos

(cv) RT

Ativistas Femen perturbam conferência de académico de estudos islâmicos

Ativistas Femen perturbam conferência de académico de estudos islâmicos

Ativistas da organização feminista Femen perturbaram hoje, de seios nus, uma conferência do académico de estudos islâmicos Tariq Ramadan no âmbito do encontro anual dos muçulmanos em França, informaram ativistas e a organização.

Num vídeo enviado à agência France Presse pela Femen, vê-se uma mulher com uma ‘abaya’ (longa túnica usada pelas mulheres muçulmanas) aproximar-se de Tariq Ramadan, cuja conferência tinha como tema “O Islão político existe?”.

A alguns metros do académico, a jovem tira a túnica, mostrando o peito nu, e a ela juntam-se três outras ativistas, igualmente de tronco nu, que gritam “Alá não é um político”, antes de os seguranças do encontro as conduzirem à saída.

Num comunicado, a organização feminista, que realiza habitualmente este tipo de ações, explica ter protestado “contra a vinda de pregadores fundamentalistas a uma concentração visando politizar os muçulmanos de França sob a égide da Irmandade Muçulmana”.

“O nosso objetivo é opormo-nos às ambições políticas do Islão”, explicou à AFP Inna Shevchenko, porta-voz da Femen em Paris.

Este é um não incidente“, comentou, por seu turno, Tariq Ramadan em declarações à AFP.

Professor de Estudos Islâmicos Contemporâneos na Universidade de Oxford, Ramadan é neto do fundador da Irmandade Muçulmana, o egípcio Hassan El-Banna.

Acusado pelos seus detratores de ter um discurso duplo e de promover em segredo um Islão político, o intelectual, de nacionalidade suíça e que deseja obter a nacionalidade francesa, afirma respeitar os “valores da República”.

Organizado anualmente pela União das Organizações Islâmicas de França, o encontro em Le Bourget, nos arredores de Paris, é a maior concentração anual muçulmana da Europa, com cerca de 50.000 participantes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

DGS atualiza regras para partos. Hospitais têm de assegurar condições para acompanhantes

A Direção-Geral da Saúde fez uma revisão nas orientações de modo a facilitar o acesso dos acompanhantes e para deixar exclusivamente ao critério da mãe o contacto pele a pele com o bebé e a …

Portugal com mais uma morte por covid-19 e 610 novos casos de infeção

Portugal registou, esta quarta-feira, mais uma morte e 610 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 610 …

Quartos para arrendar estão mais baratos em Lisboa. A culpa é da pandemia

A pandemia provocou uma quebra de preços mas a capital ainda é a cidade onde fica mais caro arrendar um quarto. Ao longo do último ano foi na cidade de Lisboa que se registou a …

MP acusa ativista que interrompeu António Costa de desobediência qualificada. Arrisca 2 anos de prisão

Em 2019, um ativista do movimento Extinction Rebellion Portugal interrompeu e tirou o microfone ao primeiro-ministro António Costa no jantar de aniversário do Partido Socialista. Agora, está a ser acusado de desobediência qualificada. De acordo com …

Jerónimo de Sousa lança críticas ao PS no arranque das autárquicas

Jerónimo de Sousa focou as suas críticas no PS no dia em que a CDU apresentou o compromisso da coligação parar as eleições autárquicas. A CDU promoveu, esta terça-feira, um "ato público" para apresentar o compromisso …

Cabrita vai explicar contrato do SIRESP ao Parlamento

O Parlamento vai ouvir o ministro da Administração Interna para explicar o problema da rede de comunicações de emergência do Estado, SIRESP, cujo contrato termina ainda este ano. A audição de Eduardo Cabrita foi aprovada por …

Falha de luz estraga 2400 vacinas em Famalicão. Almirante desvaloriza e Graça Freitas prevê "abundância"

Uma falha de energia eléctrica no Centro de Vacinação de São Cosme, em Famalicão, no distrito de Barcelos, levou à inutilização de 2400 vacinas. Um incidente que compromete a administração de doses no concelho numa …

Vacinação alargada a diabéticos, obesos e doentes oncológicos. Portugal vai dar vacina da Johnson

Marta Temido, ministra da saúde, Graça Freitas, directora-geral da Saúde, e Gouveia e Melo, coordenador da task force de Vacinação, fazem o balanço da primeira fase de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, revelando mudanças …

Superliga Europeia está oficialmente suspensa. Teve 48 horas de vida

Os criadores da Superliga Europeia de futebol revelaram esta terça-feira à noite, em comunicado, que pretendem remodelar aquela competição, depois de os seis clubes ingleses terem anunciado o seu abandono. “Apesar da anunciada partida dos clubes …

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

Depois de o júri do julgamento da morte de George Floyd ter declarado o ex-agente da polícia Derek Chauvin culpado dos três crimes de que era acusado, Joe Biden exigiu que o Congresso aprove reformas …