Ativistas apresentam queixa contra a PSP. Mulheres terão sido obrigadas a ficar nuas para serem revistadas

1

Climáximo / Facebook

Ativistas do movimento Climáximo no protesto

Ativistas do movimento ambiental Climáximo apresentaram uma queixa contra a PSP por revistas abusivas, em que “as mulheres foram forçadas à nudez”.

A queixa-crime apresentada ao Ministério Público contra a PSP surge na sequência de revistas consideradas “abusivas” a que 26 ativistas do movimento ambiental Climáximo, detidos numa manifestação no final de maio, foram sujeitos na esquadra dos Olivais, avança o Observador.

Algumas das mulheres que foram detidas terão sido obrigadas a despir-se totalmente, ao contrário do que aconteceu com os homens, segundo um comunicado emitido, esta terça-feira, pelo grupo de ativistas pelo combate às alterações climáticas.

“As pessoas detidas foram alvo de revistas injustificadas, tendo as mulheres sido forçadas à nudez (nalguns casos, sem roupa interior), e algumas sido obrigadas a agachar-se para provar que não constituíam uma ameaça”, lê-se no documento.

Segundo o jornal online, os 26 ativistas foram detidos durante uma manifestação no dia 22 de maio em defesa do ambiente, altura em que cerca de 200 pessoas barraram o acesso à rotunda do Relógio, em Lisboa, e algumas tiveram de ser retiradas à força e levadas para a esquadra dos Olivais.

Num comunicado publicado nas redes sociais dias depois, o Climáximo explicava que ” as mulheres foram forçadas à nudez”, mas “o grupo masculino experienciou uma mera revista superficial, que se expressou no tateamento por cima da sua roupa”, acusando assim a polícia de ” tratamento diferenciado”.

No entanto, a PSP sempre negou o que foi relatado e, em declarações ao Expresso, fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP garantiu que a polícia se limitou “a fazer os procedimentos de segurança legalmente admissíveis“. Sobre a suposta obrigação das mulheres, a mesma fonte disse apenas que é “absurdo” e “inverosímil”.

ZAP //

1 Comment

  1. …essa e para aqueles devotos que acham que os homens de azul sao anjos na terra e que o pessoal dos bairros sociais a falar em abusos e sem fundamentos e n sao boa gente … e agora? as meninas ja se acredita tudo? pois e os abusos vao continuar aumentar porque muitos ( pesquizem que agencia andam a treinar as policias um pouco por todo mundo) so julgam que a policia so serve para meter “aquela gente” na linha mas esquecem-se do karma que a vida tras.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.