Ativista do movimento #MeToo acusada de assédio sexual

A legisladora californiana, um dos principais rostos do movimento #MeToo, está agora a ser investigada por assédio sexual a dois colegas.

Cristina García, legisladora democrata da Assembleia da Califórnia que alcançou notoriedade nos últimos meses pelo seu papel no movimento #MeToo, foi acusada, esta quinta-feira, de assédio sexual por dois homens, avançou o Politico.

Daniel Fierro, que trabalhava no escritório do congressista Ian Calderon, disse que García, que parecia estar sob efeito de álcool, mexeu-lhe nas costas e no rabo e tocou-lhe na entreperna durante um jogo de softbol em 2014.

Além disso, um lobista, que falou sob condição de anonimato, afirmou que a legisladora lhe fez uma proposição sexual explícita e tentou tocar-lhe nos genitais durante um evento de arrecadação de fundos em 2017.

Em comunicado divulgado pelo Los Angeles Times, García confirmou que assistiu a esse jogo de softbol em 2014 mas acrescentou que não se recorda de se ter comportado “de maneira inadequada”, algo que vai contra os seus valores.

“Cada denúncia sobre assédio sexual deveria ser levada a sério, por isso, participarei a fundo em qualquer investigação que se venha a realizar”, acrescentou.

García é desde 2012 a congressista que representa o Distrito 58 da Califórnia, no qual se incluem cidades situadas na periferia de Los Angeles como Bell Gardens, Commerce, Downey, Montebello, Pico Rivera e Norwalk.

Além de presidir o Cáucaso Legislativo das Mulheres na Califórnia, García destacou-se nos últimos meses pelas suas ações dentro e fora da Assembleia para impulsionar o movimento #MeToo contra as agressões sexuais.

Uma imagem da legisladora californiana fez parte do número especial da Time no qual a revista elegeu como Pessoa do Ano de 2017 as ativistas deste movimento.

EFE ZAP // EFE

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Chiça!… Não lê muito frquentemente, você. É dos serviços de compilações de notícias mais equilibrados ideológicamente que conheço. Sim, isto de facto não é o Observador nem O Diabo.

      • Ah é equilibrado ideologicamente? Façamos entao o seguinte exercicio. Encontre-me uma noticia pro-Trump da ZAP. Uma a revelar que o desemprego negro é o mais baixo da historia dos EUA com Trump, qualquer coisa assim do género ou entao qualquer coisa anti-Obama ou anti-Clinton como o dinheiro da fundacao Clinton que foi sonegado ao Haiti, o escandalo do Uranium deal ou qualquer outra coisa anti-esquerda. Vou esperar sentado.

          • Ok, claramente quem trabalha na ZAP nem sequer lê o que a ZAP escreve. Foi dar como exemplo um artigo onde alguém na ZAP escreveu que “Trump diz que” que é maneira subterfugia de dizer q está a mentir. Mais à frente continuam a dizer “Donald Trump passou a aceitar os números oficiais” que é outra maneira de dizer que Trump é um troca-tintas, Depois continuam a dizer que Trump dizia q os relatorios oficiais eram falsos e agora como eram a favor já dizia q eram verdadeiros, ou seja um sem-carácter. “Questionado sobre a contradição, Spicer riu-se” portanto Spicer parvinho. E para terminar. Para acabar a ZAP diz “Donald Trump… Em apenas um mês e meio, conseguiu o astronómico milagre que os governantes de todos países do Mundo anseiam: baixar o desemprego de 29% para 4,7%.” Portanto ironia.
            Exemplo 2 Irão: A ZAP começa logo com uma mentira a dizer que Obama fechou uma investigação ao Hezbollah. Obama nao fechou investigaçao nenhuma, porque investigação significa que estariam a procura de saber como fazia o Hezbollah o tráfico. A verdade é que Obama PERMITIU o tráfico de droga que entra na Europa, algo muito mais danoso do que o que a ZAP escreveu. Aliás o próprio artigo da ZAP se contradiz quando mais à frente dizem que “O projeto Cassandra foi lançado em 2008, depois de terem sido obtidas provas de que o grupo Hezbollah traficava drogas e armas, branqueava dinheiro e outros crimes”. Portanto se a administração Obama tinha provas ia fechar uma investigação ao quê? As inevstigações fazem-se antes de haver provas. Para reforçar o “lava-mais-branco” do Obama a ZAP cita “Lewis, que trabalhou tanto na Casa Branca como no Departamento de Justiça durante a Administração Obama, contraria essa versão: “Houve um padrão consistente de ações tomadas contra o Hezbollah, através de duras sanções antes e depois do acordo com o Irão”. Portanto Obama encerrou uma simples investigação ao Hezbollah e fonte que trabalhou com Obama garante que o Hezbollah sofreu duras sanções antes e depois do acordo com o Irão. Ainda acrescetam “David Asher disse ainda que “quanto mais perto chegávamos de um acordo com o Irão, mais depressa ‘desapareciam’ estas atividades.” Portanto lendo o artigo, o Hezbollah encerrou para férias.
            Todo o 1º artigo é uma tentativa de fazer o Trump parecer um pateta, e o 2º um baralhar de contra-informação para ilibar Obama. ZAP = propaganda pura de extrema-esquerda

            • Você não está bom… Além de ser completamente faccioso. Primeiro tudo o que você diz que o artigo insinua sobre Trump, são factos: Trump de facto está farto de mentir, farta-se de se recusar a admitir os números oficiais e tudo para ele são “fake news”. Você até pode gostar do Trump, porque há gostos e gente pra tudo… Mas viver em negação da realidade não é o que vai fortalecer a sua argumentação a favor de Trump. Trump não é louco e mau caracter por ser de Direita… Mas sim por ser louco e mau caracter. A Esquerda também está cheia deles porque quando as pessoas nascem, ninguém lhe pergunta “queres ser de Esquerda/Direita ou queres ter bom caracter?”

              Meu caro, isso é uma infantilidade. Diga-me por favor o nome de 3 políticos de Direita que você considere uns idiotas desonestos e maus caracter… Não me diga que não consegue pensar em nenhum porque são todos virtuosos e impolutos!..

              Deixe-me dar-lhe um exemplo:

              Um indivíduo de Esquerda exemplar: João Cravinho.
              Três indivíduos de Esquerda execráveis: José Sócrates, Fátima Felgueiras e Eduardo Catroga.

              Faça lá agora você a mesma coisa para a Direita, para demonstrar alguma honestidade intelectual.

              PS: Obrigado ao ZAP por consubstanciar aquilo que da minha parte, julgo não ter sido mais do que fazer justiça ao serviço ideológicamente isento da AEIOU.

  1. Espero que esta avantesma tenha agora a decência de fazer aquilo que sempre exigiu que os outros fizessem: Que se demita uma vez que foi acusada e está ser investigada. Para os outros nunca foi preciso que nada estivesse provado para que se tivessem de demitir ou para que as suas carreiras ficassem arruinadas.

    Graças a aberrações como esta mulher, a presunção da inocência deixou de prevalecer em matérias de assédio. Ela que prove agora do próprio remédio!

  2. Isso do #metoo tinha tudo para correr mal. Começou com casos reais de abusos e de assédio e terminou com qualquer caso por mais insignificante que fosse. Foram longe de mais ao ponto de haver pessoas a aproveitar-se da situação e de surgirem hipócritas.

  3. Oh diabo!!
    Também já fui assediado daquela forma várias vezes!!!
    Estou confuso… não sei se permita mais assédios ou se peça indemnização às infractoras que me assediaram!!

RESPONDER

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …