/

Atentado junto às embaixadas em Cabul faz 80 mortos e mais de 300 feridos

Jawad Jalali / EPA

-

Pelo menos 80 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas no atentado que ocorreu esta quarta-feira em Cabul, perto do Palácio Presidencial e onde se encontram várias embaixadas e edifícios governamentais.

O porta-voz ministerial Ismail Kawusi confirmou à agência EFE que 80 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas. Já o Ministério da Administração Interna afegão, citado pela Associated Press, diz que morreram 64 pessoas e 320 ficaram feridas.

O atentado foi executado com um carro armadilhado, pelas 08h25 (04h55 em Lisboa), no distrito policial 10, perto da praça de Zanbaq, na área diplomática da capital, informou na sua conta oficial do Twitter o porta-voz do Ministério afegão do Interior, Najib Danish.

As embaixadas de França e da Alemanha sofreram “danos materiais” com o atentado, informou a ministra dos Assuntos Europeus francesa, Marielle de Sarnez. “Há danos materiais na embaixada de França, e há também danos materiais na embaixada da Alemanha”, disse à rádio Europe 1.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, a explosão feriu funcionários da Embaixada alemã e matou um guarda afegão no exterior do edifício. O chefe da diplomacia alemã afirmou que todos os trabalhadores estão já em segurança e enviou condolências à família do segurança morto.

“Os nossos pensamentos estão com as famílias e amigos das vítimas. Desejamos aos feridos uma recuperação rápida”, disse Gabriel, prometendo que o ataque não abalará a determinação alemã em “apoiar o regime afegão com a estabilização do seu país”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha já ativou um gabinete de crise para lidar com a situação.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.