Atentado contra caravana da NATO em Cabul faz 9 mortos

Jawad Jalali / EPA

-

Pelo menos oito civis e um atacante morreram e outras 26 pessoas ficaram feridas num atentado suicida à passagem de uma caravana da missão da NATO, no Afeganistão, numa zona da alta segurança em Cabul.

A explosão ocorreu por volta das 07h45 locais (02h15 em Lisboa), no Distrito Policial 9, no centro da capital afegã, à passagem de uma caravana da NATO e “perto da embaixada dos Estados Unidos”, disse à EFE o porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid.

O primeiro balanço indicava quatro mortos e 22 feridos, todos civis. Nenhum membro da Aliança Atlântica ficou ferido, acrescentou Mujahid.

“Uma fonte de segurança disse à agência Amaq – órgão de propaganda do EI – que um mártir do Estado Islâmico detonou o seu veículo bomba contra um grupo de forças norte-americanas junto à embaixada dos Estados Unidos em Cabul”, fez saber o Estado Islâmico. A autenticidade da informação não pôde ser confirmada.

De acordo com a fonte, “pelo menos oito soldados norte-americanos morreram na sequência da explosão e outros ficaram feridos”, além do autor do atentado. O número de feridos não foi especificado.

Num outro ataque no mês passado na zona de maior segurança de Cabul, cinco civis morreram e outras três pessoas ficaram feridas quando um suicida que seguia a pé detonou os explosivos que transportava contra um veículo de funcionários do Governo afegão no exterior do palácio presidencial.

Esse atentado também foi reivindicado pelo grupo extremista através de um comunicado difundido na Internet pela agência Amaq.

O Governo do Afeganistão tem vindo a perder terreno face aos talibãs e outros grupos insurgentes desde o final da missão militar da Aliança Atlântica e atualmente apenas controla 57 % do país, segundo o inspetor especial geral para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR) do Congresso dos Estados Unidos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.