Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de “Os Lusíadas”

3

ateneucomercialporto.pt

Os Lusíadas – 1ª edição, exemplar do Ateneu Comerical do Porto

Um exemplar raro da obra “Os Lusíadas”, avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa.

Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da obra “Os Lusíadas”, avaliado em 100 mil euros, assim como outras peças valiosas, entre as quais um candeeiro de cristal avaliado em 150 mil euros e loiças do século XX.

O Ateneu de Lisboa fechou portas em 2012, depois de ter entrado em insolvência, e, mais tarde, foram levantadas suspeitas de irregularidades na sua gestão. Entretanto — e apesar de ainda aguardar uma classificação pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) —, o edifício pode ser transformado num projeto residencial pela Vogue Homes.

Enquanto as obras não avançam e a classificação da DGPC não chega, o Ateneu Comercial de Lisboa vai abrir as portas a visitantes, numa estratégia para “ir ao encontro das melhores expetativas, pois a alternativa era o clube ficar sem sede, fechar de vez e extinguir-se definitivamente”, justifica o presidente do Ateneu, Joaquim Faustino, em declarações ao jornal online.

Relativamente à obra de Camões agora desaparecida, em 2012, o responsável já tinha afirmado que esta edição era “tão valiosa” que “deveria estar na Torre do Tombo”, também na capital lisboeta.

O Observador escreve ainda que pode haver mais objetos desaparecidos, uma vez que o Ateneu não mantém um inventário das obras que lhe pertencem.

ZAP //

3 Comments

  1. façam uma busca às casas de todos os dirigentes que estao agora è frente do ateneupode ser que encontrem algo mais do que estes objectos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.