Chegou o momento de “meditarmos todos” sobre a atenção que damos ao Chega

27

Tiago Petinga / LUSA

Protesto do Chega no Parlamento durante discurso de Lula da Silva

Protestos durante discurso de Lula: primeiro-ministro aponta o dedo à comunicação social, presidente do Sindicato dos Jornalistas reage.

O Chega convocou uma manifestação contra a presença de Lula da Silva em Portugal, para o exterior da Assembleia da República, mas os protestos não se ficaram por aí.

Tal como se previa, também no interior da Assembleia houve protesto: quando o presidente do Brasil começou a falar, na manhã de 25 de Abril, todos os deputados do Chega levantaram-se, com cartazes na mão onde se lia “Chega de corrupção” e “Lugar de ladrão é na prisão”; e ainda bandeiras da Ucrânia.

Sempre que havia aplausos ao discurso de Lula, os deputados do Chega batiam com as mãos nas mesas – o que originou uma reacção visivelmente irritada, em tom mais elevado, de Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República.

“Os deputados que querem permanecer na sala têm de se comportar com urbanidade, cortesia e a educação exigida a qualquer representante do povo português. Chega de insultos, chega de degradarem as instituições, chega de porem vergonha no nome de Portugal”, avisou (ou gritou) Santos Silva.

Lula da Silva não deu muita importância: “Foi uma cena ridícula. Isto é o que acontece quando as as pessoas não têm coisas boas para dizer. Quando eles voltarem a casa vão pensar: que papelão nós fizemos”.

Críticas ao jornalismo

Horas mais tarde, António Costa também abordou este momento protagonizado por uma “ultra-minoria que precisou de fazer barulho para suplantar em ruído a falta de representação popular que efectivamente tem”.

“A representação popular não resulta do barulho que se faz ao bater na mesa, resulta dos votos. O Chega teve os votos que teve e é uma ultra-minoria. Não é regra e felizmente é só excepção”, declarou o primeiro-ministro.

Costa virou-se depois para o papel dos jornalistas, quando questionado se tem dado muita visibilidade ao partido de André Ventura. “Visibilidade? Eu não tenho nenhum canal de televisão, não tenho nenhuma rádio ou jornal. Quem lhes dá visibilidade? São as televisões, as rádios, os jornais ou é o primeiro-ministro? Os senhores é que lhes dão visibilidade”.

O primeiro-ministro prolongou este assunto, mesmo sabendo que deverá ser criticado nos próximos dias: “Vão entreter-se a bater-me nos próximos dias. Mas os media dão-lhes mesmo uma atenção desproporcionada ao que eles (Chega) representam na nossa vida colectiva”.

Meditar

O presidente do Sindicato dos Jornalistas reagiu a estas palavras e apelou à reflexão: “É um excelente momento para meditarmos todos. Parece-me que, por vezes, há um excesso de aparição mediática do Chega em muitos momentos, explorando a polémica para lhe dar grande expressão”.

Luís Simões retirou uma ideia do discurso de António Costa: a falta de experiência dos jornalistas em Portugal. “Nós ainda não estamos preparados para esta forma de lidar com estas actuações. Porque, na verdade, o primeiro-ministro passa grande parte do tempo a falar no Chega e naquele momento da polémica”, analisou, na Antena 1.

ZAP //

27 Comments

  1. Este sr Luis Simões que deve ser mais um comunista pró russo a favor da guerra já não estaria tão preocupado se fosse uma intervenção da esquerda radical, mas como é da direita ja aparece todo empertigado. É o reflexo da pobreza do nosso jornalismo, aqui patente por um dos representantes laborais. É por isso que recomendo a quem quer ver jornalismo isento, que o faça através de canais estrangeiros.

    • E vc como é da direita radical acha que se pode fazer arruaça na AR. Se fosse o Zelensky não havia patada…como foi o Lula…

    • Santos Silva e o Presidente da República é que são os grandes culpados deste incidente, porque foram os autores de convidar um outro Presidente para a comemoração do 25 de Abril. Foi uma aberração que nunca tinha acontecido no Portugal democrático.

  2. desde o 25 de abril, isto so se tem promovido o mal. so se desvaloriza os princípios e os valores. o 25 de abril, e bom para a corrupção, os gananciosos, e os portugueses cada vês tem menos valor, são números. as noticias são lixo, uma lavagem de cérbero, a mim não lavam. quem diz a verdades e escorraçado. não convém, existe muitos interesso instalado. eu no meu ver o 25 de abril não foi feito para isso, ou então o povo ate ai foi enganado. porque o que eu estou a ver e um pais super endividado. e muita gente com a palavra democracia a enriquecer de dia para dia. e ninguém pode dizer nada. gente que não tinha nada, foi para a politica e esta cheio de dinheiro, e o pais cheio de dividas. tudo mama, ou seja sempre os mesmos. e sempre os mesmos a pagar. tudo a cair de maduro, hospitais, escolas, segurança. tudo, fundações e instituição, e mato. obras faraónicas, so no papel. mas super carras. o que se deveria gastar para fazer o que o pais o precisa, gastasse 4 ou 5 vezes mais em estudos, obras foi o dinheiro so em papel. bom e isto que eu penso. mas isto que eu escrevi. a quem lhe serve a carapuça, usa a arte e manchar de o deita a baixo porque quem como o eu pensa assim esta a ir contra os seu interesses.

  3. A sabedoria, é uma abundância de conhecimentos acumulada ao longo do tempo.
    E em (tempo), ninguém supera a china…

  4. Engraçado.
    O Chega foi democraticamente eleito com representatividade significativa.
    O Pedro Nuno Santos, aparece semana sim semana sim nos media e ninguém questiona nada.
    Quem decide a quem dar atenção?
    O Costa gostava de decidir isso também… a esquerda tem o vício de controlar tudo… o Maduro faz igual.

  5. Enquanto os partidos ppliticos, todos, não fizerem um exame de consciencia sério, o Chega só lhes agradece porque cada caso “Alexandra Reis, José Socrates, Salgado, Manuel Pinho, etc” sao “pedras” que dão ao Chega para lhes atirar de volta. Ou seja quem dá tempo de antena ao Chega são os partidos politicos com a sua incompetência, não os jornalistas. Esta “hailidade” saloia do Costa, nem ele acredita nela.

  6. O chega sempre teve duas fontes de alimentação:
    O PS e a Comunicação Social.
    Ao PS interessava o crescimento do chega para que o PSD não crescesse. Agora com mudanças na liderança do PSD o caso mudou de figura.
    À Comunicação Social porque tinha ganhos publicitários.
    O Chega APENAS tem a importância que lhe quiserem dar.
    Basta pensar nas contradições do seu chefe e nas propostas que apresenta para se perceber quão oco o chega é.

  7. Não sou radicalista mas parece-me que mais vale votar no chega…
    Só se fala no chega porque os demais partidos são o que são. O PS levou o pais à Bancarrota e depois entra em grande com um governo maioritáriamente composto por elementos do governo de socrates que nos levaram à bancarrota. Hoje em dia é o que se vê nesse partido e na sua forma de governar portugal. Tanto falaram do Passos e dos seus impostos e nem no tempo da troika os impostos foram tão altos… parece-me que isto vai contra os ditos ideais de esquerda;
    o PSD não tem gente capaz e o atual presidente para mim não tem qualuqer competencia para assumir um cargo de chefia do governo;
    PCP e BE queimaram-se ao viabilizar o governo do PS. Não entraram na governação mas deram carta branca e não podem agora dizer que não foi nada com eles. Se nessa altura não foram capazes de exigir agora não servem para nada…
    Por isso se à descontentamento o unico que se ouve “bradar” é o chega…
    Resalvo que o chega é andré ventura e sem ele não é nada… aguardar e ver por melhorias dias…

  8. E uma simples questão de respeito, mesmo que se discorde se desaprove e repudie não é num momento destes que se faz esta triste figura na A.R ! …. Mas para A. Ventura e os seus comparsas “com respeito ao respeito , não há respeito nenhum” . Como quer este Sr. ser respeitado e pretender a ocupar um cargo de executivo no Governo Português ???? ……….. Também estou descontente com certas ações este Governo , mas não daria este “Lamentável Espetáculo” que en nada dignifica o nosso País !

  9. Os grandes culpados de tudo isto foram o Presidente da República (que convidou o serralheiro do Brasil) e o PS que organizou toda esta paneleirice esquerdoide., para o dia 25 de Abril. Se este Pró-Putin não viesse cá neste dia, nada desta reação teria acontecido. Mas eles querem fazer o Chega pagar por esta decisão desastrosa de convidar o patego brasileiro.

  10. Ainda falam eles em democracia, basicamente para a esquerda tudo que seja contra eles é anti democrático. Até vão ao ridículo de expressar que quem vota no Chega, em vez de ser cidadãos de Portugal, são uma minoria que não conta para nada. A continuar com estas acções retrogadas e anti democráticas vão dar mais força há nossa revolta, a nossa voz ainda vai ser mais forte nas próximas eleições.

  11. Parece que os facistas são os de esquerda, nunca um partido foi tão maltratado na história da democracia, isto vindo de partidos qe sofreram com a ditadura, estão a fazer o mesmo que lhes fizeram, parece qe a democracia só existe para o lado da esquerda radical, se for a direita já não se aplica. Temos um esquerda que era ( e é ) contra a NATO, contra a presença na União Europeia, contra o Euro, a favor da Russia, Venezuela, Coreia do Norte e todas as ditaduras do mundo, foi formado um governo com o apoio escrito dessa esquerda e não se passou nada , mas se existe um partido que é contra a corrupção e a favor da autoridade do estado e da justiça, cai o carmo e a trindade , apenas porque no meio do seu discurso aparecem umas ideias estupidas como a castração quimica de pedofilos, que ja acontece em alguns casos, a pena de prisão perpétua, que eixste em muitos paises europeus, que depois é convertida em 30 pu 40 anos, contra os imigrantes que não trabalham e vivem de subsidios e contra alguns membros de certas classes sociais que roubam e vivem de subsidios … mas eles dizem o mesmo para toda a gente, quem rouba e que vive de subsidios deve ser obrigada a constribuir para a sociedade .. é por isto que o Chega tem Lepra? é por isto que pela primeira vez o 3.º e 4.º partidos mais votados não têm vice presidentes na assembeia da republica .. estamos a viver o inicio de uma ditdura de esquerda … uma ditadura do politicamente correcto ..

    • Tudo porque o PS atual é comandado por gente quase comunista , como António Costa. Não esquecer que o pai dele era comunista, assim como o pai do Medina. E o resto são uns cachopos armados em políticos que quase andam à porrada para ver quem sucede a Costa na liderança do partido.

  12. Sendo certo que o CHEGA não resolverá problema nenhum, também é certo que os que atualmente têm o poder (e meto no mesmo saco os dois partidos do designado arco da governação) esgotaram a paciência do povo. O CHEGA vai assim continuar a subir de eleição em eleição. Este partido vive da revolta, da indignação dos portugueses perante situações como a futura, mas já certa, ilibação de Sócrates; Das reformas chorudas dos políticos aos quarenta e poucos anos; Dos políticos sem qualquer espinha dorsal, yes men que vivem apenas para o tacho, verdadeiras prostitutas intelectuais que tudo fazem para manter a cabeça à tona. Os Ferros Rodrigues, os Santos Silvas e tantos outros também contribuem para alimentar diariamente o CHEGA, muito embora pensem que fazem o contrário. Ainda não perceberam que a afronta direta a este partido, apenas lhe dá mais força. Os portugueses veem que o partido tem condições para “irritar” os de sempre. Certamente porque lhes faz frente, pensará o povo. Se fosse insignificante, muitos portugueses não votariam no CHEGA. E só para ver os de sempre irritados já vale a pena votar no CHEGA. É porque este partido estará a mexer com algo que não lhes interessa, pensará o povo. E assim, se vai alimentando um partido, que como referi nada resolverá. São os incompetentes, os ladrões, os artistas que tomaram o aparelho de Estado desde o 25 de abril que na realidade são os fundadores e maiores recolhedores de votos para o CHEGA. E ainda não o perceberam. E isso é que é mais grave.

  13. O Chega poderá, em algum momento, chegar aos 25% ou mais, porque há tanto ladrão e incompetente armados em governantes. Eles é que são os grandes impulsionadores do Chega e depois ainda se vêm queixar. Isso só prova o seu amadorismo e incompetência.

    • O Chega alimenta-se de pessoas de baixo nível cultural, de trogloditas. O problema é que em Portugal há muitos. A culpa foi do Tribunal Constitucional que o aceitou como partido político.

      • um exemplo perfeito de um democrata, só que não! Ainda bem que não tens qq autoridade, a democracia que defendes não é bem vinda!

  14. para os Bebés chorões que gritam para chamar a atenção, se lhes dão a atenção, vão alimentar o seu Ego, convencendo-se que a estratégia resultou.
    Deste modo recomenda-se o uso do poderoso IGNORAR

  15. Tenho pena de pertencer a uma nação que tem um partido cujos membros não têm qualidades humanas nenhumas e envergonham o país. Espero pelo dia em que a comunicação social faça um pacto para boicotar o Chega e não lhe dar mais visibilidade. Sou pela higienização do espaço público, quem não cumpre as regras da Democracia não deve ter direitos.

    • Pergunta que pode parecer estupida, mas não seria isso censura?
      Porque raio se lutou no 25 de Abril de 74, para ter uma democracia que não aceita divergências?

      Consegue ver a ironia do que escreveu?

  16. Votei sempre no mal menor… nada me apega ao chega, penso que é um partido sem programa, que vive apontando os erros, as vigarices e os defeitos dos outros, até aqui tudo bem, em relação aos lelos apoio-os (já fui vitima deles), em relação ás fronteiras abertas apoio-os, isto virou um cói de ladrões e bandidos… bem… apoio mais coisas, mas e se o chega governasse… com as contradições e comportamentos a que temos assistido… creio que a nossa liberdade voltava ao tempo da outra sen hora… por isso vota no chega, põe-no a governar e vais ver o que são eleições livres e liberdade.

  17. Os artistas de circo continuam na sua senda. Gostava de ver um dia no calendário político o 25 de Novembro. Não há data mais asquerosa para a democracia mas que não devia ser esquecida pelos portugueses. A esquerda que se arvora democrática , foi esta que quis tomar de assalto Portugal

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.