Até 2035, todos os carros na Holanda terão de ser eléctricos ou movidos a hidrogénio

O governo holandês apresentou um plano de energia de longo prazo que estipula a proibição de novos carros movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035. Além disso, todas as casas terão as entradas de gás natural desligadas a partir de 2050.

O plano governamental teve um amplo apoio parlamentar, apesar de muitos partidos políticos defenderem que poderia ter ido ainda mais longe.

Com este plano, a Holanda, casa da multinacional Shell – uma das maiores companhias de petróleo e gás do mundo – pode ser um dos primeiros países do mundo a colocar uma data concreta para acabar com os combustíveis fósseis nos motores de automóveis.

A agenda estabelece que, de 2035 em diante, todos os carros vendidos devam ter emissão zero, sejam eléctricos ou movidos a hidrogénio. A maioria do parlamento holandês tinha solicitado que a mudança ocorresse em 2025, mas, segundo o ministro, essa data seria inviável por estar muito próxima.

Gás natural e foco na redução de CO2

Segundo o plano holandês, as novas casas não serão ligadas a redes de gás natural. Já as casas existentes, serão gradualmente desligadas.

A partir de 2050, as residências deixarão compeltamente de usar mais gás natural, passando a ser aquecidas a partir de calor residual de processos industriais e por fontes geotérmicas.

Uma nova infraestrutura será construída para o efeito.

Essa mudança será significativa, já que a Holanda é desde os anos 60 a maior produtora de gás natural da Europa e a maior exportadora, além de ter uma das maiores redes de distribuição de gás do mundo.

Os custos da troca de rede deverão atingir os 200 mil milhões de euros ao longo de 20 anos.

Ainda assim, alguns sectores da indústria holandesa precisarão de gás para funcionar, mas terão que usar técnicas de armazenamento de carbono para compensar as emissões.

A agenda energética da Holanda realça ainda que as atenções dos europeus a respeito de mudanças climáticas e do sector energético devem estar voltadas para a redução de CO2.

“Focar na eficiência energética e nas energias renováveis deveriam ser medidas secundárias com relação ao cumprimento de metas de redução de carbono no ambiente”, salienta o plano.

// EcoD

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parabens Holanda, aqui está uma medida para ferir a besta do lobbi do petroleo que sustenta os terroristas salafistas e wabbismo que com o nosso dinheiro vem nos tentar impor o LIXO DO ISLAMISMO, terror, barbarie e crueldade sem igual;
    Libertemo-nos dos terroristas sauditas wabbittas e da porcaria do seu vinho de depravação, o petroleo, que mais não tem feito que destruir a nossa querida natureza e ambiente; tanta preocupação com o ambiente e mantem-se o maldito lobbi do petroleo a conspurcar o mundo?

RESPONDER

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …