Até 2035, todos os carros na Holanda terão de ser eléctricos ou movidos a hidrogénio

O governo holandês apresentou um plano de energia de longo prazo que estipula a proibição de novos carros movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035. Além disso, todas as casas terão as entradas de gás natural desligadas a partir de 2050.

O plano governamental teve um amplo apoio parlamentar, apesar de muitos partidos políticos defenderem que poderia ter ido ainda mais longe.

Com este plano, a Holanda, casa da multinacional Shell – uma das maiores companhias de petróleo e gás do mundo – pode ser um dos primeiros países do mundo a colocar uma data concreta para acabar com os combustíveis fósseis nos motores de automóveis.

A agenda estabelece que, de 2035 em diante, todos os carros vendidos devam ter emissão zero, sejam eléctricos ou movidos a hidrogénio. A maioria do parlamento holandês tinha solicitado que a mudança ocorresse em 2025, mas, segundo o ministro, essa data seria inviável por estar muito próxima.

Gás natural e foco na redução de CO2

Segundo o plano holandês, as novas casas não serão ligadas a redes de gás natural. Já as casas existentes, serão gradualmente desligadas.

A partir de 2050, as residências deixarão compeltamente de usar mais gás natural, passando a ser aquecidas a partir de calor residual de processos industriais e por fontes geotérmicas.

Uma nova infraestrutura será construída para o efeito.

Essa mudança será significativa, já que a Holanda é desde os anos 60 a maior produtora de gás natural da Europa e a maior exportadora, além de ter uma das maiores redes de distribuição de gás do mundo.

Os custos da troca de rede deverão atingir os 200 mil milhões de euros ao longo de 20 anos.

Ainda assim, alguns sectores da indústria holandesa precisarão de gás para funcionar, mas terão que usar técnicas de armazenamento de carbono para compensar as emissões.

A agenda energética da Holanda realça ainda que as atenções dos europeus a respeito de mudanças climáticas e do sector energético devem estar voltadas para a redução de CO2.

“Focar na eficiência energética e nas energias renováveis deveriam ser medidas secundárias com relação ao cumprimento de metas de redução de carbono no ambiente”, salienta o plano.

// EcoD

1 COMENTÁRIO

  1. Parabens Holanda, aqui está uma medida para ferir a besta do lobbi do petroleo que sustenta os terroristas salafistas e wabbismo que com o nosso dinheiro vem nos tentar impor o LIXO DO ISLAMISMO, terror, barbarie e crueldade sem igual;
    Libertemo-nos dos terroristas sauditas wabbittas e da porcaria do seu vinho de depravação, o petroleo, que mais não tem feito que destruir a nossa querida natureza e ambiente; tanta preocupação com o ambiente e mantem-se o maldito lobbi do petroleo a conspurcar o mundo?

RESPONDER

Governo de Passos investigado por suspeitas de corrupção no projecto do TGV

O Ministério Público está a investigar eventuais crimes de corrupção durante o Governo de Passos Coelho, visando em concreto o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro e o projecto do TGV. O Público avança que um dos …

Governo espanhol admite suspender autonomia da Catalunha

A vice-presidente do Governo espanhol confirmou, esta quarta-feira, que Madrid admite suspender totalmente ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas. "Carles Puigdemont …

Armamento roubado em Tancos encontrado na Chamusca

A Polícia Judiciária Militar informou, esta quarta-feira, que encontrou na zona da Chamusca, distrito de Santarém, o material de guerra roubado dos Paióis Nacionais de Tancos. Segundo o Público, a Polícia Judiciária Militar (PJM) fez uma …

Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy estão nas mãos de Trump

O maior mistério no imaginário popular da história recente dos Estados Unidos é quem foi o verdadeiro culpado pelo assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, uma incógnita com inúmeras dúvidas que podem ser esclarecidas com …

Açúcar estimula o crescimento de tumores malignos

Uma equipa de cientistas descobriu, num estudo realizado durante nove anos, que o consumo de açúcar por doentes oncológicos ativa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores. A ligação entre o açúcar e …

Ministra da Administração Interna exigiu demissão e Costa aceitou

António Costa aceitou esta quarta-feira a demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Constança Urbano de Sousa apresentou na noite desta terça-feira a sua demissão ao primeiro ministro António Costa que, numa nota …

Os africanos tiveram antepassados de pele clara

Segundo um novo estudo, as teorias científicas que diziam que os hominídeos só começaram a ter pele clara quando saíram de África estão erradas. Uma equipa de geneticistas da Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, nos EUA, …

Misteriosos "portões" antigos descobertos na Arábia Saudita

A descoberta de 400 estruturas de pedra antigas, na Arábia Saudita, está a intrigar os arqueólogos que ainda não conseguiram determinar de quando datam, nem para que foram construídas ou que fim tiveram. Estas estruturas de …

Propulsor elétrico da NASA bate recordes e pode levar-nos a Marte

Um propulsor que está a ser desenvolvido para uma futura missão da NASA para Marte quebrou vários recordes durante os testes, sugerindo que a tecnologia está no caminho para levar os humanos ao planeta vermelho …

Marcelo dá "última oportunidade" a Costa (com peso na consciência e no mandato)

Naquele que já foi considerado o discurso mais duro do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa ameaçou "usar todos os poderes" contra a "fragilidade do Estado". Em Oliveira do Hospital, local que escolheu para …