Até 2030, a Ford irá vender apenas carros totalmente elétricos na Europa

O construtor automóvel Ford anunciou hoje um investimento de 1.000 milhões de dólares (830 milhões de euros) na modernização da sua fábrica em Colónia, na Alemanha, com o objetivo de até 2030 vender apenas veículos totalmente elétricos.

“Hoje, a Ford comprometeu-se com o facto de que, em meados de 2026, a totalidade da sua gama de modelos de passageiros na Europa terá uma capacidade de emissões zero, em configuração totalmente elétrica ou híbrida plug-in”, refere o fabricante norte-americano em comunicado, adiantando que se tornará “uma gama exclusivamente elétrica” até 2030.

O compromisso da Ford com um futuro totalmente elétrico é reforçado, assim, por este investimento de 1.000 milhões de dólares num novo centro de produção de veículos elétricos na sua unidade fabril em Colónia, sendo que o primeiro veículo elétrico do grupo norte-americano Ford, produzido em massa e destinado aos clientes europeus, sairá das novas linhas de produção de Colónia a partir de 2023, lê-se no comunicado.

A gama de veículos comerciais da Ford na Europa terá igualmente a capacidade de atingir as emissões zero em 2024, integrando modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in que, já em 2030 representarão dois terços das vendas.

Para o gigante de Dearborn, próximo de Detroit, nos Estados Unidos, manter a liderança europeia da Ford na área de negócio de veículos comerciais “é essencial para o crescimento futuro e para a rentabilidade da marca”.

Nesse sentido, será fundamental o contributo que terá a apresentação de novos produtos e serviços, bem como a aliança estratégica da Ford com Volkswagen e a joint venture Ford Otosan, prossegue no comunicado.

Este anúncio surge na sequência da notícia do regresso da Ford à rentabilidade na Europa, alcançada no quarto trimestre do ano passado, e de no início de fevereiro ter dito que duplicaria os investimentos em eletrificação para mais de 22.000 milhões de dólares até 2025.

O presidente da Ford Europa, Stuart Rowley, afirmou que o grupo reestruturou com “sucesso o negócio” e que regressou “à rentabilidade no quarto trimestre de 2020”.

E prosseguiu: “Agora, aceleramos em direção a um futuro totalmente elétrico na Europa com a proposta de novos veículos e uma experiência de cliente de classe mundial”.

“Este ano, esperamos continuar com esta dinâmica forte na Europa e manter-nos focados em conseguir o objetivo de alcançar uma margem Ebit de 6% como parte do plano de transformação da companhia para as suas operações automóveis a nível global”, salientou o gestor.

Nos últimos dois anos, após uma fase difícil, as atividades da Ford na Europa foram drasticamente reestruturadas com o corte de 12.000 empregos e o encerramento de seis fábricas.

A Ford está, atualmente, a colaborar com a Volkswagen no domínio da eletrificação, o que se tornou possível graças a acordo anunciado em 2019, sendo que o fabricante norte-americano poderá utilizar a base tecnológica elétrica “MEB” desenvolvida pelo gigante alemão.

Em contrapartida, a Volkswagen investiu 2.600 milhões de dólares no total na Argo AI, a filial de desenvolvimento de carros autónomos da rival no outro lado do Atlântico.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Revelados novos detalhes sobre o Little Foot

O Little Foot passou por momentos difíceis no início da sua vida. Uma nova investigação revelou que o fóssil tem sinais nos dentes que sugerem que foi privado de comida ou que esteve gravemente doente …

Governo admite retomar apoio que paga até dois salários mínimos após lay-off simplificado

Na reunião de concertação social desta quarta-feira, o Governo mostrou-se disponível para recuperar o Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade que atribui um apoio até dois salários mínimos por trabalhador após o lay-off simplificado.  O jornal …

20 anos da tragédia de Entre-os-Rios. Marcelo recorda "um momento difícil que marcou a história de Portugal"

Há 20 anos, a 4 de março de 2001, a Ponte Hintze Ribeiro, que ligava Entre-os-Rios a Castelo de Paiva, caiu e arrastou para o Douro três carros e um autocarro. Não houve sobreviventes e …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …