Há novas suspeitas de ataque sónico a diplomatas americanos na China

US Embassy Beijing, China

Embaixada dos EUA em Pequim, China

O departamento de Estado dos Estados Unidos retirou vários funcionários da China por apresentarem sintomas misteriosos semelhantes aos que afetaram dezenas de diplomatas em Cuba, no ano passado.

Cidadãos norte-americanos foram transferidos da cidade chinesa de Guangzhou para os Estados Unidos, depois de terem surgido suspeitas de que possam ter sido afetados por um ataque sónico levado a cabo por outro país.

A transferência dos indivíduos foi confirmada por Neather Nauert, uma porta-voz do Departamento de Estado norte-americano. Segundo Nauert, a decisão foi tomada após um “empregado ter sido vítima de um problema médico que é consistente com o que o pessoal americano em Cuba experienciou”.

Estas suspeitas surgem menos de um ano depois de os Estados Unidos terem acusado Cuba de ter perpetrado um ataque sónico contra funcionários norte-americanos na embaixada de Havana.

De acordo com o Observador, a equipa na China está a ser acompanhada e os diplomatas que foram transferidos “estão a ser examinados para se conseguir um avaliação profunda aos seus sintomas nos Estados Unidos”.

Esta informação surge um mês depois de um primeiro funcionário do mesmo consulado ter sido enviado para os EUA por revelar sintomas como os dos funcionários da embaixada de Cuba, que são semelhantes aos que se sentem após “uma concussão ou um ferimento cerebral traumático”.

Já em Cuba, os afetados sentiram náuseas, dores de cabeça e perda de audição, depois de terem ouvido sons estranhos. Os norte-americanos suspeitaram de um ataque sónico, tendo o Presidente Donald Trump apontado o dedo a Cuba. “Acredito que Cuba é responsável”, disse.

Esta terça-feira, Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano, anunciou a criação de uma equipa de investigação a estes eventos “misteriosos”.

Segundo o New York Times, estes eventos têm levantado suspeitas de que a China, ou até a Rússia, possam estar por trás destes incidentes, incluindo o de Cuba. A confirmar-se, as relações entre os EUA e estes países ficariam gravemente comprometidas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os EUA e o Ocidente estão mesmo desesperados. Já não sabem o que é que hão de inventar para acusar sempre os mesmos, que por coincidência são os que têm capacidades bélicas mais fortes, a seguir a eles. Só não vê quem não quer.

    Ninguém diz que a China ou a Rússia são flores que se cheirem… Mas disso ninguém tem dúvidas. O problema é muita gente ainda não ter a percepção de que os EUA, a EU ou o Reino Unido são farinha do mesmo saco.

RESPONDER

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Parlamento debate condenação de comunismo e nazismo

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD quer passar debates quinzenais para mensais (e debate temático com ministros)

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …