Há novas suspeitas de ataque sónico a diplomatas americanos na China

US Embassy Beijing, China

Embaixada dos EUA em Pequim, China

O departamento de Estado dos Estados Unidos retirou vários funcionários da China por apresentarem sintomas misteriosos semelhantes aos que afetaram dezenas de diplomatas em Cuba, no ano passado.

Cidadãos norte-americanos foram transferidos da cidade chinesa de Guangzhou para os Estados Unidos, depois de terem surgido suspeitas de que possam ter sido afetados por um ataque sónico levado a cabo por outro país.

A transferência dos indivíduos foi confirmada por Neather Nauert, uma porta-voz do Departamento de Estado norte-americano. Segundo Nauert, a decisão foi tomada após um “empregado ter sido vítima de um problema médico que é consistente com o que o pessoal americano em Cuba experienciou”.

Estas suspeitas surgem menos de um ano depois de os Estados Unidos terem acusado Cuba de ter perpetrado um ataque sónico contra funcionários norte-americanos na embaixada de Havana.

De acordo com o Observador, a equipa na China está a ser acompanhada e os diplomatas que foram transferidos “estão a ser examinados para se conseguir um avaliação profunda aos seus sintomas nos Estados Unidos”.

Esta informação surge um mês depois de um primeiro funcionário do mesmo consulado ter sido enviado para os EUA por revelar sintomas como os dos funcionários da embaixada de Cuba, que são semelhantes aos que se sentem após “uma concussão ou um ferimento cerebral traumático”.

Já em Cuba, os afetados sentiram náuseas, dores de cabeça e perda de audição, depois de terem ouvido sons estranhos. Os norte-americanos suspeitaram de um ataque sónico, tendo o Presidente Donald Trump apontado o dedo a Cuba. “Acredito que Cuba é responsável”, disse.

Esta terça-feira, Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano, anunciou a criação de uma equipa de investigação a estes eventos “misteriosos”.

Segundo o New York Times, estes eventos têm levantado suspeitas de que a China, ou até a Rússia, possam estar por trás destes incidentes, incluindo o de Cuba. A confirmar-se, as relações entre os EUA e estes países ficariam gravemente comprometidas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os EUA e o Ocidente estão mesmo desesperados. Já não sabem o que é que hão de inventar para acusar sempre os mesmos, que por coincidência são os que têm capacidades bélicas mais fortes, a seguir a eles. Só não vê quem não quer.

    Ninguém diz que a China ou a Rússia são flores que se cheirem… Mas disso ninguém tem dúvidas. O problema é muita gente ainda não ter a percepção de que os EUA, a EU ou o Reino Unido são farinha do mesmo saco.

RESPONDER

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …