Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Jim Lo Scalzo / EPA

Apoiantes de Donald Trump invadem o edifício do Capitólio, em Washington, EUA

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio.

Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição de 6 de Janeiro morreram por suicídio, de acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana. O número total de polícias que estiveram no Capitólio e cometeram suicídio sobe assim para quatro.

A porta-voz da Polícia Metropolitana revelou ontem à CNN que o agente Gunther Hashida, que já estava há 18 anos na força policial, foi encontrado morto em casa a 29 de Julho. “Estamos de luto enquanto Departamento e os nossos pensamentos e preces estão com a família e amigos do agente Hashida”, afirmou Kristen Metzger.

A presidente da Câmara dos Representantes ofereceu os pêsames à família. “O agente Hashida foi um herói que arriscou a sua vida para salvar o Capitólio, a comunidade congressista e a nossa Democracia. Todos os americanos estão em dívida com ele pelo seu valor e patriotismo a 6 de Janeiro e durante o seu serviço altruísta”, afirmou.

Poucas horas depois, a força policial Metropolitana confirmou mais uma morte, neste caso do agente Kyle DeFreytag, que cometeu suicídio no início de Julho e estava na força há cinco anos, de acordo com o The Guardian.

DeFreytag tinha apenas 26 anos e foi enviado para proteger o Capitólio depois da polícia ter recuperado o controlo do edifício e esteve também envolvido em fazer cumprir o recolher obrigatório.

Gunther Hashida e Kyle DeFreytag são assim o terceiro e quarto casos de suicídio em agentes que defenderam o Capitólio de uma multidão de apoiantes de Donald Trump que tentou reverter a confirmação do Congresso da vitória de Joe Biden nas presidenciais

Os agentes Howie Liebengood, que estava há 17 anos na força policial do Capitólio, e Jeffrey Smith, um veterano que integrava a Polícia Metropolitana há 12 anos, foram os dois primeiros casos conhecidos, tendo ambos morrido poucos dias depois do ataque.

Mais de 550 pessoas foram acusadas pelo Departamento de Justiça por estarem ligadas à insurreição, que está a ser investigada por um comité na Câmara dos Representantes.

Durante uma audição perante o painel no mês passado, o agente da força do Capitólio Harry Dunn aconselhou aos polícias que procurassem ajuda estivessem a sofrer problemas de saúde mental.

“Quero aproveitar este momento para falar com os meus colegas agentes sobre as emoções que continuam a vivenciar depois dos eventos de 6 de Janeiro. Não há nada errado com procurar ajuda profissional. Aquilo que todos vivemos foi traumático, e se estão a sofrer, aproveitem os serviços que estão disponíveis para nós”, apelou Dunn.

NOTA
Se tiver pensamentos suicidas, contacte estas linhas de apoio:

    • SOS Voz Amiga
      Das 16h às 24h
      213 544 545 – 912 802 669 – 963 524 660
    • Linha Verde gratuita
      Das 21h às 24h

      800 209 899
    • Telefone da Amizade
      Das 16h às 23h
      228 323 535
    • Vozes Amigas de Esperança de Portugal
      Das 16h às 22h
      222 030 707
    • Voz de Apoio
      Das 21h às 24h
      225 506 070

Todas estas linhas garantem o anonimato tanto a quem liga como a quem atende.

AP, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A violência, o trauma, o massacre , sem duvida um dos piores momentos da historia da humanidade… not

    Assim é o relato dos incontinentes emocionais..
    Estrogénio a mais certamente.

  2. Não percebo a relação de um polícia que defendeu o capitólio do ataque estar a cometer suicídio.
    Se fosse um dos que atacou e agora está na justiça, percebia.
    Mas o contrário parece-me estranho, se calhar nem está relacionado.

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …