Ataque a aeroporto russo foi lançado a partir do território da Rússia, diz Ucrânia

2

@realpeacenotwar/Twitter

Imagens do novo ataque ao aeroporto de Pskov

O ataque com drones que teve como alvo esta semana o aeroporto de Pskov, no noroeste da Rússia, foi lançado a partir do território russo, declarou o responsável dos serviços de informação da Ucrânia.

“Os drones usados para atacar a base aérea de Kresty, em Pskov, foram lançados de dentro da Rússia”, disse Kyrylo Budanov na rede social Telegram.

“Operámos a partir do território da Rússia”, afirmou o responsável dos serviços de informação ucranianos durante a entrevista.

Segundo o portal, o responsável não quis dizer se foi uma operação levada a cabo pelos seus homens ou por russos a agir em nome de Kyiv.

Budanov afirma ainda que “dois [aviões militares russos] foram destruídos e outros dois seriamente danificados“.

O portal The War Zone também divulgou imagens de satélite onde se veem aviões totalmente destruídos.

Os drones atingiram o aeroporto de Pskov durante a noite de terça-feira para quarta-feira, numa região no noroeste da Rússia, que faz fronteira com a Estónia, Letónia e Bielorrússia.

Questionado sobre o local de onde foram lançados estes aparelhos não tripulados, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, limitou-se a dizer na quarta-feira que “especialistas militares estão a trabalhar para estabelecer a rota dos drones para tomar medidas que não permitam a repetição de tais situações”.

Os drones têm como alvo muito regular as regiões russas que fazem fronteira com a Ucrânia e a Rússia, mas os ataques no extremo norte, a cerca de 700 ou 800 quilómetros, são raros.

Na semana passada, um ataque semelhante teve como alvo um campo de aviação na região vizinha de Novgorod, destruindo pelo menos uma aeronave militar.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, saudou no final de julho que a guerra esteja “a chegar ao território da Rússia”, sem reivindicar operações realizadas a partir do território russo.

“Gradualmente, a guerra está a regressar ao território da Rússia, aos seus centros simbólicos e bases militares. E este é um processo inevitável, natural e absolutamente justo”, disse o líder ucraniano, de visita à cidade de Ivano-Frankivsk.

A Ucrânia está a ficar mais forte”, acrescentou Zelensky sobre o ataque de ‘drones’ numa zona comercial em Moscovo, acrescentando de seguida que a Ucrânia se deve preparar para novos ataques contra as suas infraestruturas de energia, no próximo inverno.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Eles que nunca assumem nada. Sim, pode ter sido …. mas atravessaram a fronteira vindos da Estónia, mas como bom cobarde não o disse. É usual em cobardes que atacam e fogem às responsabilidades. Como se os russos não soubessem de onde eles vieram. Estão a esticar a corda – depois queixem-se, coitadinhos.

  2. És mesmo muito distraído…no mínimo. Quem está a fazer ataques com drones são grupos russos dissidentes e Ucranianos que se encontram na Rússia. Caso contrário teriam sido facilmente detectáveis. Em 700 kms seria detectados. A tecnologia russa é velha, ultrapassada e má, mas até isso detectaria. Afinal, seriam 700 kms para os apanhar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.