Astrónomos preparam revelação estrondosa sobre a Via Láctea. Já há teorias

EHT Collaboration

A primeira fotografia de um buraco negro.

Em menos de duas semanas, o Observatório Europeu do Sul (ESO) vai apresentar ao mundo novas informações sobre a nossa Via Láctea.

Qualquer um adivinha qual será o anúncio, mas com base no que sabemos dos seus esforços recentes, há razões para ficar entusiasmado — os resultados prestes a ser apresentados vêm do projeto “Horizon Telescope” (EHT), responsável pela produção da primeira imagem de sempre de um buraco negro em 2019.

Há anos que o projeto EHT tem vindo a estudar o coração da nossa galáxia natal, a Via Láctea, que é muito provavelmente o lar de um buraco negro supermassivo conhecido como Sagitário A*.

O que quer que tenham descoberto, estão a fazer um grande alarido com isso.

Os cientistas estão a organizar conferências de imprensa simultâneas em todo o mundo. Há uma boa hipótese de o que estão a manter em segredo seja a próxima etapa após o momento histórico de 2019, da revelação do primeiro buraco negro.

A 12 de maio de 2022, será transmitida uma conferência sobre as descobertas, seguida de um evento no YouTube, com seis astrónomos de todo o mundo. Os comunicados de imprensa incluirão “material audiovisual de apoio extensivo“.

Se os astrónomos tiverem conseguido captar uma imagem direta do horizonte de eventos de Sagitário A*, será um momento histórico a não perder.

Os buracos negros são extremamente difíceis de imaginar, por serem literalmente invisíveis, absorvendo toda a radiação eletromagnética.

Tudo o que podemos esperar ver é o horizonte de eventos. Essencialmente, o contorno do buraco negro, que representa o local onde a luz já não pode escapar às forças gravitacionais do buraco negro, segundo a Science Alert.

Mas Sagitário A* é obscurecido por uma nuvem de poeira e gás, o que torna particularmente difícil o seu estudo.

Se os astrónomos tiverem imaginado o horizonte do buraco negro, este deve aparecer como um donut brilhante. Este é o disco de acreção do buraco negro, um anel de gás e poeira que emite radiação extrema, à medida que cai no abismo.

O comunicado de imprensa da ESO promete algo “inovador“, a mesma mensagem usada antes de anunciarem a primeira imagem de um buraco negro, em 2019.

Este buraco negro encontra-se no centro da galáxia M87, e tem uma massa 6,5 mil milhões de vezes superior à do nosso Sol. O seu horizonte de eventos tem um raio de cerca de 20 mil milhões de quilómetros, e está realmente muito longe.

Os especialistas comparam tirar uma imagem do buraco negro a observar um objeto de 1 milímetro de tamanho, a uma distância de 13.000 quilómetros.

Sagitário A* está muito mais próximo de nós, estando no coração da nossa própria galáxia. No entanto, é bastante pequeno para um buraco negro supermassivo, apenas 4,3 milhões de vezes maior do que o Sol. Só é detetável porque está relativamente mais perto da Terra do que M87.

Portanto, se os astrónomos finalmente captaram uma imagem do seu horizonte de eventos, seria certamente inovador.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.