Astrónomos descobriram “Vulcano”, o planeta de Spock

Leonard Nimoy como Spock, na saga Star Trek

Astrónomos norte-americanos descobriram um exoplaneta com características muito semelhantes às de “Vulcano”, o planeta de origem de Spock, o inesquecível personagem da mítica série “Star Trek”.

Localizado a 16 anos-luz da Terra, o novo planeta orbita a estrela HD 26965 e “é a super-Terra mais próxima que orbita outra estrela similar ao Sol”, explica o astrónomo Jian Ge, da Universidade da Flórida e que trabalha no Dharma Planet Survey.

“O planeta tem aproximadamente o dobro do tamanho da Terra e orbita a sua estrela com um período de 42 dias”, explica o cientista, citado pela agência Europapress.

“A estrela alaranjada HD 26965 é só ligeiramente mais fria e menos massiva do que o nosso Sol, tem aproximadamente a mesma idade e tem um ciclo magnético de 10,1 anos, quase idêntico ao ciclo de 11,6 anos do Sol”, explica num comunicado o co-autor do estudo, Matthew Muterspaugh, da Universidade de Tennessee State. “Por isso, HD 26965 pode ser uma estrela anfitriã ideal para uma civilização avançada”, acrescenta.

“Os fãs do Star Trek conhecem esta estrela pelo seu apelido alternativo, 40 Eridani A“, explica Gregory Henry, co-autor do estudo e da mesma universidade norte-americana. “O ‘Vulcano’ estava ligado à 40 Eridani A nas publicações ‘Star Trek 2’ (1968) e ‘Star Trek Maps’ (1980)”.

Aliás, em 1991, numa carta publicada no Sky and Telescope, Gene Roddenberry, criador da série, juntamente com três astrónomos da Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, confirmou a 40 Eridani A como a estrela anfitriã de “Vulcano”.

O sistema de estrelas 40 Eridani é composto por três estrelas. Supostamente, o planeta do Spock orbita a estrela principal e as duas outras estrelas “brilham intensamente no céu de Vulcano”, pode ler-se na mesma carta.

“Esta estrela pode ser vista a olho nu, ao contrário da maioria das estrelas anfitriãs dos planetas conhecidos até agora. Agora, qualquer pessoa pode ver a 40 Eridani numa noite de céu limpo e apontar orgulhosamente para a ‘casa do Spock'”, afirma Bo Ma, da Universidade da Flórida e autor principal do artigo publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

(dr)

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …