Astrónomos descobriram “Vulcano”, o planeta de Spock

Leonard Nimoy como Spock, na saga Star Trek

Astrónomos norte-americanos descobriram um exoplaneta com características muito semelhantes às de “Vulcano”, o planeta de origem de Spock, o inesquecível personagem da mítica série “Star Trek”.

Localizado a 16 anos-luz da Terra, o novo planeta orbita a estrela HD 26965 e “é a super-Terra mais próxima que orbita outra estrela similar ao Sol”, explica o astrónomo Jian Ge, da Universidade da Flórida e que trabalha no Dharma Planet Survey.

“O planeta tem aproximadamente o dobro do tamanho da Terra e orbita a sua estrela com um período de 42 dias”, explica o cientista, citado pela agência Europapress.

“A estrela alaranjada HD 26965 é só ligeiramente mais fria e menos massiva do que o nosso Sol, tem aproximadamente a mesma idade e tem um ciclo magnético de 10,1 anos, quase idêntico ao ciclo de 11,6 anos do Sol”, explica num comunicado o co-autor do estudo, Matthew Muterspaugh, da Universidade de Tennessee State. “Por isso, HD 26965 pode ser uma estrela anfitriã ideal para uma civilização avançada”, acrescenta.

“Os fãs do Star Trek conhecem esta estrela pelo seu apelido alternativo, 40 Eridani A“, explica Gregory Henry, co-autor do estudo e da mesma universidade norte-americana. “O ‘Vulcano’ estava ligado à 40 Eridani A nas publicações ‘Star Trek 2’ (1968) e ‘Star Trek Maps’ (1980)”.

Aliás, em 1991, numa carta publicada no Sky and Telescope, Gene Roddenberry, criador da série, juntamente com três astrónomos da Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, confirmou a 40 Eridani A como a estrela anfitriã de “Vulcano”.

O sistema de estrelas 40 Eridani é composto por três estrelas. Supostamente, o planeta do Spock orbita a estrela principal e as duas outras estrelas “brilham intensamente no céu de Vulcano”, pode ler-se na mesma carta.

“Esta estrela pode ser vista a olho nu, ao contrário da maioria das estrelas anfitriãs dos planetas conhecidos até agora. Agora, qualquer pessoa pode ver a 40 Eridani numa noite de céu limpo e apontar orgulhosamente para a ‘casa do Spock'”, afirma Bo Ma, da Universidade da Flórida e autor principal do artigo publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

(dr)

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …