Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França. 

O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, foi capturada a mergulhar na atmosfera por câmaras numa instalação de ensino de astronomia em Mauraux, exatamente às 22h43 de sábado passado perto de Aiguillon.

O corpo celeste iluminou-se quando estava a cerca de 90 quilómetros de altitude e 15 quilómetros a leste da cidade de Fleurance. Em seguida, continuou num curso para noroeste em direção a Marmande com uma inclinação de 50 graus e diminuiu a uma altitude de 23 quilómetros nas proximidades de Aiguillon, a cerca de 100 quilómetros de Bordéus.



Os cientistas associaram este fenómeno luminoso à entrada na atmosfera terrestre de um meteorito proveniente das zonas externas do cinturão de asteróides localizado entre Marte e Júpiter a uma velocidade de mais de 75 mil quilómetros por hora.

A partir dos dados disponíveis, os especialistas da Vigie-Ciel determinaram uma área onde é mais provável que o meteorito tenha caído.

O local faz parte do projeto Vigie-Ciel (Sky Watch), que tem cerca de 100 câmaras da Rede de Recuperação de Bola de Fogo e Observação InterPlanetária (FRIPON), que visa detetar e colher os cerca de 10 meteoritos que caem em França todos os anos.

“Os meteoritos são relíquias da criação do Sistema Solar, com o benefício de nunca serem expostos aos elementos”, disse Mickael Wilmart, da associação de ensino de astronomia A Ciel Ouvert, que opera no observatório Mauraux, citado pelo jornal francês The Local. “Um meteorito recente como este, que caiu há poucos dias, não foi alterado pelo ambiente da Terra e, portanto, contém informações muito preciosas para os cientistas”.

A procura já começou, mas foram feitos pedidos de ajuda nas redes sociais e foram colocados cartazes em áreas onde é mais provável que o meteorito tenha caído. Wilmart reconheceu que as hipóteses de sucesso são mínimas.

https://twitter.com/VigieCiel/status/1367465293791039489

“É um pouco como procurar uma agulha num palheiro”, disse Wilmart. “Estamos realmente a contar com que as pessoas procurem nos seus jardins ou ao longo da estrada, podem simplesmente tropeçar nesta rocha que tanto queremos”.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …