Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França. 

O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, foi capturada a mergulhar na atmosfera por câmaras numa instalação de ensino de astronomia em Mauraux, exatamente às 22h43 de sábado passado perto de Aiguillon.

O corpo celeste iluminou-se quando estava a cerca de 90 quilómetros de altitude e 15 quilómetros a leste da cidade de Fleurance. Em seguida, continuou num curso para noroeste em direção a Marmande com uma inclinação de 50 graus e diminuiu a uma altitude de 23 quilómetros nas proximidades de Aiguillon, a cerca de 100 quilómetros de Bordéus.

Os cientistas associaram este fenómeno luminoso à entrada na atmosfera terrestre de um meteorito proveniente das zonas externas do cinturão de asteróides localizado entre Marte e Júpiter a uma velocidade de mais de 75 mil quilómetros por hora.

A partir dos dados disponíveis, os especialistas da Vigie-Ciel determinaram uma área onde é mais provável que o meteorito tenha caído.

O local faz parte do projeto Vigie-Ciel (Sky Watch), que tem cerca de 100 câmaras da Rede de Recuperação de Bola de Fogo e Observação InterPlanetária (FRIPON), que visa detetar e colher os cerca de 10 meteoritos que caem em França todos os anos.

“Os meteoritos são relíquias da criação do Sistema Solar, com o benefício de nunca serem expostos aos elementos”, disse Mickael Wilmart, da associação de ensino de astronomia A Ciel Ouvert, que opera no observatório Mauraux, citado pelo jornal francês The Local. “Um meteorito recente como este, que caiu há poucos dias, não foi alterado pelo ambiente da Terra e, portanto, contém informações muito preciosas para os cientistas”.

A procura já começou, mas foram feitos pedidos de ajuda nas redes sociais e foram colocados cartazes em áreas onde é mais provável que o meteorito tenha caído. Wilmart reconheceu que as hipóteses de sucesso são mínimas.

“É um pouco como procurar uma agulha num palheiro”, disse Wilmart. “Estamos realmente a contar com que as pessoas procurem nos seus jardins ou ao longo da estrada, podem simplesmente tropeçar nesta rocha que tanto queremos”.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …