Astrónomos garantem que vida extra-terrestre pode ser encontrada em 20 anos

(dr) Universal Studios

Imagem retirada do filme E.T., de 1982, do realizador Steven Spielberg

Imagem retirada do filme E.T. (1982) de Steven Spielberg

Dois conceituados astrónomos declararam esta sexta-feira, ao Congresso dos Estados Unidos, ser quase certa a existência de vida noutros planetas, e pediram a continuação do financiamento na pesquisa de vida extraterrestre. Mas quão certos estarão de que não estamos sozinhos no Universo?

Dan Werthimer, director do SETI (pesquisa de inteligência extraterrestre), da Universidade da Califórnia, disse ao comité do Congresso que a probabilidade de existirem extraterrestres está «perto dos 100 por cento».

No seu apelo à Comissão sobre Ciência, Espaço e Tecnologia, citado pela ABC News, Wethimer explica: «Nos últimos 50 anos, as provas têm apontado para o facto de os componentes e as condições que acreditamos necessárias para a vida serem comuns, e talvez ubíquas, na nossa galáxia».

«Seria esquisito se estivéssemos sozinhos», disse. E, apelando à continuação do financiamento de pesquisa por vida extraterrestre, acrescenta: «A possibilidade de a vida ter surgido noutros lugares, e talvez inteligência avançada, é plausível e merece investigação científica».

Werthimer afirma não pretender defender a chegada de formas de vida alienígenas. Pelo contrário, o astrónomo considera que se devem «receber os sinais e ver o que está lá fora». Na sua opinião, «nós devíamos apenas estar atentos e ouvir».

Seth Shostak, astrónomo sénior do Instituto SETI, defendeu no Congresso que as hipóteses de encontrar extraterrestres «são boas e deve acontecer em 20 anos, dependendo do financiamento».

Não obstante, os dois astrónomos concordam num ponto: não houve visitas de extraterrestres. «Não me parece que isso fosse algo que os governos conseguissem manter em segredo», afirmou Shostak. «Se os extraterrestres andassem realmente aqui, acho que todo o mundo teria conhecimento».

CG, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Dá vontáde de rir :)))))))))))) “não houve visitas de extraterrestres” BURROS …. todos os dias a todas as horas há mais de 16.000.000 de anos….

    • Eles só não admitem abertamente a existência de vida além da Terra porque não lhes convém. Muito podre ia ser descoberto, acredite, principalmente do governo dos EUA e as suas agências “secretas”.

  2. Jesus era extra-tereste.

    Tambem Anjos bons “extra-terrestes” visitarão a terra.

    Anjos maus “demonios extra-terrestes” fizeram filhos com mulheres na terra.

    Todos estes são ETs por não serem do dominio da terra e são dotados de VIDA longa – (desde que existirão todos estão vivos até hoje).

  3. POIS eheheheheh é lógico–em que ANO,- MÊS-DIA,-ÈPOCA, foi formada TERRA!!??…. A BIBLIA no Antigo TESTAMENTO, diz que DEUS fez a TERRAem 6 dias e ao 7º descansou, e de que ANO??!!…õ.õeheheh la na diz, –Foi á 40.000 ou milhões, ou 60.0000 ou 40 mil ou 60 mil, o 4.mil.milhões de anos ou 6.000.000 etcetce, ???õ.õ. pois e os despois veio o DILÙVIO e NOÈ fez a ARCA, e pôs la todos os seres da TERRA VIVOS aos pares, e veio o DILÙVIO, e em que data isso se sucedeu???!!??…-POIS eheheheh resumindo os anos avançaram,existu GIGANTES!!??…DINOSSAUROS!!??… a VIDA vivia-se até aos 300, 400, 500 anos ou +++ ou —!!??.. e foi-se reduzindo até vivermos agora até aos 70, 80 e + anos!!!??.. e VIVIAM seres humanos e não humanos em casernas nas rochas e montanhas, nomadas,e por ai a fora, e com quem casaram ou se juntaram a familia de NOÉ??? e quando nascheu o ADÃO foi naquela época há milhões ou biliões de anos!!??… e o PARAÌSO -EXISTIU!!?… Nascheu ADÃO depois a EVA e os despois com quem casou CAIM!!?… ou se jungtou ou la como foi?? !!??.. e com quem!!??.. Ja existiu concerteza seres humanos ja nessa altura, CRIADOS por DEUS so popde ser depois de nascher ADÃO1!??.. opu NÃO!!?..ou ja havias seres antes de aDÃO!!?… e os despois muitos anos mais tarde NASCHE JESUS e a polèmica ainda hoje permanece, –mas ca eu ACREDITO-que existe um SER -OMNIPRESENTE-OMNISCIENTE-OMNIPOTENTE, até que a -CIÊNCIA -me Prove o Contrário, pois a BIBLIA diz que quanto mais a CIÊNCIA -quanto mais descobre,menos sabe e menos conheçe!!??…. SERÀ !!!??…POIS eheheheh , aiaia uiui mamamia mas que há MISTÈRIO há , nos UNIVERSOS PARALELOS-COSMOS etcetcetc..enfim logo veremos e devemos estar próximos de ver ehehehe, ……..

RESPONDER

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …