Astrónomos garantem que vida extra-terrestre pode ser encontrada em 20 anos

(dr) Universal Studios

Imagem retirada do filme E.T., de 1982, do realizador Steven Spielberg

Imagem retirada do filme E.T. (1982) de Steven Spielberg

Dois conceituados astrónomos declararam esta sexta-feira, ao Congresso dos Estados Unidos, ser quase certa a existência de vida noutros planetas, e pediram a continuação do financiamento na pesquisa de vida extraterrestre. Mas quão certos estarão de que não estamos sozinhos no Universo?

Dan Werthimer, director do SETI (pesquisa de inteligência extraterrestre), da Universidade da Califórnia, disse ao comité do Congresso que a probabilidade de existirem extraterrestres está «perto dos 100 por cento».

No seu apelo à Comissão sobre Ciência, Espaço e Tecnologia, citado pela ABC News, Wethimer explica: «Nos últimos 50 anos, as provas têm apontado para o facto de os componentes e as condições que acreditamos necessárias para a vida serem comuns, e talvez ubíquas, na nossa galáxia».

«Seria esquisito se estivéssemos sozinhos», disse. E, apelando à continuação do financiamento de pesquisa por vida extraterrestre, acrescenta: «A possibilidade de a vida ter surgido noutros lugares, e talvez inteligência avançada, é plausível e merece investigação científica».

Werthimer afirma não pretender defender a chegada de formas de vida alienígenas. Pelo contrário, o astrónomo considera que se devem «receber os sinais e ver o que está lá fora». Na sua opinião, «nós devíamos apenas estar atentos e ouvir».

Seth Shostak, astrónomo sénior do Instituto SETI, defendeu no Congresso que as hipóteses de encontrar extraterrestres «são boas e deve acontecer em 20 anos, dependendo do financiamento».

Não obstante, os dois astrónomos concordam num ponto: não houve visitas de extraterrestres. «Não me parece que isso fosse algo que os governos conseguissem manter em segredo», afirmou Shostak. «Se os extraterrestres andassem realmente aqui, acho que todo o mundo teria conhecimento».

CG, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Dá vontáde de rir :)))))))))))) “não houve visitas de extraterrestres” BURROS …. todos os dias a todas as horas há mais de 16.000.000 de anos….

    • Eles só não admitem abertamente a existência de vida além da Terra porque não lhes convém. Muito podre ia ser descoberto, acredite, principalmente do governo dos EUA e as suas agências “secretas”.

  2. Jesus era extra-tereste.

    Tambem Anjos bons “extra-terrestes” visitarão a terra.

    Anjos maus “demonios extra-terrestes” fizeram filhos com mulheres na terra.

    Todos estes são ETs por não serem do dominio da terra e são dotados de VIDA longa – (desde que existirão todos estão vivos até hoje).

  3. POIS eheheheheh é lógico–em que ANO,- MÊS-DIA,-ÈPOCA, foi formada TERRA!!??…. A BIBLIA no Antigo TESTAMENTO, diz que DEUS fez a TERRAem 6 dias e ao 7º descansou, e de que ANO??!!…õ.õeheheh la na diz, –Foi á 40.000 ou milhões, ou 60.0000 ou 40 mil ou 60 mil, o 4.mil.milhões de anos ou 6.000.000 etcetce, ???õ.õ. pois e os despois veio o DILÙVIO e NOÈ fez a ARCA, e pôs la todos os seres da TERRA VIVOS aos pares, e veio o DILÙVIO, e em que data isso se sucedeu???!!??…-POIS eheheheh resumindo os anos avançaram,existu GIGANTES!!??…DINOSSAUROS!!??… a VIDA vivia-se até aos 300, 400, 500 anos ou +++ ou —!!??.. e foi-se reduzindo até vivermos agora até aos 70, 80 e + anos!!!??.. e VIVIAM seres humanos e não humanos em casernas nas rochas e montanhas, nomadas,e por ai a fora, e com quem casaram ou se juntaram a familia de NOÉ??? e quando nascheu o ADÃO foi naquela época há milhões ou biliões de anos!!??… e o PARAÌSO -EXISTIU!!?… Nascheu ADÃO depois a EVA e os despois com quem casou CAIM!!?… ou se jungtou ou la como foi?? !!??.. e com quem!!??.. Ja existiu concerteza seres humanos ja nessa altura, CRIADOS por DEUS so popde ser depois de nascher ADÃO1!??.. opu NÃO!!?..ou ja havias seres antes de aDÃO!!?… e os despois muitos anos mais tarde NASCHE JESUS e a polèmica ainda hoje permanece, –mas ca eu ACREDITO-que existe um SER -OMNIPRESENTE-OMNISCIENTE-OMNIPOTENTE, até que a -CIÊNCIA -me Prove o Contrário, pois a BIBLIA diz que quanto mais a CIÊNCIA -quanto mais descobre,menos sabe e menos conheçe!!??…. SERÀ !!!??…POIS eheheheh , aiaia uiui mamamia mas que há MISTÈRIO há , nos UNIVERSOS PARALELOS-COSMOS etcetcetc..enfim logo veremos e devemos estar próximos de ver ehehehe, ……..

RESPONDER

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …