Astrónomos encontram campo magnético do famoso buraco negro M87

A colaboração EHT (Event Horizon Telescope), que produziu a primeira imagem de um buraco negro, revelou o campo magnético do objeto no centro da galáxia Messier 87 (M87).

Os jatos brilhantes de energia e matéria que emergem do núcleo do M87 e que se estendem por pelo menos 5.000 anos-luz do seu centro são uma das características mais misteriosas e energéticas da galáxia a 55 milhões de anos-luz de distância.

A maior parte da matéria que está perto da borda de um buraco negro cai. No entanto, algumas das partículas ao redor escapam momentos antes da captura e são lançadas para o Espaço na forma de jatos.

Os astrónomos têm contado com diferentes modelos da forma como a matéria se comporta perto do buraco negro para entender melhor esse processo. Contudo, ainda não sabem exatamente como jatos maiores do que a galáxia são lançados da sua região central, que é tão pequena como o Sistema Solar, nem como a matéria cai no buraco negro.

Para observar a galáxia M87, a colaboração ligou oito telescópios ao redor do mundo para criar um telescópio virtual do tamanho da Terra – o EHT. A resolução obtida com o EHT é equivalente à necessária para medir o comprimento de um cartão de crédito na superfície da Lua.

Com a nova imagem do buraco negro e a sua sombra em luz polarizada, os astrónomos conseguiram, pela primeira vez, olhar para a região fora do buraco negro onde esta interação entre a matéria a fluir e a ser ejetada acontece.

Esta configuração permitiu à equipa observar diretamente a sombra do buraco negro e o anel de luz ao seu redor, com a nova imagem de luz polarizada a mostrar que o anel está magnetizado.

As observações fornecem novas informações sobre a estrutura dos campos magnéticos fora do buraco negro. A equipa descobriu que só modelos teóricos com gás fortemente magnetizado podem explicar o que estão a ver no horizonte de eventos.

“As observações sugerem que os campos magnéticos na borda do buraco negro são suficientemente fortes para empurrar o gás quente e ajudá-lo a resistir à atração da gravidade. Apenas o gás que desliza pelo campo pode espiralar para dentro do horizonte de eventos”, explicou Jason Dexter, professor da University of Colorado e coordenador do EHT Theory Working Group, em comunicado.

“O EHT está a fazer avanços rápidos, com atualizações tecnológicas a ser feitas na rede e novos observatórios a ser adicionados. Esperamos que futuras observações do EHT revelem com mais precisão a estrutura do campo magnético ao redor do buraco negro e digam mais sobre a física do quente gás nesta região”, concluiu Jongho Park, membro da colaboração EHT e da Associação de Observatórios do Leste Asiático no Instituto Sinica de Astronomia e Astrofísica da Academia em Taipei.

Este estudo vai ser publicado esta semana na revista científica The Astrophysical Journal Letters. A investigação envolveu mais de 300 investigadores de várias organizações e universidades em todo o mundo, incluindo o português Hugo Messias, colaborador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …