Astrónomos encontram campo magnético do famoso buraco negro M87

A colaboração EHT (Event Horizon Telescope), que produziu a primeira imagem de um buraco negro, revelou o campo magnético do objeto no centro da galáxia Messier 87 (M87).

Os jatos brilhantes de energia e matéria que emergem do núcleo do M87 e que se estendem por pelo menos 5.000 anos-luz do seu centro são uma das características mais misteriosas e energéticas da galáxia a 55 milhões de anos-luz de distância.

A maior parte da matéria que está perto da borda de um buraco negro cai. No entanto, algumas das partículas ao redor escapam momentos antes da captura e são lançadas para o Espaço na forma de jatos.

Os astrónomos têm contado com diferentes modelos da forma como a matéria se comporta perto do buraco negro para entender melhor esse processo. Contudo, ainda não sabem exatamente como jatos maiores do que a galáxia são lançados da sua região central, que é tão pequena como o Sistema Solar, nem como a matéria cai no buraco negro.

Para observar a galáxia M87, a colaboração ligou oito telescópios ao redor do mundo para criar um telescópio virtual do tamanho da Terra – o EHT. A resolução obtida com o EHT é equivalente à necessária para medir o comprimento de um cartão de crédito na superfície da Lua.

Com a nova imagem do buraco negro e a sua sombra em luz polarizada, os astrónomos conseguiram, pela primeira vez, olhar para a região fora do buraco negro onde esta interação entre a matéria a fluir e a ser ejetada acontece.

Esta configuração permitiu à equipa observar diretamente a sombra do buraco negro e o anel de luz ao seu redor, com a nova imagem de luz polarizada a mostrar que o anel está magnetizado.

As observações fornecem novas informações sobre a estrutura dos campos magnéticos fora do buraco negro. A equipa descobriu que só modelos teóricos com gás fortemente magnetizado podem explicar o que estão a ver no horizonte de eventos.

“As observações sugerem que os campos magnéticos na borda do buraco negro são suficientemente fortes para empurrar o gás quente e ajudá-lo a resistir à atração da gravidade. Apenas o gás que desliza pelo campo pode espiralar para dentro do horizonte de eventos”, explicou Jason Dexter, professor da University of Colorado e coordenador do EHT Theory Working Group, em comunicado.

“O EHT está a fazer avanços rápidos, com atualizações tecnológicas a ser feitas na rede e novos observatórios a ser adicionados. Esperamos que futuras observações do EHT revelem com mais precisão a estrutura do campo magnético ao redor do buraco negro e digam mais sobre a física do quente gás nesta região”, concluiu Jongho Park, membro da colaboração EHT e da Associação de Observatórios do Leste Asiático no Instituto Sinica de Astronomia e Astrofísica da Academia em Taipei.

Este estudo vai ser publicado esta semana na revista científica The Astrophysical Journal Letters. A investigação envolveu mais de 300 investigadores de várias organizações e universidades em todo o mundo, incluindo o português Hugo Messias, colaborador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um petisco vietnamita de porco cru pode ajudar a manter os alimentos frescos

"Nem Chua", um petisco de porco fermentado muito popular no Vietname, está a ajudar os cientistas a desenvolver um conservante de alimentos seguro e totalmente natural. Nem Chua é comido cru, mas não causa intoxicação alimentar …

Três favoritos e dois anfitriões. Portugal no "Grupo da Morte" do Euro

Os campeões mundiais franceses, reforçados com Karim Benzema, vão enfrentar dois gigantes europeus, a Alemanha e Portugal, de Cristiano Ronaldo, num impressionante Grupo F que inclui também a Hungria, um dos onze países que recebem …

"Ministério da Verdade". Carta dos Direitos Digitais é lei digna de uma ditadura

A polémica Carta dos Direitos Digitais aprovada na Assembleia da República não reúne aprovação entre os especialistas e alguns não hesitam em considerá-la um "regresso à censura". A lei n.º 27/2021, que entra em vigor a …

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos, a propósito do Dia da Independência que se avizinha, comemorado a 4 de julho. De acordo com a cadeia televisiva CNN, esta segunda Estátua …

Cerveja grátis, donuts e lotarias. Os truques que estão a ajudar os EUA a alcançar imunidade de grupo

Um número crescente de estados, cidades e empresas está a oferecer incentivos para encorajar as pessoas a vacinarem-se. E as ofertas estão cada vez maiores e melhores. Nova Jérsia, por exemplo, está a pagar uma cerveja …

Euro 2020: aplicação da UEFA pode originar problemas nas bancadas

Revenda de bilhetes não é controlada. Adeptos que não vão aos jogos são incentivados a transferir os ingressos. A aplicação oficial da UEFA, que permite comprar bilhetes para o Europeu 2020, também permite passar os bilhetes …

Parlamento Europeu pede levantamento de patentes de vacinas

O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19. Numa resolução aprovada por 355 votos a favor, 263 contra e 71 abstenções, …

Encontrado esqueleto acorrentado em Inglaterra, uma rara evidência da escravidão romana

O esqueleto encontrado em Rutland, Inglaterra, foi identificado pelos cientistas como uma evidência rara e importante da escravidão na Britânia romana, sendo uma "descoberta internacionalmente significativa". Os restos mortais foram encontrados por trabalhadores da construção civil …

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas

O número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou pela primeira vez em 20 anos, atingindo 160 milhões no mundo, anunciaram hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a UNICEF. No relatório "Trabalho Infantil: estimativas …

Aplicação ajuda os casais a comunicar através do batimento cardíaco

Durante a pandemia, e com o distanciamento social, as pessoas perceberam ainda melhor o quão difícil pode ser estar separado de quem mais se ama. A pensar nisso, uma equipa criou uma aplicação que permite …