Astrónomos detetam “parto” difícil de estrelas gémeas pela primeira vez

Pela primeira vez, os astrónomos conseguiram obter imagem em alta resolução de um sistema de estrelas binárias no estágios iniciais da sua formação.

Na Terra, estamos habituados a orbitar uma estrela solitária. Mas lá fora, no Universo mais amplo, a maioria das estrelas tem as suas próprias famílias estelares, ou sistemas estelares, onde duas ou mais estrelas estão gravitacionalmente ligadas umas às outras.

O sistema binário [BHB2007] 11 está localizado a pelo menos 600 anos-luz de distância de nós na Nebulosa Pipe, uma nuvem negra de poeira e gás interestelar que deu origem a um aglomerado inteiro de estrelas.

Quando as estrelas nascem, são envolvidas por um redemoinho de matéria conhecido como disco circunstelar. Com mais de uma estrela na mistura, a forma do disco torna-se complicada, à medida que a massa se move do material circundante e cai nas estrelas jovens.

Os astrónomos já tinham visto o esboço aproximado das intrigantes estruturas em redor  do [BHB2007] 11, mas esta descoberta mais recente, publicada este mês na revista especializada Science, permitiu que conseguissem espiar o seu interior, revelando uma rede de filamentos de gás e poeira dançando em torno dos dois pontos brilhantes.

ESO

Para obter os dados de alta resolução, a equipa internacional de astrónomos liderada por investigadores do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (MPE) na Alemanha usou o ALMA (Atacama Large Millimeter / submillimeter Array), a enorme variedade de 66 antenas localizadas no Chile.

Não só cada estrela tem o seu próprio disco circunstelar, mas o par é também cercado por um disco circunfinário lentamente a acumular nos seus respetivos discos através de uma intrincada rede de filamentos de poeira.

A equipa estima que o material caia no sistema binário a uma taxa de cerca de 0,01 massas de Júpiter por ano, embora uma das estrelas seja mais massiva e, portanto, retire o material do disco a uma taxa mais alta.

“Finalmente, imaginamos a estrutura complexa de jovens estrelas binárias, com os seus filamentos de alimentação conectando-as ao disco circunfinário. Isto fornece restrições importantes para os modelos atuais de formação de estrelas”, disse Paola Caselli, astrónoma do MPE, em comunicado.

Os investigadores ficaram entusiasmados ao descobrir que as observações concordam perfeitamente com o nosso entendimento teórico da forma como nascem os sistemas binários de estrelas, embora notem que ainda precisamos de estudar muito mais sistemas binários jovens para ter certeza.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …