Astrónomos detetam “parto” difícil de estrelas gémeas pela primeira vez

Pela primeira vez, os astrónomos conseguiram obter imagem em alta resolução de um sistema de estrelas binárias no estágios iniciais da sua formação.

Na Terra, estamos habituados a orbitar uma estrela solitária. Mas lá fora, no Universo mais amplo, a maioria das estrelas tem as suas próprias famílias estelares, ou sistemas estelares, onde duas ou mais estrelas estão gravitacionalmente ligadas umas às outras.

O sistema binário [BHB2007] 11 está localizado a pelo menos 600 anos-luz de distância de nós na Nebulosa Pipe, uma nuvem negra de poeira e gás interestelar que deu origem a um aglomerado inteiro de estrelas.

Quando as estrelas nascem, são envolvidas por um redemoinho de matéria conhecido como disco circunstelar. Com mais de uma estrela na mistura, a forma do disco torna-se complicada, à medida que a massa se move do material circundante e cai nas estrelas jovens.

Os astrónomos já tinham visto o esboço aproximado das intrigantes estruturas em redor  do [BHB2007] 11, mas esta descoberta mais recente, publicada este mês na revista especializada Science, permitiu que conseguissem espiar o seu interior, revelando uma rede de filamentos de gás e poeira dançando em torno dos dois pontos brilhantes.

ESO

Para obter os dados de alta resolução, a equipa internacional de astrónomos liderada por investigadores do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (MPE) na Alemanha usou o ALMA (Atacama Large Millimeter / submillimeter Array), a enorme variedade de 66 antenas localizadas no Chile.

Não só cada estrela tem o seu próprio disco circunstelar, mas o par é também cercado por um disco circunfinário lentamente a acumular nos seus respetivos discos através de uma intrincada rede de filamentos de poeira.

A equipa estima que o material caia no sistema binário a uma taxa de cerca de 0,01 massas de Júpiter por ano, embora uma das estrelas seja mais massiva e, portanto, retire o material do disco a uma taxa mais alta.

“Finalmente, imaginamos a estrutura complexa de jovens estrelas binárias, com os seus filamentos de alimentação conectando-as ao disco circunfinário. Isto fornece restrições importantes para os modelos atuais de formação de estrelas”, disse Paola Caselli, astrónoma do MPE, em comunicado.

Os investigadores ficaram entusiasmados ao descobrir que as observações concordam perfeitamente com o nosso entendimento teórico da forma como nascem os sistemas binários de estrelas, embora notem que ainda precisamos de estudar muito mais sistemas binários jovens para ter certeza.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rios ocultos de água quente estão a derreter o gelo da Antártida

O gelo antártico está a ser desestabilizado por rios ocultos e invertidos de água quente que correm por baixo das plataformas, derretendo-as. Os cientistas conhecem estes canais basais nas plataformas de gelo há vários anos, mas …

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …