Astrónomos detetam “parto” difícil de estrelas gémeas pela primeira vez

Pela primeira vez, os astrónomos conseguiram obter imagem em alta resolução de um sistema de estrelas binárias no estágios iniciais da sua formação.

Na Terra, estamos habituados a orbitar uma estrela solitária. Mas lá fora, no Universo mais amplo, a maioria das estrelas tem as suas próprias famílias estelares, ou sistemas estelares, onde duas ou mais estrelas estão gravitacionalmente ligadas umas às outras.

O sistema binário [BHB2007] 11 está localizado a pelo menos 600 anos-luz de distância de nós na Nebulosa Pipe, uma nuvem negra de poeira e gás interestelar que deu origem a um aglomerado inteiro de estrelas.

Quando as estrelas nascem, são envolvidas por um redemoinho de matéria conhecido como disco circunstelar. Com mais de uma estrela na mistura, a forma do disco torna-se complicada, à medida que a massa se move do material circundante e cai nas estrelas jovens.

Os astrónomos já tinham visto o esboço aproximado das intrigantes estruturas em redor  do [BHB2007] 11, mas esta descoberta mais recente, publicada este mês na revista especializada Science, permitiu que conseguissem espiar o seu interior, revelando uma rede de filamentos de gás e poeira dançando em torno dos dois pontos brilhantes.

ESO

Para obter os dados de alta resolução, a equipa internacional de astrónomos liderada por investigadores do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (MPE) na Alemanha usou o ALMA (Atacama Large Millimeter / submillimeter Array), a enorme variedade de 66 antenas localizadas no Chile.

Não só cada estrela tem o seu próprio disco circunstelar, mas o par é também cercado por um disco circunfinário lentamente a acumular nos seus respetivos discos através de uma intrincada rede de filamentos de poeira.

A equipa estima que o material caia no sistema binário a uma taxa de cerca de 0,01 massas de Júpiter por ano, embora uma das estrelas seja mais massiva e, portanto, retire o material do disco a uma taxa mais alta.

“Finalmente, imaginamos a estrutura complexa de jovens estrelas binárias, com os seus filamentos de alimentação conectando-as ao disco circunfinário. Isto fornece restrições importantes para os modelos atuais de formação de estrelas”, disse Paola Caselli, astrónoma do MPE, em comunicado.

Os investigadores ficaram entusiasmados ao descobrir que as observações concordam perfeitamente com o nosso entendimento teórico da forma como nascem os sistemas binários de estrelas, embora notem que ainda precisamos de estudar muito mais sistemas binários jovens para ter certeza.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …