Astrónomos detetam “parto” difícil de estrelas gémeas pela primeira vez

Pela primeira vez, os astrónomos conseguiram obter imagem em alta resolução de um sistema de estrelas binárias no estágios iniciais da sua formação.

Na Terra, estamos habituados a orbitar uma estrela solitária. Mas lá fora, no Universo mais amplo, a maioria das estrelas tem as suas próprias famílias estelares, ou sistemas estelares, onde duas ou mais estrelas estão gravitacionalmente ligadas umas às outras.

O sistema binário [BHB2007] 11 está localizado a pelo menos 600 anos-luz de distância de nós na Nebulosa Pipe, uma nuvem negra de poeira e gás interestelar que deu origem a um aglomerado inteiro de estrelas.

Quando as estrelas nascem, são envolvidas por um redemoinho de matéria conhecido como disco circunstelar. Com mais de uma estrela na mistura, a forma do disco torna-se complicada, à medida que a massa se move do material circundante e cai nas estrelas jovens.

Os astrónomos já tinham visto o esboço aproximado das intrigantes estruturas em redor  do [BHB2007] 11, mas esta descoberta mais recente, publicada este mês na revista especializada Science, permitiu que conseguissem espiar o seu interior, revelando uma rede de filamentos de gás e poeira dançando em torno dos dois pontos brilhantes.

ESO

Para obter os dados de alta resolução, a equipa internacional de astrónomos liderada por investigadores do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (MPE) na Alemanha usou o ALMA (Atacama Large Millimeter / submillimeter Array), a enorme variedade de 66 antenas localizadas no Chile.

Não só cada estrela tem o seu próprio disco circunstelar, mas o par é também cercado por um disco circunfinário lentamente a acumular nos seus respetivos discos através de uma intrincada rede de filamentos de poeira.

A equipa estima que o material caia no sistema binário a uma taxa de cerca de 0,01 massas de Júpiter por ano, embora uma das estrelas seja mais massiva e, portanto, retire o material do disco a uma taxa mais alta.

“Finalmente, imaginamos a estrutura complexa de jovens estrelas binárias, com os seus filamentos de alimentação conectando-as ao disco circunfinário. Isto fornece restrições importantes para os modelos atuais de formação de estrelas”, disse Paola Caselli, astrónoma do MPE, em comunicado.

Os investigadores ficaram entusiasmados ao descobrir que as observações concordam perfeitamente com o nosso entendimento teórico da forma como nascem os sistemas binários de estrelas, embora notem que ainda precisamos de estudar muito mais sistemas binários jovens para ter certeza.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vira-se para Rio para mudar a Lei e garantir o novo aeroporto

O Governo está a preparar uma alteração à Lei para evitar que o projecto do novo aeroporto do Montijo seja chumbado. Uma medida que passará, necessariamente, pela necessidade de um entendimento entre PS e PSD …

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …