Astrónomos descobriram uma galáxia poeirenta que não devia existir

Josh Barrington, ESA / NASA

A pequena A1689-zD1 é uma galáxia do tamanho da Grande Nuvem de Magalhães (na imagem, recolhida pelo Hubble), galáxia satélite da Via Láctea

A pequena A1689-zD1 é uma galáxia do tamanho da Grande Nuvem de Magalhães (na imagem, recolhida pelo Hubble), galáxia satélite da Via Láctea

Enquanto procurava os primeiros objectos criados no nosso Universo, uma equipa internacional de astrónomos descobriu uma galáxia que não deveria existir de todo.

Segundo revelaram os cientistas, num estudo publicado na revista Nature, a minúscula galáxia, chamada A1689-zD1, terá nascido uns 700 milhões de anos após o Big Bang, mas o que a torna singular é que tem muita poeira cósmica – demasiada mesmo, para uma galáxia tão nova e pequena.

“Descobrimos recentemente um colossal buraco negro no Universo primordial. Agora descobrimos esta jovem galáxia, com demasiada poeira que não podia ter”, diz Daniel Marrone, astrónomo da Universidade do Arizona perito na formação de galáxias, citado pela National Geographic.

“Temos uma imagem, um rascunho do que era o Universo primordial, mas na realidade, não fazemos a mínima ideia do que se estava a passar”, diz Marrone.

O que os astrónomos acham que sabem

Os cientistas pensam que a galáxia é formada quase totalmente por poeira cósmica, o que é intrigante, uma vez que o Universo, no seu início, não teria qualquer poeira – apenas hidrogénio e hélio.

O gás do pós-Big Bang terá condensado para formar as primeiras estrelas, que forjaram os primeiros elementos pesados, incluindo o carbono, silício e oxigénio – antes de morrerem e libertarem esses elementos para o espaço, criando as primeiras partículas de poeira cósmica.

Essas estrelas iniciais já teriam nascido e morrido há muito tempo quando a pequena A1689-zD1 se lembrou de aparecer, numa altura em que o Universo estava já longe de não ter qualquer poeira cósmica.

Mas a maior parte dessa poeira teria que estar em super-galáxias brilhantes, com um grande número de estrelas.

“Em galáxias maiores, com estrelas massivas de vida curta, a poeira cósmica pode acumular-se rapidamente, em poucos milhões de anos, devido à explosão das supernovas”, diz Darach Watson, investigador do Niels Bohr Institute, da Universidade de Copenhaga, e principal autor do estudo.

Segundo os resultados obtidos pela equipa de astrónomos, a A1689-zD1 é relativamente pequena – do tamanho da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã satélite que orbita a Via Láctea, com um diâmetro vinte vezes menor e com dez vezes menos estrelas do que a nossa galáxia.

“Pode ser que a poeira A1689-zD1 até tenha origem em supernovas, mas para o saber teríamos que estudar galáxias parecidas com esta”, diz Watson.

“O nosso problema, é que não temos propriamente outras candidatas que possamos estudar”, acrescenta.

O enredo complica-se, o mistério adensa-se, enquanto a A1689-zD1 trata da sua vida improvável.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …