Astrónomos descobrem vestígios de antigas supernovas na Grande Nuvem de Magalhães

MCELS / Cerro Tololo Inter-American Observatory / University of Michigan

A Grande Nuvem de Magalhães

Uma equipa de astrónomos confirmou três remanescentes de supernova e descobriram 16 novos candidatos a remanescentes na Grande Nuvem de Magalhães, uma pequena galáxia satélite da Via Láctea.

Miranda Yew, investigadora na Universidade de Sidney, na Austrália, explicou que estes remanescentes de supernova já foram estrelas jovens e brilhantes, mas os “seus contemporâneos da parte central e densa da galáxia desapareceram há muito tempo, quando se fundiram no vasto meio interestelar”.

Segundo a cientista, “estes objetos celestes teimosos conseguiram sobreviver – isto porque as condições nos arredores da galáxia são muito mais favoráveis para uma vida mais longa”.

16 novos candidatos remanescentes de supernova na Grande Nuvem de Magalhães

Yew e a sua equipa utilizaram dados do telescópio Curtis Schmidt e descobriram que os novos candidatos a remanescentes de supernova tinham mais de 230 anos-luz de diâmetro.

“As nossas análises sugerem a descoberta de uma classe de remanescentes de supernova, grandes e maioritariamente visíveis, anteriormente desconhecidos, […] Acreditamos que estes objetos estejam num ambiente muito rarefeito e tenham até 120.000 anos de idade”, explicou, citada pelo Sci-News.

O ambiente rarefeito permite que os remanescentes se expandam livremente. Esta descoberta sugere, assim, que a Grande Nuvem de Magalhães, localizada a aproximadamente 160.000 anos-luz, esteja a passar por um período recente de formação estelar.

O próximo passo da equipa é explorar os remanescentes através de raios-X com o eROSITA, um projeto conjunto com o Instituto Max Planck de Física Extraterrestre. O artigo científico com os resultados foi publicado na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …