Astrónomos descobrem primeiro buraco negro dentro de aglomerado globular

ESO/WFI, MPIfR/ESO/APEX/A. Weiss et al., NASA/CXC/CfA/R. Kraft et al.

O poder de um buraco negro supermassivo pode ser visto nesta imagem de Centauro A, um dos núcleos galácticos ativos mais próximos da Terra.

Uma equipa de astrónomos encontrou pela primeira vez um buraco negro dentro de um aglomerado globular de estrelas, uma descoberta que põe em dúvida as teorias vigentes, que consideravam que este facto não era possível.

Segundo informou nesta quarta-feira o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) em comunicado, os cientistas estão convencidos de que no aglomerado NGC 3201, situado na constelação meridional de Vela, há um buraco negro inativo, com uma massa quatro vezes maior que a do Sol.

Benjamin Giesers, investigador da Universidade de Göttingen, na Alemanha, e responsável pelo estudo, explicou que, “até há pouco tempo, acreditava-se que quase todos os buracos negros desapareceriam dos aglomerados globulares depois de pouco tempo, e que sistemas como este nem deveriam existir. Mas, obviamente, este não é o caso”.

Giesers acrescentou que esta descoberta “é a primeira deteção direta dos efeitos gravitacionais de um buraco negro de massa estelar num aglomerado globular”, uma descoberta que “ajuda a compreender a formação dos aglomerados globulares e a evolução dos buracos negros e dos sistemas binários, e que é vital para compreender o contexto das fontes de ondas gravitacionais”.

De acordo com a nota do ESO, esta é uma “importante descoberta” que terá “grande repercussão” na compreensão da formação dos aglomerados de estrelas, dos buracos negros e das origens dos “eventos de ondas gravitacionais”.

A equipa de astrónomos encontrou este buraco negro ao observar, a partir do telescópio VLT do observatório da ESO situado no deserto do Atacama, no Chile, uma estrela do aglomerado NGC 3201 que “se comportava de forma estranha”.

O astro “move-se para trás e para frente a velocidades de várias centenas de milhares de quilómetros por hora”, com um padrão que se repete a cada 167 dias, “um facto que só poderia ser explicado se o corpo estivesse a orbitar um buraco negro”.

“O astro orbitava algo totalmente invisível que tinha uma massa de mais de quatro vezes a do Sol. Só poderia tratar-se de um buraco negro!”, assinalou Giesers.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …