Astrónomos descobrem que o campo magnético de Úrano muda diariamente

Úrano, o sétimo planeta do Sistema Solar e o terceiro maior, é também um grande mistério. Os recentes descobrimentos científicos confirmam que este “gigante gelado” é realmente único.

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Georgia, nos EUA, obtiveram novos dados surpreendentes sobre o nosso Sistema Solar e revelaram alguns enigmas sobre Úrano, indica um estudo publicado na revista Journal of Geophysical Research.

A linha do equador de Úrano está inclinada em relação à sua linha orbital num ângulo de 90°, isto é, o planeta gira “deitado de lado”, o que provoca determinadas consequências. Se os outros planetas do Sistema Solar são semelhantes a um pião, Úrano é mais parecido com uma bola rolante, o que afeta os dias e noites no planeta – e o seu campo magnético.

A magnetosfera da Terra organiza-se à volta dos seus polos. Se estes polos se inverterem de repente, o planeta pode enfrentar um verdadeiro desastre. Mas, em Úrano, tal catástrofe ocorre todos os dias. O novo estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia mostra que o campo magnético de Úrano gira com o planeta, invertendo os seus polos diariamente.

Os autores do estudo, Kerol Peyti e Qin Cao, conseguiram simular a atividade do campo magnético de Úrano e descobriram alguns dos seus mistérios, inclusive a forma como permite ou bloqueia o vento solar.

Com ajuda de um modelo computacional que simula as ações dos ventos solares, os cientistas entenderam que o campo serve como uma proteção para Úrano. Quando os dois se movem na mesma direção, os ventos passam pelo planeta suavemente. Mas, quando as partículas do Sol atingem determinado ângulo, o campo magnético do planeta realinha-se, deixando passar apenas uma pequena quantidade.

A descoberta foi feita graças à nave robótica Voyager 2, que voou perto do planeta em 1986. Mas, como muitas coisas ainda estão por descobrir, a NASA apresentou recentemente um projeto para organizar uma expedição não tripulada ao planeta gigante, em 2034.

Há quatro missões em perspectiva: três orbitais para rodear Úrano com uma câmara de ângulo estreita, que vai registar os detalhes da superfície do planeta, e a utilização da sonda atmosférica para mergulhar na atmosfera de Úrano e estudar a sua composição química.

“Isto vai permitir um estudo profundo de todos os aspectos do sistema de cada planeta: anéis, satélites, atmosfera e magnetosfera”, declarou a co-diretora da equipa de investigação dos Gigantes Gelados, Emi Saymon.

Segundo a especialista, entender o processo de formação destes planetas ajudará a explicar como e porque é que os gigantes gelados são diferentes dos planetas gasosos.

PARTILHAR

RESPONDER

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …