Astrónomos descobrem que o campo magnético de Úrano muda diariamente

Úrano, o sétimo planeta do Sistema Solar e o terceiro maior, é também um grande mistério. Os recentes descobrimentos científicos confirmam que este “gigante gelado” é realmente único.

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Georgia, nos EUA, obtiveram novos dados surpreendentes sobre o nosso Sistema Solar e revelaram alguns enigmas sobre Úrano, indica um estudo publicado na revista Journal of Geophysical Research.

A linha do equador de Úrano está inclinada em relação à sua linha orbital num ângulo de 90°, isto é, o planeta gira “deitado de lado”, o que provoca determinadas consequências. Se os outros planetas do Sistema Solar são semelhantes a um pião, Úrano é mais parecido com uma bola rolante, o que afeta os dias e noites no planeta – e o seu campo magnético.

A magnetosfera da Terra organiza-se à volta dos seus polos. Se estes polos se inverterem de repente, o planeta pode enfrentar um verdadeiro desastre. Mas, em Úrano, tal catástrofe ocorre todos os dias. O novo estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia mostra que o campo magnético de Úrano gira com o planeta, invertendo os seus polos diariamente.

Os autores do estudo, Kerol Peyti e Qin Cao, conseguiram simular a atividade do campo magnético de Úrano e descobriram alguns dos seus mistérios, inclusive a forma como permite ou bloqueia o vento solar.

Com ajuda de um modelo computacional que simula as ações dos ventos solares, os cientistas entenderam que o campo serve como uma proteção para Úrano. Quando os dois se movem na mesma direção, os ventos passam pelo planeta suavemente. Mas, quando as partículas do Sol atingem determinado ângulo, o campo magnético do planeta realinha-se, deixando passar apenas uma pequena quantidade.

A descoberta foi feita graças à nave robótica Voyager 2, que voou perto do planeta em 1986. Mas, como muitas coisas ainda estão por descobrir, a NASA apresentou recentemente um projeto para organizar uma expedição não tripulada ao planeta gigante, em 2034.

Há quatro missões em perspectiva: três orbitais para rodear Úrano com uma câmara de ângulo estreita, que vai registar os detalhes da superfície do planeta, e a utilização da sonda atmosférica para mergulhar na atmosfera de Úrano e estudar a sua composição química.

“Isto vai permitir um estudo profundo de todos os aspectos do sistema de cada planeta: anéis, satélites, atmosfera e magnetosfera”, declarou a co-diretora da equipa de investigação dos Gigantes Gelados, Emi Saymon.

Segundo a especialista, entender o processo de formação destes planetas ajudará a explicar como e porque é que os gigantes gelados são diferentes dos planetas gasosos.

PARTILHAR

RESPONDER

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …