Astrónomo descobre a verdadeira natureza da estrela de Belém

À medida que as celebrações natalícias se aproximam, o tema da origem da estrela de Belém começa a preocupar as mentes dos historiadores, teólogos e astrónomos.

O diretor do Observatório da Universidade de St Andrews, na Escócia, Aleks Scholz, afirmou num artigo que a estrela de Belém pode ter sido uma conjunção planetária.

Tradicionalmente, nas imagens natalícias a estrela de Belém é representada como um cometa com uma cauda longa e luminosa. Porém, o astrónomo escocês opina que a estrela que, segundo a Bíblia, avisou os Reis Magos sobre o nascimento de Jesus e os guiou até ele, não era um cometa.

Um dos “candidatos” a ser a estrela de Belém é o cometa Halley. Mas Scholz sublinha que este tinha sido visto no céu no ano 12 a.C., isto é, antes da data convencional do nascimento de Jesus.

Por outro lado, naquela época os cometas eram considerados como arautos da perdição, algo contrário ao nascimento do Menino Jesus. Além disso, “os cometas não parecem estrelas e aquelas pessoas não eram estúpidas” e teriam sabido distingui-los, afirmou o cientista, referindo-se aos Reis Magos, citado pelo RT.

O astrónomo também não considera verdadeira outra teoria segundo a qual a estrela de Belém seria uma nova ou supernova.

Scholz não descarta a possibilidade de naquele período ter ocorrido esse evento espacial, mas acredita que “as pessoas não teriam sabido como interpretá-lo“.

Para o cientista escocês, a teoria mais credível é que a luz da estrela de Belém tivesse sido formada por vários planetas que se encontravam perto: uma conjunção planetária.

O cientista indica que a data de nascimento de Jesus coincide com vários encontros raros de grandes planetas. Tudo começou no ano de 7 a.C. com o encontro entre Júpiter e Saturno. Marte juntou-se um ano mais tarde.

Depois, entre os anos 3 e 2 a.C., foi registada uma excecional cadeia de conjunções: “Saturno com Mercúrio, Saturno com Vénus, com Júpiter e Vénus com Mercúrio. Logo, de novo Júpiter com Vénus, e desta vez aproximaram-se tanto que, para o olho humano, pareciam um planeta só“, explica o especialista.

“Naquela altura, Júpiter parou na constelação de Virgem, visível de Jerusalém, diretamente sobre Belém”, acrescentou.

Segundo o cientista, trata-se de “um espetáculo de planetas com uma grande importância astrológica que ocorre em um determinado momento”. Ele também especificou que a data exata de nascimento de Jesus ainda está sendo discutida.

Por fim, realçou que hoje em dia não há e talvez não haja uma resposta definitiva quanto à origem da estrela de Belém.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O astrónomo não descobriu nada! Simplesmente especulou sobre a orígem da estrela de Belém.
    Os magos não seriam reis mas sim homens de saber, consequentemente astrólogos. Não está escrito na bíblia quantos eram (Mateus).
    A estrela com cauda aparece numa pintura de Giotto, impressionado com uma aparição do cometa Halley.

  2. Enfim! Quando os cientistas não têm explicações plausíveis para um qualquer acontecimento que os ultrapassa, inventam e combinam várias probabilidades, que não explicam nada.
    Aconteceu o mesmo, sobre a travessia do Mar Vermelho e ainda; sobre o dilúvio.
    Se pesquisam durante anos ou décadas, no intuito de tentarem dar uma explicação científica e não nos conseguem elucidar a nós, comuns dos mortais, talvez ficassem melhor na fotografia se não dissessem nada.
    Assim, não passariam por ignorantes!

    • Ignorantes somos todos! A ciência visa descobrir a verdade pela evidência e não impõe “verdades” sustentadas em crenças.
      Os cientistas não inventam, investigam, criam teorias e modelos baseados nos dados, e confrontam essea modelos com novos dados! Em ciência não há verdades absolutas, o próprio método trata de as pôr permanentemente sob escrutínio. Não há método de pensamento mais honesto!

  3. Afirmar que foi isso realmente que aconteceu seria um pouco precipitado mesmo para um cientista estudioso, na verdade já surgiu varias teorias e nenhuma delas pôde ser afirmada, a coisas ou situações que acontece que são muito difícil para o ser humano explicar.
    Os sábios da época tinham um conhecimento astrônomo impressionante para os tempos que viviam e isso intriga os cientistas modernos de hoje.

  4. o problema é beber as religiões como se fosse a verdade absoluta, alguêm já se perguntou porque existiu

    a inquisição? afinal se tudo o que se vê na biblia é assim tão verdade porque ela existiu?

    O que acho curioso, se religiões são tão puderosas e donas da verdade, porque vão aos hospitais? porque quando corra bem as operações é milagre e não a ciência que resolveu problema, mas quando corra mal, aí é o medico o culpado..

    acreditar em algo faz bem e nos da razões na vida, mas comer as cegueiras tudo que nos é dito nas missas ou no outro tipo de inventos religiosos, deveria se por um ponto de ?..

    pelumenos a ciência tenta nos lucidar sobre as nossas duvidas..

    • pelumenos aprenda a escrever ok? e o facto de achares que as pessoas exageram na crença não te dá o direito de dizeres isso, porque há pessoas que levam a mal. E se achas que as pessoas acreditam numa coisa só para terem uma razão pra viver então és mais burro do que eu pensava.

      • bem senhor sábio, posso não escrever o Português tão bem como o senhor, de burro mostrou na sua resposta, vejo que deve ser fanático por não perceber minha opinião, não disse que ninguêm deve acreditar seu inteligente, o que disse temos que ver as coisas com moderação..

        obrigado pelo ilugio ao dizer que sou mais inteligente que o senhor e burro felizmente é um animal bem mais inteligente que o senhor, os meus erros os reconheço e defeitos, mas vejo que para algumas pessoas tão sabias é difissíl fazer o mesmo..

        boas entradas e para a proçima senhor sábio mostra que é mesmo inteligente e analisa bem o que lê..

RESPONDER

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …