Astrónomo amador terá encontrado a fonte do famoso “sinal Wow!”

NASA, ESA e M. Montes

O astrónomo amador e YouTuber Alberto Caballero, um dos fundadores do Exoplanets Channel, encontrou uma pequena quantidade de evidências de uma possível fonte do famoso “sinal Wow”.

Em 15 de agosto de 1977, o Big Ear Radio Telescope detetou um sinal forte com duração de 72 segundos vindo do Espaço. Foi algo sem precedentes.

O sinal foi tão poderoso e incomum que Jerry Ehman, o astrónomo que analisou a deteção, anotou o papel onde os dados foram impressos com a palavra “Wow!”. Isso fez com que o fenómeno fosse apelidado de “Sinal Wow!”.

Na época, o sinal preenchia todos os requisitos para que o Search for Extra-Terrestrial Intelligence — o famoso programa SETI, que procura sinais de vida extraterrestre — iniciasse de imediato uma investigação exaustiva. Infelizmente, a sequência nunca mais voltou a ser captada e permaneceu até agora sem explicação.

Alguns cientistas sugeriram que poderia ser um sinal vindo de uma civilização alienígena tecnologicamente evoluída, mas ninguém conseguiu encontrar a fonte dessa emissão — até agora.

(dr) Big Ear Radio Observatory / North American AstroPhysical Observatory (NAAPO)

O sinal Wow

De acordo com o Phys, um astrónomo amador Alberto Caballero utilizou dados de um mapa espacial 3D para refazer a busca. O mapa em questão foi produzido com os dados do Gaia, um observatório espacial da Agência Espacial Europeia (ESA) cuja missão é revelar a composição, formação e evolução da nossa galáxia num mapa tridimensional.

Nesse mapa da galáxia, Caballero procurou estrelas parecidas com o Sol que podem hospedar um exoplaneta capaz de suportar vida inteligente na região do céu de onde o sinal teria vindo.

A investigação levou a apenas uma candidata: a estrela 2MASS 19281982-2640123, localizada na constelação de Sagitário, a uma distância de 1.800 anos-luz. Essa estrela é idêntica ao nosso Sol, com a mesma temperatura, raio e luminosidade.

Isso não significa que esta seja a fonte do “Wow!”. De acordo com Caballero, o estudo mostra que, naquela região, há muitas estrelas que são demasiado fracas para serem incluídas nos catálogos. E uma delas pode ser a fonte do sinal misterioso.

Há cerca de 66 outras estrelas no mapa do Gaia que Caballero identificou como potenciais candidatas, mas com menos evidências porque os dados sobre a luminosidade e raio desses objetos estão incompletos.

Por enquanto, 2MASS 19281982-2640123 é a melhor aposta e uma boa candidata para estudos futuros. Caballero considera que um objetivo óbvio seria procurar sinais de exoplanetas a orbitar esta estrela.

Este estudo foi publicado este mês na revista científica Popular Physics.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Considero que esta possibilidade poderá estar certa. Mas porque não procurar primeiro a outra possibilidade que é precisamente a procura por “NÓS”? De facto estranho que ainda desconheçamos que “NÓS” nunca morremos. Estamos ´só a viver experimentalmente neste “Cosmos-exterior” e depois passaremos para o “Cosmos-interior”. Se explorarmos o caminho dos “Sonhos-lúcidos” iremos concluir isso mesmo. Um grande abraço do António Durval

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …