Astrónomo amador terá encontrado a fonte do famoso “sinal Wow!”

NASA, ESA e M. Montes

O astrónomo amador e YouTuber Alberto Caballero, um dos fundadores do Exoplanets Channel, encontrou uma pequena quantidade de evidências de uma possível fonte do famoso “sinal Wow”.

Em 15 de agosto de 1977, o Big Ear Radio Telescope detetou um sinal forte com duração de 72 segundos vindo do Espaço. Foi algo sem precedentes.

O sinal foi tão poderoso e incomum que Jerry Ehman, o astrónomo que analisou a deteção, anotou o papel onde os dados foram impressos com a palavra “Wow!”. Isso fez com que o fenómeno fosse apelidado de “Sinal Wow!”.

Na época, o sinal preenchia todos os requisitos para que o Search for Extra-Terrestrial Intelligence — o famoso programa SETI, que procura sinais de vida extraterrestre — iniciasse de imediato uma investigação exaustiva. Infelizmente, a sequência nunca mais voltou a ser captada e permaneceu até agora sem explicação.

Alguns cientistas sugeriram que poderia ser um sinal vindo de uma civilização alienígena tecnologicamente evoluída, mas ninguém conseguiu encontrar a fonte dessa emissão — até agora.

(dr) Big Ear Radio Observatory / North American AstroPhysical Observatory (NAAPO)

O sinal Wow

De acordo com o Phys, um astrónomo amador Alberto Caballero utilizou dados de um mapa espacial 3D para refazer a busca. O mapa em questão foi produzido com os dados do Gaia, um observatório espacial da Agência Espacial Europeia (ESA) cuja missão é revelar a composição, formação e evolução da nossa galáxia num mapa tridimensional.

Nesse mapa da galáxia, Caballero procurou estrelas parecidas com o Sol que podem hospedar um exoplaneta capaz de suportar vida inteligente na região do céu de onde o sinal teria vindo.

A investigação levou a apenas uma candidata: a estrela 2MASS 19281982-2640123, localizada na constelação de Sagitário, a uma distância de 1.800 anos-luz. Essa estrela é idêntica ao nosso Sol, com a mesma temperatura, raio e luminosidade.

Isso não significa que esta seja a fonte do “Wow!”. De acordo com Caballero, o estudo mostra que, naquela região, há muitas estrelas que são demasiado fracas para serem incluídas nos catálogos. E uma delas pode ser a fonte do sinal misterioso.

Há cerca de 66 outras estrelas no mapa do Gaia que Caballero identificou como potenciais candidatas, mas com menos evidências porque os dados sobre a luminosidade e raio desses objetos estão incompletos.

Por enquanto, 2MASS 19281982-2640123 é a melhor aposta e uma boa candidata para estudos futuros. Caballero considera que um objetivo óbvio seria procurar sinais de exoplanetas a orbitar esta estrela.

Este estudo foi publicado este mês na revista científica Popular Physics.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Considero que esta possibilidade poderá estar certa. Mas porque não procurar primeiro a outra possibilidade que é precisamente a procura por “NÓS”? De facto estranho que ainda desconheçamos que “NÓS” nunca morremos. Estamos ´só a viver experimentalmente neste “Cosmos-exterior” e depois passaremos para o “Cosmos-interior”. Se explorarmos o caminho dos “Sonhos-lúcidos” iremos concluir isso mesmo. Um grande abraço do António Durval

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …