/

Astronauta russo capta imagem surpreendente do “Olho do Sahara”

(dr) Sergey Ryazansky / Roscosmos.ru

“Olho do Sahara” captado pelo astronauta russo Serguéi Ryazanski

Os cientistas acreditam que esta majestosa formação geológica surgiu há 500 ou 600 milhões de anos mas, relativamente ao seu aparecimento, existem várias teorias.

Uma espetacular imagem da Estrutura de Richat, mais conhecida por “Olho de África” ou “Olho do Sahara”, foi captada pelo astronauta russo Serguéi Ryazanski, que se encontra a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI).

Esta majestosa formação geológica em forma de espiral, situada no deserto do Sahara, na Mauritânia, tem um diámetro de 50 quilómetros. Vista desde o espaco, esta estrutura assemelha-se a um grande olho e durante muito tempo serviu de guia aos astronautas.

Os cientistas acreditam que o “Olho do Sahara” surgiu há 500 ou 600 milhões de anos. No entanto, relativamente ao seu aparecimento, continuam a existir várias teorias.

Alguns especialistas pensam que se trata de um vazio deixado por um vulcão extinto, outros acreditam que é produto do impacto de um meteorito. No entanto, a NASA defende que se originou por causa da erosão, hipótese mais aceite pela ciência.

Atualmente, estão a ser utilizados diferentes combinações de longitude de ondas visiveis e infravermelhas para melhorar a visibilidade das diversas capas de pedra desta formação.

via GIPHY

  ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.