Scott Kelly voltou do espaço com ADN diferente do irmão gémeo

Bill Ingalls / NASA

O astronauta Scott Kelly

Depois de ter passado um ano no espaço, Scott Kelly regressou à Terra mas algo mudou: 7% dos genes do astronauta da NASA não voltaram ao normal após o seu regresso.

Há dois anos, um estudo realizado pela NASA analisou Scott Kelly antes, durante e depois de passar um ano a bordo da Estação Espacial Internacional, através de uma comparação com o seu irmão gémeo, Mark, que permaneceu na Terra.

Os resultados preliminares revelaram que 7% dos genes do astronauta não voltaram ao normal após o seu regresso à Terra. A transformação do ADN sugere assim mudanças a longo prazo nos seus genes.

A agência já tinha avançado o ano passado com alguns resultados. Os dados mais recentes foram publicados pela agência e retirados do Workshop de Investigação de 2018 para o Programa de Pesquisa Humana da NASA, realizado em janeiro deste ano.

De modo a acompanhar as mudanças físicas, os cientistas mediram os metabolitos de Scott, citocinas e proteínas antes, durante e depois da missão.

Com estes resultados, os cientistas descobriram que as missões espaciais estão associadas ao stress provocado pela privação de oxigénio, aumento da inflamação e deslocamentos de nutrientes que afetam a expressão genética.

Algumas das mutações, encontradas depois da missão, podem ter sido causadas pelo stress das viagens espaciais. Uma das mudanças mais importantes foi a hipoxia, uma quantidade de oxigenação tecidual diferente.

Mark Sowa / NASA

Scott e Mark Kelly, os gémeos astronautas da NASA

A hipoxia pode ter sido provocada pela falta de oxigénio e, pelo contrário, a existência de altos níveis de dióxido de carbono. Além disso, registaram-se mudanças nos cromossomas, colagénio, coagulação do sangue e na formação óssea do astronauta.

O estudo realizado com os gémeos é importante, já que ajuda a NASA a obter informações acerca do que acontece com o corpo humano no espaço, especialmente em missões que superam os seis meses de duração.

Esta pesquisa sobre de que forma o corpo humano se ajusta à gravidade, ao isolamento, à radiação e ao stress das viagens espaciais é necessária antes que os astronautas sejam enviados em missões que irão durar o triplo do tempo.

ZAP // Futurism

PARTILHAR

RESPONDER

Menino ou menina? Hong Kong é o centro do tráfico de teste proibido na China

Na China, o teste para saber o género dos bebés é proibido, lei criada para controlar o nascimento de crianças do sexo masculino. Contudo, nas redes sociais, tem aumentado o número de individuos que se …

Estivadores do Porto de Setúbal aprovam novo contrato coletivo de trabalho

Os estivadores do porto de Setúbal aprovaram esta quinta-feira, por unanimidade, o acordo do novo contrato coletivo de trabalho negociado entre o sindicato e as entidades patronais. Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores e Atividade …

Senado brasileiro aprova projeto que criminaliza a homofobia

O senado brasileiro aprovou um projeto que criminaliza a homofobia. Quem "impedir ou restringir a manifestação razoável de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público", excetuados os templos religiosos, poderá …

Magistrados europeus denunciam destruição do Estado de Direito na Turquia

Os magistrados europeus afirmam que há "sinais muito sombrios na área da justiça", dando o exemplo da Turquia onde há uma "campanha para destruir a independência do poder judicial e o Estado de Direito." A MEDEL …

Câmara de Lisboa terá gastado ilegalmente quatro milhões de euros em obras sem concurso

A Câmara de Lisboa terá gastado ilegalmente quase quatro milhões de euros em obras públicas feitas sem o respetivo concurso. A conclusão é de uma fiscalização do Tribunal de Contas que analisou três empreitadas e concluiu …

Juros da dívida portuguesa atingem mínimo histórico abaixo dos 1%

Os juros da dívida portuguesa atingiram, esta quinta-feira, o valor mais baixo de sempre. Pela primeira vez, ficou abaixo dos 1%, chegando aos 0,995% no prazo a dez anos. Às 9h30 desta quinta-feira, os juros da …

INEM foi chamado duas vezes por engano devido a obra de arte em Lisboa

A polícia, os bombeiros e o INEM foram chamados duas vezes à Calçada do Correio Velho, em Lisboa, por transeuntes que julgaram ver uma pessoa inanimada no chão, por detrás de uma vitrina. Na verdade, trata-se …

Um terço das empresas não pagou impostos. Seriam o dobro se não fosse o PEC

No ano passado, cerca de um terço das empresas portuguesas não pagou impostos. Caso não fosse o PEC, seriam cerca de dois terços das empresas que não pagariam IRC nesse ano. Apesar de ano passado terem …

Bombeiros e INEM mobilizados para novela da SIC

Numa altura em que o risco de incêndio está mais elevado, um forte contingente teve ordens da Proteção Civil para participar nas filmagens de "Flor de sal", uma novela da SIC. Segundo o Jornal de Notícias, …

O seu nome pode chegar a Marte à boleia da missão Mars 2020 da NASA

A NASA acaba de lançar uma campanha que permite que qualquer pessoa possa enviar o seu nome até Marte, sob a forma de um cartão de embarque digitalizado num chip que será incorporado na sua …