Astronauta mostra Portugal visto do Espaço

Um astronauta da NASA partilhou esta terça-feira uma fotografia na qual se pode ver a Península Ibérica toda iluminada.

Na fotografia, partilhada esta terça-feira no Twitter do astronauta Scott Kelly, pode ver-se todo o território da Península Ibérica iluminado, na qual sobressai o litoral português e a capital espanhola.

Na legenda que acompanha a imagem, o americano mostra como é ver Portugal e Espanha “iluminados depois do anoitecer”.

“Boa noite a partir da Estação Espacial!”, pode ler-se no tweet que retrata o 249.º dia do astronauta na Estação Espacial Internacional.

Scott Kelly encontra-se atualmente numa missão de um ano, a maior estadia de sempre na estação espacial, exatamente para perceber a adaptação do corpo humano aos efeitos de uma longa permanência no espaço.

Enquanto o astronauta estiver em órbita, o seu irmão gémeo, Mark Kelly, que também já foi astronauta, irá participar em estudos genéticos comparativos, no chamado NASA Twins Study.

Os testes vão ajudar os especialistas a identificarem melhor qualquer alteração no corpo humano decorrente da longa exposição à gravidade zero.

Enquanto a missão não chega ao fim, o astronauta vai-se dividindo um pouco por todos os cantos do globo e já conta com milhares de fotografias na rede social.

De Paris a Tóquio, passando por países como o Iraque ou o Dubai, é seguro dizer que não vão faltar fotografias caso este astronauta queira fazer um álbum para recordar a experiência.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Scarlett Johansson é a atriz mais bem paga do mundo

Scarlett Johansson é a atriz mais bem paga do mundo, de acordo com uma lista divulgada pela Forbes esta sexta-feira. É o segundo ano consecutivo que a norte-americana figura no primeiro lugar. Pelo segundo ano consecutivo, …

Divórcio chega ao Espaço. Astronauta acedeu à conta da ex-mulher a partir da EEI

A NASA está a investigar aquele que pode ser o primeiro crime cometido no espaço. Uma astronauta acedeu à conta bancária da ex-mulher a partir da Estação Espacial Internacional. A astronauta Anne McClain é acusada de …

Portimonense 1-3 Sporting CP | Raphinha dá vida a visão de Bruno

O Sporting assumiu a liderança da Liga NOS, ao arrancar uma vitória por 3-1 no terreno do Portimonense. Raphinha foi o herói da partida ao apontar dois golos. Num jogo que teve um arranque louco, com …

Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros. "Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou …

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …