Astronauta filma “pôr-da-Lua” a partir da Estação Espacial Internacional

O astronauta russo Oleg Artemiev gravou um vídeo em que a Lua desaparece por trás de nosso planeta. As imagens do fenómeno foram publicadas no seu Instagram.

O astronauta russo Oleg Artemyev está a viajar a 27 mil km/h pelo espaço, na Estação Espacial Internacional, mas isso não o impediu de gravar um vídeo no qual a Lua se põe atrás da Terra. Artemyev partilhou o resultado na sua conta de Instagram no dia 4 deste mês.

O vídeo está em tempo real, e não acelerado como pode parecer inicialmente. “Tentei fazer um vídeo do pôr-da-Lua pela primeira vez”, escreveu no post.

Embora para nós, que estamos com os pés bem firmes no chão da Terra, seja um fenómeno muito diferente do estamos habituados, para os astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional, é um fenómeno absolutamente normal. Quer o pôr-do-Sol, quer o pôr-da-Lua, acontecem várias vezes por dia.

A Lua está a pôr-se, é como o bater do coração“, refere o astronauta russo, enquanto filma o movimento. “Agora vai alcançar a atmosfera”, conclui o autor do vídeo. Para se ser testemunha de tal fenómeno basta ser visitante da Estação Espacial Internacional (ou então esperar que as redes sociais tragam até nós as maravilhas do espaço).

Esta é a terceira missão de Oleg Artemyev no espaço. O astronauta está lá desde o dia 21 de março de 2018, quando chegou a bordo do Soyuz MS-08 e já havia passado seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional em 2014.

Atualmente, na Estação Espacial encontram-se os astronautas russos Oleg Artemiev e Anton Shkaplerov, os norte-americanos Andrew Feustel, Richard Arnold e Scott Tingle e o japonês Norishige Kanai.

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério da Justiça tem “absoluta confiança” no sorteio da Operação Marquês

A Secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, disse nesta sexta-feira que o Ministério tem "absoluta confiança" no sorteio de distribuição de processos aos juízes, reconhecendo, contudo, que é necessário averiguar as suspeições lançadas …

Fatura da eletricidade e do gás terá redução inferior a 2 euros

A redução do IVA na eletricidade e no gás natural prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2019 deverá resultar numa diminuição da fatura mensal para as famílias inferior a dois euros, avançou hoje …

Cidade chinesa planeia criar uma lua artificial

As autoridades municipais de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, anunciaram planos para a construção de uma lua artificial em 2020. Com um "brilho crepuscular", a nova lua iria iluminar a cidade num diâmetro …

Mineral ultra-raro descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que apenas se forma quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até ao momento, só foram encontrados seis exemplares deste mineral, conhecido como reidite, …

Assange processa Equador por "violação de direitos fundamentais"

O co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, exilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, lançou esta sexta-feira uma ação legal contra o governo de Quito, alegando violação dos respetivos direitos fundamentais. Assange “acusa o governo …

O fóssil humano mais antigo da América foi encontrado nos escombros do Museu Nacional do Brasil

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado por investigadores nos escombros do Museu Nacional do Brasil, que foi assolado por um enorme incêndio no passado mês de setembro. O fóssil …

Nascer no código postal certo (e ter uma boa mercearia) aumenta a esperança de vida

Segundo um estudo sobre a esperança de vida nos EUA, o local de nascimento importa. Se uma pessoa nascer no Mississipi, provavelmente não chegará aos 75 anos. Por outro lado, um natural de Nova Iorque …

Arqueólogos revelam segredos da única múmia tatuada do Egito

Um grupo de arqueólogos acaba de concluir as análises realizadas na única múmia tatuada já encontrada no Egito. Os testes revelaram muitos dos segredos desta múmia milenar, principalmente sobre as suas misteriosas tatuagens. A múmia, com …

A Via Láctea pode estar a enviar vida de estrela para estrela

Um novo estudo sugere que toda a Via Láctea pode estar a emitir os componentes necessários para a vida por todo o Universo através de meteoróides, asteróides, planetóides e outros objetos. Conhecida como a teoria Panspermia …

ALPHA-g. Criado o primeiro detetor de antigravidade

O ALPHA-g está pronto para fazer a sua estreia: esta máquina de 200 quilos foi criada para medir os efeitos de uma suposta "antigravidade". Numa luta contra o tempo, os cientistas estão a apressar-se a ligar …