Astronauta filma “pôr-da-Lua” a partir da Estação Espacial Internacional

O astronauta russo Oleg Artemiev gravou um vídeo em que a Lua desaparece por trás de nosso planeta. As imagens do fenómeno foram publicadas no seu Instagram.

O astronauta russo Oleg Artemyev está a viajar a 27 mil km/h pelo espaço, na Estação Espacial Internacional, mas isso não o impediu de gravar um vídeo no qual a Lua se põe atrás da Terra. Artemyev partilhou o resultado na sua conta de Instagram no dia 4 deste mês.

O vídeo está em tempo real, e não acelerado como pode parecer inicialmente. “Tentei fazer um vídeo do pôr-da-Lua pela primeira vez”, escreveu no post.

Embora para nós, que estamos com os pés bem firmes no chão da Terra, seja um fenómeno muito diferente do estamos habituados, para os astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional, é um fenómeno absolutamente normal. Quer o pôr-do-Sol, quer o pôr-da-Lua, acontecem várias vezes por dia.

A Lua está a pôr-se, é como o bater do coração“, refere o astronauta russo, enquanto filma o movimento. “Agora vai alcançar a atmosfera”, conclui o autor do vídeo. Para se ser testemunha de tal fenómeno basta ser visitante da Estação Espacial Internacional (ou então esperar que as redes sociais tragam até nós as maravilhas do espaço).

Esta é a terceira missão de Oleg Artemyev no espaço. O astronauta está lá desde o dia 21 de março de 2018, quando chegou a bordo do Soyuz MS-08 e já havia passado seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional em 2014.

Atualmente, na Estação Espacial encontram-se os astronautas russos Oleg Artemiev e Anton Shkaplerov, os norte-americanos Andrew Feustel, Richard Arnold e Scott Tingle e o japonês Norishige Kanai.

PARTILHAR

RESPONDER

Eleito o destino turístico mais barato para 2019 (e Portugal fica à espreita)

O complexo Sunny Beach, na Bulgária, foi eleito o destino mais barato para turistas em 2019, de acordo com um estudo levado a cabo pela British Post Office, que analisou preços dos 42 pontos turísticos mais …

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …

A Coreia do Norte já não é "inimiga" da Coreia do Sul

A Coreia do Sul deixou de apelidar os militares norte-coreanos de "inimigos" no documento bienal da Defesa divulgado esta terça-feira, num aparente esforço para prosseguir a reconciliação com Pyongyang. O documento oficial do Ministério da Defesa …

Tsipras enfrenta voto de confiança no parlamento grego

O primeiro-ministro grego enfrenta uma semana crucial com o pedido de um voto de confiança no parlamento, cujo debate se inicia esta terça-feira, ou a perspetiva de eleições antecipadas, após a rutura da coligação governamental …