/

Astronauta filma “pôr-da-Lua” a partir da Estação Espacial Internacional

O astronauta russo Oleg Artemiev gravou um vídeo em que a Lua desaparece por trás de nosso planeta. As imagens do fenómeno foram publicadas no seu Instagram.

O astronauta russo Oleg Artemyev está a viajar a 27 mil km/h pelo espaço, na Estação Espacial Internacional, mas isso não o impediu de gravar um vídeo no qual a Lua se põe atrás da Terra. Artemyev partilhou o resultado na sua conta de Instagram no dia 4 deste mês.

O vídeo está em tempo real, e não acelerado como pode parecer inicialmente. “Tentei fazer um vídeo do pôr-da-Lua pela primeira vez”, escreveu no post.

Embora para nós, que estamos com os pés bem firmes no chão da Terra, seja um fenómeno muito diferente do estamos habituados, para os astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional, é um fenómeno absolutamente normal. Quer o pôr-do-Sol, quer o pôr-da-Lua, acontecem várias vezes por dia.

A Lua está a pôr-se, é como o bater do coração“, refere o astronauta russo, enquanto filma o movimento. “Agora vai alcançar a atmosfera”, conclui o autor do vídeo. Para se ser testemunha de tal fenómeno basta ser visitante da Estação Espacial Internacional (ou então esperar que as redes sociais tragam até nós as maravilhas do espaço).

Esta é a terceira missão de Oleg Artemyev no espaço. O astronauta está lá desde o dia 21 de março de 2018, quando chegou a bordo do Soyuz MS-08 e já havia passado seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional em 2014.

Atualmente, na Estação Espacial encontram-se os astronautas russos Oleg Artemiev e Anton Shkaplerov, os norte-americanos Andrew Feustel, Richard Arnold e Scott Tingle e o japonês Norishige Kanai.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.